SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

domingo, 24 de outubro de 2010

RESPIRAÇÃO E ENERGIA

A respiração age como uma ponte entre a mente e o corpo, e como uma porta de entrada para o Espírito, abrindo o caminho para a experiência íntima da Unicidade.
Quando falamos em “Respirar” devemos nos lembrar que respirar não é apenas inalar o ar. Respirar é ter consciência da Energia Vital, que os indianos chamam de Prana e os chineses de Chi. Essa Energia Vital está presente em todo o Universo e atuante nas células do corpo humano.

No Ocidente nos acostumamos a abordar apenas os aspectos fisiológicos da respiração, e simplesmente ignoramos aspectos que não sejam físicos ou funcionais. 
Numa abordagem holística, vemos a necessidade de ampliar essa visão, que é uma forma mecanicista de ver algo que não é meramente mecânico.

Alguns mestres orientais da antiguidade defenderam a idéia que é incorreto imaginar que retiramos nosso “combustível”da comida que ingerimos e do ar que respiramos. Segundo eles, a energia do corpo humano vem de uma fonte muito mais sutil e refinada que as moléculas de carboidrato e oxigênio como agora se acredita.
Ao mesmo tempo, não podemos simplesmente exaltar a abordagem holística (oriental) negando a importância da abordagem mais fisiológica (ocidental); então a relação deve ser pensada de forma que uma não anule a outra e vice-versa.

ENERGIA VITAL
A Energia Vital encontra-se misturada com o éter que ocupa todas as três dimensões do espaço humano – mesmo entre os prótons e os elétrons da matéria, que a ciência chama de "vazio" - é a força essencial da vida que permeia toda a existência. 
O volume de energia vital que circula dentro do corpo determina o grau de vitalidade de cada um; é a fonte da vida, é uma expressão do Espírito Divino.
Quando um corpo humano respira e traz o ar para dentro dos pulmões, a energia vital é absorvida pelo corpo e, desse modo, é transformada nas várias formas de energia utilizadas na vida cotidiana: mental, emocional e física. 
É evidente que o papel do oxigênio absorvido pelo corpo através dos pulmões desempenha um papel no metabolismo, mas este não tem maior importância do que a absorção da energia em si.
Uma vez que a energia é a força fundamental da vida que anima e sustenta nosso ser físico, há uma relação direta entre a livre circulação de energia no corpo e a saúde física.
Onde houver um bloqueio na circulação da mesma, haverá também possíveis bloqueios nos sistemas físicos que são mantidos por essa energia. E isto se aplica a todos os aspectos do ser como uma Totalidade.
Da mesma forma que um bloqueio pode trazer conseqüências físicas e fisiológicas, também pode gerar desarmonia com relação a pensamentos e emoções. É sabido que uma patologia não tem causas e conseqüências estritamente físicas, assim sendo, não é possível separar os componentes mental e emocional do ser humano quando se referindo a uma doença.
Leonard Orr afirma que é preciso aprender a respirar a energia da mesma forma que se respira o ar, pois o segredo supremo da vida eterna é limpar o corpo energético, realizando a purificação espiritual. No Yoga se diz que o segredo da longevidade está na técnica de dirigir a respiração para os canais e os centros sutis, fortalecendo assim o sistema humano, tornando-o invulnerável à deterioração, degeneração, doenças e morte. Para que a energia vital possa ser um veículo eficaz para saúde e cura, deve ser experimentada dentro do corpo.

CURIOSIDADE: Há uma relação fisiológica entre o número de respirações e o tempo de vida. Os mamíferos que vivem mais, como os elefantes e as baleias, respiram muito poucas vezes por minuto, em média de 2 a 6 vezes.
Os mamíferos com mais respirações por minuto, em média 30 a 40 vezes, como cachorros e coelhos, têm um tempo de vida relativamente curto em relação ao dos humanos, que respiram, em média de 12 a 14 vezes por minuto.

RECONHECENDO A ENERGIA
O primeiro passo é tornar-se sensível à percepção da energia. Pode-se começar percebendo a respiração nos pulmões, em cada um separadamente e em partes específicas dos mesmos (compartimentos inferiores, intermediários e superiores, ou ainda, anteriores e posteriores). Após a percepção nos pulmões pode-se começar a sentir a energia em outras áreas do corpo, trazendo o corpo à consciência. A compreensão do fluxo da energia se dá melhor na prática do que na teoria. É sentindo diretamente essa energia que se começa a entender o seu potencial. É possível direcionar o seu fluxo dentro do corpo e canalizá-la para as áreas onde ela é realmente necessária para sua própria cura e equilíbrio, para as áreas onde há bloqueio. Reich afirma que as regiões mais esquecidas e negadas são exatamente as que mais apresentam bloqueios de energia, e que a própria intenção, com o devido ato de estar presente, pode direcionar a energia para os devidos locais.
egundo os antigos hindus, o controle da respiração é fundamental para a concentração e o equilíbrio interior. Para psicanalistas ocidentais ela é a função corporal que melhor reflete os desejos e as inibições de cada um e está intimamente relacionada com as angústias e ansiedades do ser humano. A consciência e o corpo podem interagir, alterando o ritmo respiratório e sufocando os pensamentos e as emoções mais profundas. A respiração pode criar padrões de repressão.
Pelo fato de a energia estar diretamente ligada à respiração, as práticas respiratórias são projetadas para promover o aumento e a distribuição deste suprimento de energia de força de vida através de todo o ser. Esta energia também desempenha um papel fundamental na evolução espiritual e na evolução da consciência.

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS 
Os exercícios respiratórios, numa visão oriental, são a canalização da força da vida, bem como a expansão desta força por todos os níveis do ser: físico, mental, emocional, espiritual.
A tradição do Yoga afirma que existe um número limitado de respirações em cada vida. Conforme prolonga-se a respiração, também prolonga-se o tempo de vida.
A Medicina Tradicional Chinesa, por sua vez, faz referência ao Jing Qi adquirido, que é obtido pela alimentação e pela respiração, que sustenta o homem e possui característica de “poupar” a energia ancestral, que já é pré-determinada.
Os exercícios respiratórios fazem uma ponte entre a consciência e a inconsciência e servem para integrar corpo, mente e Espírito. 
O diafragma, principal músculo da respiração, simboliza isto. Os músculos do corpo são, de maneira geral, de dois tipos: músculos esqueléticos, estriados, que se contraem sob controle voluntário, e os músculos lisos, que são considerados involuntários (do ponto de vista das práticas orientais, como o Yoga e o Chi Kung, grande parte de nossa fisiologia interna pode ser controlada conscientemente). O diafragma é semi-estriado (o que significa que é tanto um músculo voluntário quanto involuntário), fazendo uma ponte, portanto, entre o funcionamento consciente e inconsciente do corpo. Um objetivo básico das práticas orientais é fazer com que o que é inconsciente se torne consciente. Os exercícios respiratórios trazem a respiração e a energia ao consciente. Nesse sentido também estão dotados de um enorme poder de transformação.
Os exercícios respiratórios devem sempre ser executados com cautela e sensibilidade. Os exercícios nunca devem ser forçados. A inalação, a exalação, assim como a retenção da respiração, devem ser uma reação natural ao desenvolvimento da capacidade respiratória. A prática deve-se moldar ao praticante, já que, de fato, cada pessoa é única. Moldar o praticante à prática pode representar uma violação às leis naturais do seu organismo. Assim, é extremamente importante levar em consideração os objetivos, características, necessidades e peculiaridades de cada um e de cada tipo de exercício respiratório para se obter os resultados adequados. Os exercícios respiratórios podem ser didaticamente comparados a uma faca :Quando usados com segurança, cortam eficazmente todos os obstáculos e removem a separação entre corpo, mente e Espírito. No entanto, se usados inadequadamente, podem prejudicar o praticante, criando sérios desequilíbrios.

EFEITOS DOS EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

  • Tonificação - Fisiologicamente, segundo a abordagem ocidental, médicos e cientistas já atestam a eficiência e benefícios dos exercícios respiratórios no organismo, tonificando os órgãos internos melhorando a performance dos rins, pulmões, intestinos, coração e cérebro, facilitando a eliminação de toxinas e purificação das células do sangue, otimizando assim o funcionamento orgânico. 
  • O sistema imunológico também se beneficia com os exercícios respiratórios. O movimento do diafragma promove uma “massagem” no baço auxiliando a sua atividade. O diafragma funciona como um segundo coração e auxilia no bombeamento do líquido linfático da parte inferior do corpo até o tórax, onde é reintegrado ao sistema circulatório. Isto ajuda a estimular o crescimento e distribuição de leucócitos – os glóbulos brancos do sangue – auxiliando, portanto, na imunidade.


  • Sistema Nervoso - Os exercícios respiratórios regulam o fluxo de sangue até o cérebro. Uma diminuição do fluxo sanguíneo resulta em falta de nutrientes para os glóbulos sanguíneos do cérebro, enquanto um fluxo sanguíneo excessivo está relacionado com danos arteriais no cérebro. Alguns exercícios respiratórios criam equilíbrio entre os dois hemisférios do cérebro. Isto tem relação direta com o equilíbrio entre os lados direito e esquerdo do corpo. Também criam equilíbrio entre os sistemas nervosos simpático e parassimpático, que regulam os estados de alerta e repouso e as reações de luta e fuga. Os exercícios respiratórios estimulam o bulbo olfativo que se situa próximo ao centro emocional do cérebro. A respiração lenta, suave e ritmada, pode de fato, acalmar o centro cerebral diretamente através deste canal.

ABORDAGEM MENTAL E EMOCIONAL
A respiração constante e regular é uma característica da dominância do sistema parassimpático. Pode-se proporcionar uma reação de relaxamento e o subseqüente relaxamento da atividade mental. Os exercícios respiratórios podem criar concentração e equilíbrio mental que auxiliam no desenvolvimento da sabedoria.
Através dos exercícios respiratórios é possível trazer à tona, para integração, os processos emocionais reprimidos. A grande tendência é reter, enquanto se deve deixar sair. Desse jeito, cada vez a respiração se torna mais encurtada, e os sentimentos, mais reprimidos.
Reprimir = re-premer: pressionar de novo, e em seguida com-primir, o-primir, su-primir, de-primir. Daí as somatizações. Através da respiração a pessoa entra em contato com seus conteúdos inconscientes latentes e pode trazê-los à tona para dissolvê-los sem a interferência exacerbada do ego.

CONCLUSÃO
Respirar é viver. Respirar bem implica em viver melhor. Respirar com plenitude significa existir plenamente. O ser humano é o quanto respira. Quanto mais se respira, mais se sente. Mais se libera conteúdos do inconsciente. O ato de respirar conscientemente constitui, por si só, uma forma de massageamento do corpo e de harmonização e expansão do fluxo energético.
A cada estado emocional corresponde um ritmo respiratório. O homem tem o potencial para desenvolver saúde, vitalidade e resistência. Aprendendo a dominar o ritmo respiratório consegue-se modificar e sutilizar as emoções, o que interferirá positivamente nas relações afetivas, no desempenho profissional e na qualidade de vida. Através da respiração toma-se consciência de que a energia vital que compõe o corpo humano é a mesma que configura e movimenta o universo, mostrando uma outra dimensão do próprio ser. Uma vez que a respiração esteja perfeitamente regulada pode-se facilmente controlar outros processos de forma consciente, já que, respiração, mente e emoção interagem mutuamente.

Baseado no texto e pesquisa de: Carla Fernanda Prieto
Bibliografia – solicitar por e-mail que eu mando, ok?

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O RISCO DE EMAGRECER RÁPIDO!

Primeiro: Pensar em emagrecer por estética, apenas, é burrice.

Devemos ter em mente que o tamanho da circunferência abdominal é proporcional à probabilidade de um infarto.
Quando o assunto é emagrecer, a ansiedade é a maior inimiga, só que, nesse caso, do controle dela é a garantia da saúde.

DEVAGAR SE CHEGA LONGE
Emagrecer de um dia para o outro é o sonho de consumo de quem está acima do peso.
Em grande parte isso é estimulado pela mídia que  publica em letras garrafais "perdeu 20 kgs em 5 semanas!", ou algo parecido, colocando as protagonistas como heroínas, se tornando garotas-propaganda de "novos" sistemas de emagrecimento que surgem todos os dias.

O que a grande maioria esquece é que o corpo precisa de um período para se adaptar às mudanças de peso. Quando isso não existe, o emagrecimento pode vir acompanhado de complicações físicas e psicológicas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a perda de um quilo a um quilo e meio por semana, no máximo. Mais do que isso é considerada uma situação de risco.

FIQUE ATENTA AOS SINAIS!
Um dos primeiros indícios de que o processo de emagrecer está sendo de forma errada é a queda freqüente da pressão arterial e desmaios.
A perda de peso rápida, com base numa dieta alimentar desequilibrada podem trazer à tona problemas que originalmente já existiam, então emagrecer fica em segundo plano para resolver problemas maiores que foram provocados.

RISCOS  FÍSICOS REAIS
Sem fantasiar, nem dramatizar, afinal existem dados científicos resultantes de estudos indicando o que pode acontecer se não houver uma orientação profissional:

  • Alterações no coração - modificações nos batimentos cardíacos, chegando a resultar uma taquiarritmia atípica, e isso não possui fácil controle com o uso de remédios. Em casos mais severos a única solução é implantar um marca passo temporário.
  • Alterações no fígado - pelo aumento desordenado do metabolismo da gordura.
  • Problemas com a Libido - a diminuição de hormônios sexuais altera o interesse sexual. O que antes era um problema somente de quem realiza um modo errado para emagrecer passa a ser m problema de relacionamento, colocando-o em risco.
  • Anemia - carência de vitaminas, principalmente B e ferro. Pode haver comprometimento cerebral, que leva a dificuldade para se locomover.
  • Imunidade baixa - O sistema imunológico dos obesos é menos eficiente do que dos magros. Já com o emagrecimento rápido o problema aparece, aumentando as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.
  • Cálculos na vesícula e rins - o ácido úrico na circulação sanguínea aumenta promovendo a formação de cálculos, que provocam cólicas horríveis.
  • Diurese excessiva - A pessoa urina muito, perdendo água e sais minerais e com isso fica propícia a câimbras, mal estar, fraqueza e perda da sensibilidade nas mãos.
  • Formação de coágulos - As pessoas com excesso de peso são mais propensas a formação de coágulos que impedem a passagem do sangue nas veias, em decorrência dos níveis elevados de triglicérides e de colesterol. Quando ocorre emagrecimento rápido e sem acompanhamento, esses coágulos podem aumentar, elevando o risco de problemas de grave e difícil resolução.
  • Flacidez - a pele não acompanha a redução de peso rápida e fica flácida. Além disso, a falta de nutrientes deixa as fibras de colágeno e elastina desnutridas, impedindo a firmeza da pele. O pior é que nenhuma destas técnicas ditas "milagrosas" advertem sobre essa condição e assim muitos ficam desiludidos e com depressão, o que os joga novamente para a alimentação desregrada e com isso o retorno à obesidade da qual temporariamente saíram .
  • Frio excessivo - causada pela diminuição do tecido gorduroso e redução da produção de adrenalina e hormônios tireoidianos, que regulam a temperatura corporal.
  • Metabolismo lento - Quanto mais restrito for o consumo de calorias, mais o organismo vai se proteger e com isso queima menos calorias.
  • Osteoporose - nas mulheres em fase de menopausa que tem osteoporose, a doença se agrava, exigindo controle constante, reposição hormonal e a prática de exercícios.
  • Prisão de ventre - é maior a probabilidade de se propiciar intestino preso nas dietas à base de líquido e pobre em fibras.
  • Queda de cabelos e unhas fracas - devido a uma dieta pobre em vitaminas, zinco e proteínas.
ALTERAÇÕES PSICOEMOCIONAIS
  • Distorção da auto-imagem- Imagina-se gordo, mesmo não estando com este quadro. O cérebro faz de tudo para ficar com o corpo de acordo com a imagem mental criada, propiciando a recuperação do peso perdido ou levando à anorexia como tentativa de "enxergar-se" magro.
  • Expectativas destruídas - Emagrecendo muito depressa, não dá tempo para as mudanças internas acontecerem; a pessoa emagrece, mas se frustra porque as dificuldades que independem do peso continuam. Voltar a comer exageradamente é questão de um curto intervalo de tempo.
  • Compulsão alimentar - Abster-se de forma exagerada de tudo o que não pode comer para emagrecer rapidamente pode levar à compulsão alimentar e ganho muito mais rápido de peso. É simplesmente desastroso para o corpo e para a auto estima.

COMO OCORRE O EFEITO SANFONA?
Perder peso muito rápido significa houve a privação de muitos alimentos e o corpo reage como se estivesse numa guerra, passando fome. 
Para reverter o quadro, as células de gordura estimulam seu cérebro a não ficar satisfeito. 
O corpo volta à antiga alimentação absorvendo e armazenando tudo o que é ingerido para formar novamente a mesma quantidade de gordura de antes. Recuperando o antigo peso, as células de gordura ficam satisfeitas e param de estimular o cérebro.
O ganho de peso continua porque as células de gordura demoram para avisar o cérebro de que o corpo já voltou ao peso anterior. 
E quando esta mensagem chega já houve um "ganho" de 2 a 5 quilos além do que pesava antes da dieta rígida.
Resultado:
A pessoa se sente fracassada e o que antes era um problema somente físico, passa a ter repercussão em todas as áreas da vida.
Chegou o Caos, sem data e hora para ir embora.

A FALSA OBESIDADE
Muitas pessoas estão com peso ou massa de gordura dentro dos limites para sua estrutura física, no entanto o espelho continua gritando "gorda!!!", por quê???
A "deformidade" que ocorre no corpo muitas vezes se baseiam em fatores como:

  • Má postura: Uma postura errada faz com que a barriga se mostre maior do que realmente é.
  • Flacidez muscular: O abdômen com musculatura flácida seja por gravidez ou por sedentarismo, quando não trabalhado, não adianta remover a gordura, pois ainda assim apresentará uma visibilidade comprometedora.
  • Retenção de líquido: Parte do volume sempre tem a água como responsável. Daí a necessidade de uma boa drenagem linfática. Lembrando-se sempre que se houver dor não se trata de drenagem e sim de perda de dinheiro e integridade física.
  • Flacidez nos tecidos cutâneos: Quando sobram partes em alguns lugares estratégicos, musculatura e pele precisam ser reorganizados e aí só um especialista para conseguir fazer a mudança necessária.

EMAGRECIMENTO E REDUÇÃO DE MEDIDAS NO INSTITUTO RHAROMASY
No exclusivo trabalho de redução de medidas que desenvolvemos em nosso espaço de atendimento todos estes fatores são estudados minuciosamente.
Além de técnicas totalmente naturais oferecemos uma consultoria de alimentação funcional baseada em oligoelementos. 
É fundamental a prática de exercícios e de um suporte voltado para o estado emocional, que é a base de tudo.
Com o método que criamos de pode-se reduzir de 6 a 10 cm em uma única sessão, porém é fundamental para o cliente ter a mente e o corpo em equilíbrio para que todo esse tratamento possa perdurar.
E um detalhe que faz toda a diferença é que ninguém precisa ser submetido a cortes, dores, remédios com efeitos colaterais ou qualquer recurso que agrida a natureza humana.

Com este texto esperamos ter despertado uma sensação que lhe impulsione a buscar uma vida melhor e, o mais importante, com saúde e alegria.
Antonio de Alexandre - Terapeuta
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...