SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

SAIBA MAIS - O QUE É BRUXISMO

Ao despertar você sente os músculos da mandíbula doloridos ou dor de cabeça? Sente que não teve o descanso adequado? Os dentes ficam doloridos por algum tempo ou você apresenta dificuldade em mastigar alimentos mais duros, sentindo a musculatura da face “cansada”?
Estes são sinais clássicos de bruxismo.
Caso os sintomas citados tornem-se frequentes, é necessário passar por uma avaliação de um dentista para realização de diagnóstico correto.

COMO OCORRE O BRUXISMO?
Ele se caracteriza por um ranger ou um forte apertar dos dentes, que pode ser
involuntário, quando ocorre durante o sono, ou semi-involuntário, que ocorre durante o dia.

O bruxismo pode ser uma condição crônica ou temporária, podendo aparecer em um determinado momento da vida de uma pessoa que favoreça essa condição e simplesmente desaparecer quando a causa for solucionada ou eliminada. No entanto, a condição crônica infelizmente é a mais comum. 
Dependendo do grau de intensidade deste distúrbio, os dentes podem ficar doloridos ou soltos; em estágio mais avançado os dentes são literalmente
desgastados, ou as coroas e até as raízes quebradas ou lesionadas; ocorrem a inutilização de próteses e quebras de pinos; o desalinhamento da arcada e a retração gengival também são comuns ocasionando exposição do colo e favorecendo irritações, inflamações ou até infecções bucais, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula.

Por ocorrer na maioria dos casos durante o sono, o bruxismo é abordado como um distúrbio do sono e nem sempre é facilmente diagnosticado se você dorme sozinho. Dividir a cama ou o quarto com um portador de bruxismo é um sofrimento, pois o som emitido é tão perturbador quanto ao do ronco, prejudicando o descanso de ambos.
Quando o ranger ou travar os dentes ocorre também durante o período de vigília, a perda de toda a dentição acontece de forma muito mais acelerada.

EU TENHO BRUXISMO?
Frequentemente, o bruxismo é um hábito inconsciente e, na maioria dos casos, só descobrimos quando alguém comenta seu terrível som de ranger de dentes durante o sono. Outra forma para descobrir é durante uma consulta com ao dentista que constata que seus dentes estão desgastados ou o esmalte do dente está rachado.
Somente o dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se você sofre de bruxismo. Note que nos estágios iniciais – quando os dentes ainda estão íntegros - muitas vezes não há associação dos sintomas por parte do paciente, que acaba omitindo do dentista a ocorrência de enxaquecas frequentes. Vale a pena relatar a seu dentista quaisquer sintomas que não tenham uma causa evidente, isso facilita o diagnóstico de um eventual bruxismo inicial.

QUEM ESTÁ MAIS SUJEITO?
É importante saber que existe diferença entre como o bruxismo é sentido por homens e por mulheres.
- Homens: o ranger destrói os dentes muito mais rapidamente, devido à alta carga de pressão aplicada por suas mandíbulas. Menos delicados e naturalmente mais adaptados a esforços físicos, ao despertarem sentem menos dores e acabam passando o dia de forma normal, retardando a busca de tratamento.
- Mulheres: sofrem consequências muitíssimo mais sérias. Apesar da menor carga física na articulação da mandíbula, existe mais uma carga emocional mais intensa.
Para este grupo o comprometimento ocorre também nos ligamentos da região e no sistema hormonal. Elas despertam depressivas, tristes, abaladas ou ansiosas. Por se tornar mais evidente e mais facilmente detectável nas mulheres, existe a crença de que elas sejam as maiores vítimas desta disfunção.
Em ambos os casos o comprometimento estético é motivo para essas pessoas sorrirem menos e também se expressarem menos. Logo, existem mais consequências do que se pode imaginar em decorrência do bruxismo, que podem levar à depressão e isolamento, entre outras.
Em resumo: vidas mais tristes.

QUAIS AS CAUSAS DO BRUXISMO?
Nos últimos anos a incidência do bruxismo no mundo tem aumentado assombrosamente. Pesquisas recentes apresentam como uma das principais causas o aumento do índice de estresse da vida moderna e possivelmente problemas comportamentais e psicoemocionais gerados por ele.
Numa abordagem holística temos como princípio interpretar esta questão como um recado do corpo informando que a boca não está exercendo o seu papel esperado.
Um das possibilidades que ocorrem com mais frequência é por conta de uma Raiva reprimida e não verbalizada. Ou a impossibilidade de expressar seu descontentamento ou discordância com situações diárias.
Sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa, existem dois tipos de energias conflitantes: A energia da Madeira e a da Terra.

Entre as causas mais comuns aceitas pela medicina tradicional temos:
      Ansiedade ou estresse;
      Problemas digestivos;
      Assimetria dental – dentes posicionados diferentemente nos dois lados da boca ou alinhamento irregular;
      Padrão de sono irregular ou insônia;
      Deficiência de ácido pantatênico (Vitamina B-5). Uma vitamina antiestresse que reduz a produção de certos hormônios e auxilia a controlar a atividade motora incluindo os reflexos maxilares;
      Deficiência de cálcio;
      Deficiência de Magnésio, que pode causar espasmos noturnos;
      Deslocamento do maxilar;
      Desordens no sistema nervoso central;

COMO ABORDAR HOLISTICAMENTE O BRUXISMO?
Um terapeuta acupunturista certamente poderá fazer uma avaliação precisa do que está causando essa condição, pois o bruxismo
decorre de desequilíbrios nos canais energéticos do estômago, baço-pâncreas, fígado e intestino delgado.
Para o tratamento, focamos principalmente em dois órgãos: o fígado, relacionado às tensões, e a vesícula biliar, relacionada aos tendões atingidos pela ATM (articulação temporomandibular).
A acupuntura – com agulhas ou não – tem demonstrado excelentes resultados no tratamento multidisciplinar do bruxismo. O que vale destacar é que sempre que surgirem questões como o Bruxismo, cujas causas apresentam um componente psicoemocional e comportamental, antes de perguntar como curar, é necessário investigar qual a origem, pois sem isso nem a famosa plaquinha de mordida será capaz de resistir e consequências muito mais sérias irão se manifestar.
Com esta perspectiva em mente tudo fica mais fácil e definitivo.

EXISTEM OUTROS RECURSOS NATURAIS QUE PODEM AUXILIAR?
Sim. Com certeza.
Aromaterapia, Florais, Cristais, são excelentes aliados para tratar tanto as causas primárias quanto secundárias.
Tudo vai depender de um bom tratamento personalizado para cada pessoa.
Quer ter um sorriso que sinta orgulho de compartilhar com todos à sua volta?
Busque ajuda já. Com certeza poderemos lhe ajudar neste momento.

O TRATAMENTO
Lembramos que o tratamento do bruxismo, independente da fase em que se encontra, deverá ser multidisciplinar.
Além das terapias holísticas mencionadas acima, que oferecem excelentes resultados, podem ser necessárias sessões de psicoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia e quando necessário, a reconstrução da arcada com um bom cirurgião dentista e até mesmo o uso de aparelhos fixos ou não para reverter o quadro de comprometimento físico. Visitas frequentes ao dentista para manutenção bucal e controle da evolução do quadro são essenciais, em alguns casos essas visitas precisam ser trimestrais ou bimestrais.
Lembre-se que além do físico é importantíssimo cuidar da mente e das energias para que haja total equilíbrio do ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...