SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 26 de julho de 2014

SAIBA MAIS - CONCEITO HOLÍSTICO DE EMAGRECIMENTO


Como tudo na vida evolui, o conceito de emagrecimento e dietas mudou com o passar do tempo. Estudos mais recentes concluíram que no longo e Trabalhoso processo de emagrecimento - longo, sim pois já foi comprovado que emagrecimento rápido é ineficaz e perigoso - o que importa é a eficiência do gasto calórico em relação à ingestão calórica. A equação é simples: gaste mais do que ingere para emagrecer. 

Um conceito que tem ganhado cada vez mais adeptos é o conceito "Holístico"  de emagrecimento. A abordagem Holística trata o indivíduo em todos os seus aspectos, e não somente os sintomas - a doença é resultado, não causa - assim, o é importante compreender a causa do desequilíbrio que leva à doença. Essa é a filosofia da Rharomasy.

O tratamento de obesidade envolve geralmente várias técnicas complementares para solucionar todas os aspectos que influenciam diretamente essa condição.

Veja abaixo algumas técnicas que utilizamos em nosso espaço para abordar os diversos desequilíbrios envolvidos nesta questão:

Desequilíbrio energético e metabólico 
- Acupuntura sistêmica 
- Auriculoterapia 
- Reiki 
- Desintoxicação Alimentar
- Sais de Schüsler
- Fitoterapia
- Argiloterapia

Desequilíbrio emocional 
- Florais (Bach, Minas, Australiano e Saint Germain combinados sinergeticamente)
- Prática de mudança comportamental - com suporte psicoterápico
- Acupuntura sistêmica para tratar a compulsão alimentar e ansiedade
- Auriculoterapia -para diminuir a ansiedade
- Reiki
- Cristaloterapia

Desequilíbrio estético:
-Redução de medidas
-Esfoliação, desintoxicação da pele
-Argiloterapia
-Termoterapia 
-Massagem redutora 
-Hidratação

Como já foi comprovado, não existe uma causa isolada para as pessoas engordarem, portanto, não existe um único método para perda de peso, que sirva para todas as pessoas. 
A abordagem ideal é a adoção de um conjunto de medidas individualizadas, personalizadas para cada pessoa seguindo as etapas:

1- detectar as causas que alteram o funcionamento do organismo e afetam o
comportamento e as emoções; 

2- criar estratégias para melhorar o aproveitamento dos alimentos e equilibrar o metabolismo; 

3- introduzir - de forma progressiva e gradual - mudanças definitivas no estilo de vida para uma melhor performance emocional e comportamental através de trabalhos com psicoterapia.

Embora atualmente existam correntes que defendem que podemos comer de tudo (doces, frituras, bebidas) desde que sejam respeitados os limites de consumo em quantidade calórica, existem pontos a serem considerados: 
  • a) Poder comer bolo de chocolate, pudim, sorvete, pastel, pizza, hamburguer, tomar cerveja, sem dúvida é um alívio para o sacrifício da dieta mas é necessário se valer do bom senso. Ainda assim, será que vale a pena consumir porções mínimas dos alimentos hipercalóricos somente  para "matar a vontade", considerando que um exagero pode colocar todo o esforço de um mês inteiro a perder? Somente se você tem seu autocontrole apurado.
  • b) O fator mais importante é  ter em mente que uma dieta saudável não visa apenas o emagrecimento e sim o bem estar e o equilíbrio orgânico que o acompanham. Nesse sentido, emagrecer é apenas consequência e não objetivo. Assim, para a saúde estar em ordem é necessário primeiro passar por uma avaliação médica, depois por uma orientação nutricional e finalmente adaptar os hábitos à sua realidade, contando com um devido suporte terapêutico. Portanto, nem todo mundo poderá comer frituras, beber, ou se esbanjar no doce, pois poderá comprometer outros aspectos da saúde como níveis de glicose, colesterol, anemia e outros.
  • c) Caso você resolva entrar em uma dieta, seja para equilíbrio ou perda de peso, tenha em mente seu estilo de vida e suas preferências na hora da escolha - por isso o mais indicado é procurar um nutricionista - pois não adianta escolher uma dieta super elaborada com alimentos que exigem preparo se você trabalha o dia todo e não tem tempo para  ficar na cozinha. Ou uma dieta só de frutas se você é um carnívoro assumido. Lembre-se de que você não é a vizinha. Nem tudo o que dá certo para ela servirá para você. Você é um ser único, por isso merece uma dieta personalizada elaborada exclusivamente para você. Tudo bem incluir um ou outro alimento normal como determinada verdura, legume ou fruta que ajudará a potencializar uma função orgânica, mas lembre-se que custa muito pouco o auxílio de um profissional qualificado para orientar você quando pensamos em termos de ganho de qualidade de vida, saúde, bem estar. Você pode gastar R$150,00 em uma avaliação nutricional com orientação adequada ou R$300, 400 mensalmente em remédios para emagrecer ou corrigir efeitos colaterais de uma dieta inadequada desencadeou. Essa é a diferença entre valor e preço. O que você busca para seu bem-estar, saúde e qualidade de vida?
  • d) DIETA É ESTILO DE VIDA - isso mesmo, precisamos parar de pensar em dieta como remédio para a obesidade. Uma dieta bem sucedida implica em MUDANÇA DO HÁBITO ALIMENTAR. E isso é para a vida toda. Por isso dietas radicais não funcionam. Assuma um novo estilo de comer saudável, ainda que diferente do seu grupo e aprenda a gostar dos alimentos bons, faça amizade, interaja com eles, você verá que não é tão difícil aceitá-los em sua vida. Em contrapartida, lembre-se de como aqueles alimentos cheios de "appeal" que seduzem com uma maquiagem exuberante cheios de cores, cremes, brilhos, conservantes artificiais e temperos fortes não são seus amigos e sua convivência com eles deve ser restrita pois deixarão marcas no seu corpo difíceis de serem apagadas (gordura, celulite, colesterol...)
  • e) "escorregar" é comum, apenas lembre-se que não pode virar  um hábito. Após uma escorregada, procure compensar no dia seguinte com refeições mais leves e adequadas a sua dieta. Alguns especialistas hoje até nos aconselham a trocar o "só hoje" das escorregadas pelo "hoje, não (obrigada)", fazendo um trabalho mental onde você  repete para si "hoje não preciso disso; hoje não quero açúcar;hoje não, quem sabe amanhã.." afinal, esta não é a justificativa que damos quando queremos postergar um assunto, "deixar pra depois". Comecemos deixando pra depois a escorregada que poderíamos ter dado hoje.

Na Nova Era de Aquário,  não há lugar para ilusões ou emagrecimentos milagrosos. 
Encontre o equilíbrio do seu corpo, conheça-o, reconheça-se e aceite-se conforme sua natureza. 
A busca do equilíbrio consciente é a tônica  dos novos tempos. Emagrecer, sim, mas o necessário para se sentir feliz e realizado, sem o radicalismo de seguir modelos pré-concebidos e divulgados pela massa midiática, sem sofrimento nem privações irracionais. Acima de tudo, respeite seu ritmo para tudo, respeite-SE. 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

SAIBA MAIS - REIKI, O QUE É?

Reiki: Amor em ação.
Essa técnica terapêutica que alia simplicidade, amor e eficácia, visa harmonizar as energias do receptor por meio da imposição das mãos.
Essa energia harmoniosa leva o receptor a um estado de equilíbrio, oferecendo a ele condições favoráveis para eliminar seus traumas, liberar problemas físicos e energéticos e buscar efetivamente a sua evolução espiritual, possibilitando a cura holística.
Tem sido cada dia mais frequentes notícias de estudos científicos comprovando a eficácia do tratamento pelo Reiki. Hospitais no Brasil e no exterior abrem cada vez mais espaço para esta técnica terapêutica complementar.

O que muitos ainda não sabem, é que esta técnica exige apenas que o praticante  tenha consciência de que tudo começa com uma atitude de amor ao próximo. Quando ocorre este despertar ele está preparado para iniciar a sua caminhada no Reiki.

O segundo passo é passar por um processo de transmissão de conhecimento e iniciação, pois ao contrário do que muitos pensam o reikiano não doa sua própria energia, mas a energia cósmica por ele canalizada (Rei = Universal, ki = Energia).
Partindo deste princípio, quando o reikiano está aplicando Reiki, ele também é beneficiado, pois ao canalizá-la, parte desta energia fica com ele e outra parte é encaminhada para o paciente.
Concluímos facilmente que através do Reiki, aprendemos uma das maiores lições que permitem a evolução da humanidade e da qual está tão carente: 
  • AMOR - Quando você presta caridade ao seu próximo, o primeiro beneficiado é você mesmo.
  • Outro grande benefício do Reiki é despertar a consciência de que todos podem ser reikianos, pois somos seres que, através do amor ao próximo, podemos nos conectar com a energia universal e com isso a ideais mais sublimes.
Pense: Quantas pessoas, inclusive você mesmo, podem se beneficiar quando você conscientizar-se da sua luz interior e do amor que você pode doar como canal da Energia Universal. O mundo precisa de você para voltar a evoluir.
Paz e Luz.

TH Antonio de Alexandre Silva Filho

Texto orginalmente publicado na coluna CORPO E MENTE da  revista ComuniQ (link), onde você poderá conferir mensalmente artigos do colunista TH Antonio de Alexandre Silva Filho.

Mais sobre Reiki no nosso artigo de Maio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...