SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Entendendo a Psoríase

O artigo seguinte é uma compilação do material publicado no blog http://medicinachinesa-us.blogspot.com/2009/09/entendendo-psoriase.html  que por sua vez não indica a fonte, apenas que é uma monografia publicada na internet. Separei os dados mais relevantes, para ler o material completo acesse o link.
Psoríase (do grego psoriasis = erupção sarnenta) já era conhecida desde os tempos mais remotos, existindo sua descrição e tratamento no Papiro de Ebers datado de 1550 a.C. Esta doença é uma afecção típica da espécie humana, não podendo ser reproduzida experimentalmente. É uma dermatose inflamatória de evolução crônica, recorrente e não contagiosa que afeta de 1 a 3% da população em geral e atinge, indistintamente, homens e mulheres, embora o início seja mais precoce em mulheres e mais freqüente na raça branca. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 anos e após os 50 anos. E em 15% dos casos, surge antes dos 10 anos de idade, embora seja menos freqüente, pode afetar também bebês e idosos.
Caracteriza-se pelo aparecimento na pele de lesões em placas brancas, róseas ou avermelhadas, bem delimitadas, de vários tamanhos, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas. A gravidade da Psoríase pode variar desde uma ou duas lesões praticamente assintomáticas, até doença generalizada com esfoliação e artrite debilitantes.
Muitas vezes as lesões estão localizadas nos cotovelos, joelhos, pés, mãos, região sacra e couro cabeludo. Em outros casos, as lesões podem se espalhar por toda a pele. O aparecimento das lesões tende a ser corporalmente simétrico. As unhas podem ser afetadas e, em 8 a 10% dos casos, as articulações, causando a artrite psoriásica.
CICLO DA PSORÍASE – O ciclo normal de renovação epitelial leva aproximadamente 1 mês, do nascimento das células até a sua morte. Quando há necessidade de cicatrização de feridas as células mortas são eliminadas da pele à mesma proporção em que células novas são produzidas. Na pele lesionada as células são produzidas numa taxa mais alta para reparar a lesão, há também aumento da irrigação sanguínea na área afetada e inflamação local.
Na psoríase a regeneração da pele é acelerada e junta-se mais rápido às células mortas formando assim as placas típicas da doença. A pele psoríática é similar à pele que está se curando de uma ferida ou reagindo a um estímulo tal como uma infecção ou reação alérgica. As lesões surgem por um crescimento celular hiperativo (hipertrofia funcional), ou seja, embora não haja ferida as células da pele se comportam como se houvesse.
As escamas brancas (placas) que cobrem as lesões são compostas por células mortas e o vermelhidão (eritrodermia) é causado pelo aumento da irrigação sanguínea.
COMO SE DESENVOLVE- de causa da desconhecida, estudos recentes demonstram que se trata de uma doença autoimune da pele. Não apresenta uma agente infeccioso responsável, portanto não é contagiosa. A Psoríase no sexo feminino costuma ocorrer antes da puberdade, enquanto nos homens a doença inicia-se mais tarde, entre os 15 e 30 anos de idade. Em apenas 2% dos pacientes, a psoríase se instala após os 60 anos de idade.
O aparecimento da doença em geral é gradual. A evolução típica do quadro se dá com remissões e recidivas crônicas (às vezes com exacerbações agudas), que variam tanto na freqüência quanto na duração. Há diversos fatores relacionados com o aparecimento das erupções psoriásicas. Entre eles existe o traumatismo local (fenômeno de Koeber, que se constitui no aparecimento de lesões sobre o local onde ocorreu um trauma), queimadura solar intensa, estresse emocional, medicamentos tópicos, suspensão de tratamento com corticóides, baixa umidade do ar e infecção das vias aéreas superiores (principalmente em crianças).
A evolução da doença é variável, porque as suas crises, intensidade e duração não são certas e dependem de muitos fatores como a tensão emocional, o nervosismo, os traumatismos, a diabetes, o tabaco, a ingestão de medicamentos (principalmente betabloqueadores) ou o excesso de álcool.
Em casos mais graves da doença, a erupção cutânea pode ser acompanhada de tumefação dolorosa e rigidez das articulações que podem conduzir à invalidez. Nestes casos estamos perante a artrite psoriásica ou psoríase artropática.
TIPOS DE PSORÍASE
PSORÍASE EM PLACAS: É o tipo mais comum da doença e manifesta-se por placas de tamanhos variados, bem delimitadas, avermelhadas, com escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas nos locais mais comuns (couro cabeludo, cotovelo, joelhos, p. e.).
PSORÍASE GOTEADA: É caracterizada por pequenos pontos avermelhados de psoríase. Tal nome é devido as lesões terem formato de pequenas gotas. Ocorrem principalmente no tronco, braços e pernas. Costuma ser desencadeada após uma infecção estreptocócica ou viral do trato respiratório superior ou amidalite, gripe, varíola, imunizações, trauma físico, estresse emocional e administração de drogas antimalária.
PSORÍASE INVERSA: Apresenta um padrão inverso aos outros tipos de lesões. Localiza-se nas zonas das dobras cutâneas: axilas, virilha, embaixo das mamas, dobra do cotovelo, dobra do joelho, etc. Caracterizam-se por lesões mais úmidas, planas e inflamadas sem escamação e particularmente sujeitas a irritação devido ao atrito e ao suor.
PSORÍASE ERITRODÉRMICA: Normalmente a psoríase eritrodérmica em forma de lesões generalizadas (75% ou mais da área corporal) aparece sobre a pele como uma vermelhidão e escamação fina, freqüentemente se acompanha por prurido intenso e dor, podendo ocorrer inchaço.
PSORÍASE PUSTULAR: Caracteriza por pústulas estéreis sobre a pele. Não é uma doença infecciosa, portanto não é contagiosa, pois, o pus consiste de glóbulos brancos acumulados. Pode se localizar em certas áreas do corpo tais como mãos, pés ou pode se generalizar. Tende a manifestar-se em 3 fases cíclicas: eritema (vermelhidão), formação de pústulas e descamação da pele. Apresenta-se como Pustular Localizada e Pustular Generalizada
PSORÍASE DO ESCALPO (COURO CABELUDO): Esta forma de lesão afeta pelo menos metade dos portadores de psoríase. O couro cabeludo apresenta lesões elevadas com placas, inflamadas por escamas.
PSORÍASE UNGUEAL (UNHAS): Pode afetar tanto as unhas dos pés, como das mãos. Aparece como pintas nas unhas de vários tamanhos, formas e profundidade. Algumas vezes as unhas ficam amareladas e finas, podendo esfacelar facilmente e apresentar inflamação no seu contorno. Pode também ocorrer o deslocamento de unha do leito ungueal.
PSORÍASE ARTROPÁTICA: Cerca de 10% das pessoas que possuem psoríase podem ter comprometimento articular. Na artropatia periférica as manifestações freqüentes são: início agudo (abrupto) ou sub-abrupto, com comprometimento assimétrico de várias articulações nas pontas dos dedos das mãos ou dos pés e, ocasionalmente, associação com alguma articulação grande como joelho ou cotovelo. Quando o quadro articular é prolongado e mais grave, aparecem deformidades nos dedos que adquirem a “forma de salsicha”. Na artropatia central, a coluna lombar superior e torácica inferior são as mais acometidas.
DIAGNÓSTICO - O diagnóstico em geral é simples, e baseia-se na histórica clínica e achado de lesões típicas com dados característicos na raspagem das lesões pelo médico, fornecendo sinais clínicos específicos facilmente detectáveis pelo dermatologista.
A coceira não é sintoma comum de psoríase. Quando ocorre, podemos pensar na associação com outras doenças como a micose, por exemplo. O quadro histopatológico da psoríase é típico, mas outras doenças da pele podem apresentar características semelhantes, dificultando a diferenciação. A psoríase pode ser confundida com :
1) Dermatite Seborréica: Ocorre em qualquer idade e mais em mulheres. Apresenta eritema vermelho também em área interescapular e pré-esternal (simétrico). Descamação gordurosa.
2) Eczema: Apresenta eritema vermelho acinzentado, com descamação fina e cinza. Apresenta prurido intenso.
3) Pitiríase Rósea: Em adultos jovens e mais em mulheres. Eritema vermelho intenso no tronco, pelve e membros com lesão inicial (Lesão mãe).
4) Sífilis secundária: Indivíduos sexualmente ativos com eritema róseo pálido na face, palmas, plantas, região anogenital.

Assim, somente um médico pode emitir um diagnóstico seguro de psoríase.
QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS PSICOLÓGICOS - Embora não seja contagiosa, nem mortal, a psoríase deixa suas vítimas desamparadas e diminuídas tanto a nível social e profissional como na vida privada, especialmente nas relações sexuais. Embaraço, frustração, falta de auto-estima e depressão são comuns.
Vários tipos de alívios temporários estão disponíveis, e eles atuam com variados graus de sucesso. Esses tratamentos e medicamentos demandam tempo e dinheiro, podem ser às vezes desagradáveis e acrescentam riscos adicionais para o paciente. A psoríase não segue um curso previsível, cada caso individual tem seu próprio curso. Uma coisa é certa: os sintomas podem ir e vir, mas eles quase sempre voltam. É uma doença para toda a vida, mas o paciente pode aprender a conviver adequadamente com ela e levar uma vida que se aproxime do “normal”.
Para alguns psicanalistas a psoríase é uma "expressão passional do ódio por si mesmo". O apoio psicológico é um contributo essencial para o tratamento médico da psoríase, pois esta doença é dificilmente suportada e desencadeia no indivíduo angústia, embaraço, ansiedade e dificuldade na interação social dado que muitas vezes a doença nem sempre é bem compreendida ou aceita.
A cura a nível clínico é considerada impossível, pois no dia em que a primeira escama macula a epiderme de alguém, o mal torna-se crônico, onde se revezam surtos e alívios.
Segundo a teoria psicanalítica o portador de psoríase é sempre um ser extremamente carente de afeto, provavelmente desde a infância fosse vítima de exigências rígidas de responsabilidades acima das suas possibilidades.
TRATAMENTOS - O tratamento visa principalmente reduzir o número e a gravidade das lesões, já que seu desaparecimento por completo é difícil. O tratamento vai depender das características do paciente, e principalmente da gravidade do quadro. Os medicamentos utilizados podem ser tópicos ou sistêmicos.
Entre os tópicos podemos destacar o Banho de Sol - A luz solar pode melhorar significativamente e até mesmo limpar a psoríase. Doses diárias de luz tomadas em exposições curtas são recomendadas. Deve-se evitar ao máximo a exposição excessiva que pode causar agravamento da doença. Assim como todos os remédios, o uso consistente é a chave para o sucesso do tratamento. O tratamento pode requerer várias semanas para mostrar algum resultado. Como o sol pode aumentar o risco do câncer de pele esse tratamento, embora sendo natural também requer acompanhamento médico.
Vaporizadores - ajudam a manter a elasticidade e podem aliviar a coceira caso venha a ocorrer.
Banhos Terapeuticos - Pode-se adicionar à água do banho soluções de alcatrão, banhos de óleo, farinha de aveia em óleo, sais do mar morto.
Hidroterapia - Consiste em banhos de imersão onde se deve manter o corpo todo na água, inclusive o rosto, desde que usados os equipamentos adequados como os tampões de ouvidos e outros. Esta técnica promove o relaxamento muscular, podendo aliviar o estresse (um dos fatores desencadeantes dos surtos da Psoríase). No Brasil existe uma cidade chamada Ibirá (interior de São Paulo), famosa por suas águas medicinais. Muitos portadores da Psoríase visitam os seus balneários a procura de tratamento.
Aromaterapia - que consiste em óleos essenciais com propriedades capazes de promover a renovação celular e hidratação da pele. Indica-se para o caso da Psoríase o Óleo Essencial de Lavanda que promete também ser eficaz para tratamento de queimaduras, atua como calmante tópico, evitando a ocorrência de infecções. Para o banho utiliza-se: Óleo Essencial de lavanda e óleo essencial de bergamota diluídos em óleo de calêndula.
Os tratamentos sistêmicos consistem na ministração de medicamentos às vezes combinados com tratamentos tópicos (veja detalhes no blog original)
PREVENÇÃO - Não se pode prevenir um indivíduo de ter psoríase pois as causas da doença ainda não estão totalmente esclarecidas e, na maioria dos casos, a pessoa já nasce com uma programação genética para ter ou não psoríase.
Entretanto os portadores da doença podem prevenir novas recaídas ou o agravamento das lesões das seguintes formas:
  1. Evitando o estresse;
  2. Tratando rapidamente das infecções que surgirem, sobretudo da garganta;
  3. Evitando queimaduras, cortes e traumas na pele;
  4. Mantendo-se afastado de medicamentos que agravam a psoríase (anti inflamatórios não hormonais, anti maláricos com cloroquina, beta bloqueadores usados para tratamento da hipertensão arterial, anti depressivos e imunossupressores quando utilizados em doses altas;
  5. Evitar usar corticosteróides por via oral ou injetável
  6. Hidratar diariamente a pele.
  7. Evitar raspar as lesões, pois o traumatismo é um dos fatores ocasionadores da patologia.
PSORÍASE SOB A LUZ DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - A MTC trata a psoríase com abordagem dos 5 elementos, usando a acupuntura e outras técnicas complementares para equilibrar o Qi(a energia vital) e as emoções, auxiliando no controle das crises de psoríase.
PADRÕES DO PULMÃO - O Pulmão controla a pele e influencia o Qi Defensivo. Por ser o mais exterior de todos os sistemas, é invadido mais facilmente por fatores patogênicos exteriores, que lutam contra o Qi Defensivo e dificultam as funções de dispersar e descender do Pulmão. A emoção característica do Pulmão é Tristeza que afeta o Coração. Nas mulheres a Deficiência de Qi do Pulmão gera normalmente a Deficiência de Sangue. A Tristeza esgota o Qi e gera Deficiência de Qi -> A alma etérea fica perturbada -> Yin do Fígado afetado -> Confusão Mental. A patologia do Fígado pode ser caracterizada por mudanças rápidas, como erupções na pele que surgem repentinamente, por zumbidos e explosões de fúria repentinos. A Deficiencia do Yin do Fígado e da Vesícula Biliar também faz o indivíduo ficar temeroso. O medo afeta o Rim e faz o Qi descer se o Coração estiver forte. Se o Coração estiver fraco faz o Qi subir e provoca Calor Vazio. O Pulmão necessita de uma certa Umidade para funcionar adequadamente e o tempo excessivamente seco pode ocasionar a Secura do Pulmão, resultando em sintomas como tosse, garganta e pele secas. A Secura do Pulmão gera a deficiência dos Fluídos Corpóreos e precede a Deficiência de Yin. Pode tanto ser causada pela secura exterior, durante longos períodos de tempo seco e quente como pode ser produzida internamente, normalmente pela Deficiência do Yin do Estômago em pessoas que têm a dieta irregular, com refeições feitas em períodos irregulares, tarde da noite, preocupação com o trabalho durante as refeições, etc.
********************************
A pedido de clientes, A Rharomasy desenvolveu alguns produtos e protocolos específicos para auxiliar no tratamento da psoríase, como sabonete para pele extra-seca, sabonete com os óleos essenciais mencionados e óleo hidratante  pós banho com propriedades cicatrizantes à base de óleo de rosa mosqueta adicionado de óleos essenciais.
Ná área de atendimento, temos protocolos específico de acuputura, florais, reflexoterapia e relaxamento que são excelentes auxiliares para o bem estar geral, produzindo comprovadamente uma melhora significativa, e controle da doença, quando aplicados em conjunto com o tratamento médico. Maiores detalhes por e-mail sabonete.terapeutico@gmail.com
A Extratos da Terra também possui um produto, o creme Amolié, com cera de abelha e azeite de oliva, que tem apresentado bons resultados para peles psoríacas, a um preço muito acessível, confira: http://www.extratosdaterra.com.br/ ou diretamente na loja- Rua Doutor Zuquim,1850, Santana (11) 2362 6291 / 8193 7141.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Endereço para atendimento

Veja como é fácil o acesso até o Instituto Rharomasy:
 R. Barra de São João, 94 - Santana 

Acesso pelo Metrô Jardim São Paulo:


ACESSO PELA R.Dr ZUQUIM, VINDO DE SANTANA:

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SAIBA MAIS - BANHOS

MUITO MAIS QUE HIGIENE UM RITUAL DE BELEZA E BEM-ESTAR

Você sabia que devido a sua capacidade de repor as energias e melhorar a disposição o banho pode se transformar num verdadeiro ritual de beleza e bem-estar para o corpo inteiro?

ISSO VEM DE LONGE
Desde os romanos, os banhos estão associados ao prazer e à saúde. 
Em todos os territórios conquistados, mesmo nos mais distantes, a preocupação dos romanos em construir termas era tão grande quanto em erguer templos e fazer estradas. Dessa forma, o hábito romano acabou se difundindo entre os outros povos. 
São famosos os banhos de leite, de ervas e essências de Cleópatra. Os grandes guerreiros, em suas fumegantes e perfumadas “tinas” de banho coletivo tratavam de assuntos pertinentes às novas batalhas e conquistas.

Conheçam agora algumas dicas especiais, que podem tornar seu simples banho, um verdadeiro ritual de prazer, beleza e saúde.

Temperatura - de chuveiro ou imersão, os banhos nunca devem ser quentes demais, pois ressecam a pele e provocam ou agravam as varizes e celulite. Quem tem problemas de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes, tomando apenas banho morno. Pela manhã o banho deve ser mais para frio, para acordar os músculos e preparar o corpo para um dia agitado. À noite pode ser mais para morno, para relaxar e preparar o corpo para um sono gostoso.

Ducha fria - para firmar os tecidos, sempre banho frio. Com o chuveirinho manual, dirija o jato fazendo movimentos circulares por todo corpo: comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e finalmente, pernas e braços. Se não agüentar a ducha fria completa, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhos, depois faça o caminho de volta, em direção aos pés.

Quente e frio - no chuveiro, alterne água fria e quente, o choque térmico ativa a circulação.

Banho de imersão – Antes de uma festa, depois de uma prova na escola, de um trabalho difícil, de um dia estafante e estressante, um banho de imersão é sempre relaxante, principalmente se você souber usar as propriedades terapêuticas de ervas e flores, que são encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais e em casas de ervas. Para prolongar o efeito de um banho de imersão e aproveitar melhor as propriedades terapêuticas, ao sair, enrole-se numa toalha ou use um roupão, sem enxugar o corpo. Se usar um creme hidratante, passe-o pelo corpo ainda molhado.

Tonificar – Durante o banho, friccione energicamente a pele com uma bucha natural para tonificar os músculos e reativar a circulação do sangue. faça o mesmo nas costas, com a escova de cabo comprido.

Hidratar/Nutrir – antes de entrar no chuveiro, passe no rosto e no pescoço uma boa camada de creme nutritivo ou óleo de amêndoas ou semente de uva: o vapor facilita a penetração dos produtos na pele e intensifica seus efeitos, tanto no rosto quanto no corpo.

Banhos de Ervas - As flores e ervas passaram a participar da composição de cosméticos graças a sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva. Assim, na forma de óleos essenciais ou extratos, estão presentes em sabonetes, xampus, espumas e cremes. Para usufruir dos benefícios terapêuticos das ervas e flores, basta fazer uma infusão com 3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água: Leve a água para ferver, um pouquinho antes de levantar fervura adicione a erva ou flor (secas ou frescas). Apague o fogo, descanse abafado por 10 minutos, coe e junte à água da banheira.
Conheça os efeitos de algumas ervas num momento mágico de relaxamento e reposição das energias.

  • Alecrim – Dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho. Ajuda a aliviar a sensação de "corpo quebrado", comum quando estamos resfriados.
  • Alfazema – Utilizada pelos romanos em banhos e massagens. Relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne.
  • Camomila – É usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. Agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. Utilizada depois das depilações, combate a vermelhidão da pele. Um saquinho de chá de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. Umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
  • Folhas de eucalipto – Energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. Faça um chá com as folhas de eucalipto, e despeje no banho de imersão.
  • Hamamélis - Adstringente, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. Tem ação anti-inflamatória e bactericida.
  • Flor de laranjeira - dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. Tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. É adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
  • Hortelã – Tonifica os músculos e renova as energias. Amacia a pele e tem um efeito desodorizante.
  • Jasmim – Age como calmante em peles secas e sensíveis. Um banho com jasmim ajuda a relaxar.É considerado levemente afrodisíaco.
  • Melissa – Proporciona um banho relaxante e perfumado. Antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
  • Orquídea – Seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele. Afrodisíaco.
  • Rosa – rica em vitamina C, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. A água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
  • Sal grosso – Altamente relaxante, ideal para escalda-pés, pode ser acrescentado ao banho de imersão, que deve ser morno. Tem o poder de equilibrar a polaridade iônica do corpo. Importante: Jamais passar o sal grosso pela cabeça, provoca descompensação energética.
  • Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Receitas especiais:
  • Loção pós banho - misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde em um vidro esterilizado e bem fechado. Use diariamente após o banho, para amaciar a pele.
  • Banho para repor as energias - faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água. Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos e adicione na água da banheira. Fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
  • Banho para relaxar - depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ir para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo essencial de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
Dica: quem não tiver banheira, também poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente. Após o banho de chuveiro, se enxágue com um destes banhos, vista o roupão e deixe-se secar naturalmente.
Até a próxima.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DICAS DE BELEZA

Olá, garimpei nos meus guardados algumas dicas interessantes de Como manter sua pele limpa e saudável, com dicas para você mesma aplicar em casa. 
Vejam algumas delas:

Sabonetes - Escolha um sabonete neutro, adequado para seu tipo de pele (normal, oleosa, seca ou mista).
Os sabonetes comuns tiram a sujeira, mas eliminam a oleosidade natural deixando a pele ressecada.
Nunca passe o sabonete diretamente sobre a pele. Passe-o nas mãos, faça espuma e aplique no rosto e massageie suavemente com as pontas dos dedos.

Água - A água deve estar sempre na temperatura próxima à da sua pele, nem muito quente e nem muito fria. 
Água mais fria age como tonificante e fecha os poros, ideal para finalizar uma seção de higiene; já a água morna é emoliente e ajuda a abrir os poros para iniciar a higienização, mas lembre-se que a temperatura deve sempre estar confortável para você, não exagere!

Quando e como usar Leite de Limpeza - Use um Leite de Limpeza adaptado ao seu tipo de pele.
De manhã: para tirar a oleosidade da pele, que se formou durante a noite. 
À noite: para tirar a maquiagem, poeira e poluição. 
Aplicar o Leite de Limpeza suavemente com as pontas dos dedos. Depois, sem esfregar passar o algodão delicadamente, porque esfregar o rosto acelera o aparecimento das rugas. Em seguida aplique um Tônico.

Tônicos - Use uma Loção Tônica sem teor alcoólico, que se adapte ao seu tipo de pele.Coloque num algodão e delicadamente passe sobre o rosto, para tirar os resíduos do Leite de Limpeza. Prefira os Tônicos que contém própolis, hamamélis, calêndula, pepino, camomila.

Produzimos os sabonetes faciais, as loções e o Leite de limpeza By Rharomasy, sob encomenda. Consulte-nos.

Esfoliantes - Os esfoliantes servem para renovar as células mortas da pele. Faça a esfoliação de 15 em 15 dias. Primeiro lave o rosto e deixe-o um pouco úmido. Aplique os esfoliantes com as pontas dos dedos suavemente, em movimentos circulares. Deixe agir conforme indicado no produto. Lave em água morna. Sempre que fizer a esfoliação, use um bom hidratante adequado ao seu tipo de pele.

Hidratante -Depois de limpar a pele, ela precisa ser hidratada.
Use um hidratante de acordo com a sua pele, prefira os menos perfumados.

Seu Corpo pede Água - Nesse calor, quando estiver praticando exercícios físicos, não se esqueça de repor as reservas de água que o organismo pede. A transpiração excessiva merece ser balanceada: beba, pelo menos, dois litros de água por dia. Sua pele vai agradecer.

Para ter sempre mãos, pernas e pés impecáveis - Mantenha os joelhos clarinhos esfregando-os, pelo menos uma vez por semana, com uma mistura de bicarbonato de sódio e óleo de amêndoas doces

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SAIBA MAIS - AROMATERAPIA E SEXUALIDADE

Fertilidade Natural: Aromaterapia
In (De Volta Ao Passado A Caminho Do Futuro, dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi e Dra. Daniella Spilborghs Castellotti) - CAPÍTULO 11 (texto adaptado)
O uso da Aromaterapia pode revigorar a sexualidade do casal, que, muitas vezes, é perdida pela “obrigação” de manter relações sexuais com a finalidade quase que exclusivamente reprodutora.
O sexo pode passar a ser feito com hora marcada, sem emoção, com duração mínima para que ocorra a ejaculação, dificultando, às vezes, até a ereção. Nessa dificuldade de ereção, a mulher pode acreditar que não é mais desejada pelo seu companheiro, criando situações de inadequações sexuais e alterando todo o desempenho sexual do casal.
Com o tempo, vão sendo deixadas de lado as preliminares, carícias, estimulações e fantasias, que são fatores importantes para que a mulher sinta-se mais desejada, mais enamorada e para que a relação possa ser mais prazerosa.
Portanto, nesse período, denominado período de Infertilidade, o sexo torna-se mais do que nunca procriativo, distanciando-se cada vez mais do prazer, fazendo com que esse casal possa apresentar alterações importantes em seu vínculo de afetividade.
Algumas vezes, pode ser necessário um apoio psicológico e, em casos extremos, a intervenção de um sexologista.
A Aromaterapia pode ser um auxílio muito interessante para a sexualidade, e indiretamente ajuda os casais que têm dificuldades para engravidar. A sua aplicação é agradável, fácil e se aproxima da lógica da Natureza. Oferece a possibilidade de construir uma espécie de força biológica, como ocorre no mundo selvagem.
Observando a Natureza, é possível perceber que o acasalamento ocorre, na maioria das vezes, durante a primavera. Como se sabe, a primavera é a estação do amor, das flores e da vida. Nesta época, as fêmeas entram no cio e estimulam os machos a acasalar. Na verdade, existe uma série de acontecimentos para que isso ocorra, e a Aromaterapia observa um deles: o aroma das flores. A mudança que ocorre no meio selvagem, durante a primavera, é a maior presença de flores. A flores são os órgãos sexuais das plantas e, pesquisando seu óleo essencial (aroma natural), muitas vezes são encontradas similaridades com hormônios sexuais humanos.
Quando os casais se encontram para fazer amor, dependem da excitação para produzir hormônios sexuais. Os perfumes são ferramentas para a excitação e, na maioria das vezes, baseiam-se nos odores das flores. No entanto, não existe cio no ser humano, como ocorre no mundo animal, mas pode-se perceber que, se o cheiro do parceiro não estiver de acordo, perde-se a excitação sexual.
O amor depende de uma afinidade de cheiros e um casal não consegue se entregar se o aroma não provocar a afinidade necessária.
Quando se fala em Aromaterapia para a Sexualidade e Fertilidade não são utilizados perfumes e sim aromas naturais, originários de plantas aromáticas e extraídos de forma adequada para a manutenção dos componentes naturais necessários. Os aromas utilizados são os óleos essenciais e o meio de utilização é através da técnica da difusão aérea, ou seja, a difusão do aroma pelo ambiente.
A DIFUSÃO
Os difusores são aparelhos utilizados para aromatizar o ambiente.
Existem diversos tipos, que são encontrados em farmácias homeopáticas e de manipulação ou até mesmo em lojas de decoração ou de produtos naturais. Trata-se de um aparelho de cerâmica ou de vidro, que possui um recipiente superior, parecido com uma pequena tigela, que recebe água. Abaixo deste recipiente, existe uma fonte de calor, como uma vela ou lâmpada elétrica, que aquecerá a água. Sobre a água, coloca-se dez gotas de óleo essencial e, conforme ocorre a evaporação, o aroma vai sendo difundido no ambiente.
Um difusor normalmente aromatiza ambientes de 30 m2. Deve ser posicionado próximo ao chão e mantido longe das correntes de ar (portas e janelas), para evitar que o aroma seja levado para fora do espaço que será aromatizado.
OS AROMAS
Os benefícios da Aromaterapia são verificados quando utilizados os aromas corretos. Como já foi mencionado, para uma ação terapêutica, é necessário o uso de óleos essenciais.
Os óleos essenciais estão presentes na Natureza, nas plantas aromáticas. Todas as plantas que possuem odores característicos possuem óleos essenciais.
O que é um cheiro característico?
O cheiro do alho, da cebola, da canela, do limão, de lavanda, de dama da noite, enfim, todos os odores de plantas que conhecemos são característicos. Todas as plantas que têm odor característico podem possuir óleos essenciais. No entanto, existem diferenças. A banana, que possui cheiro de banana, quando sua casca é espremida, não ocorre uma alteração no odor exalado. Sendo assim, não produz óleo essencial. Contudo, quando se corta uma cebola ou se espreme uma casca de laranja, percebe-se que o cheiro fica muito mais forte do que na planta. O que está ocorrendo é que as glândulas de óleo, contidas entre as células dos vegetais, estouram e o óleo pode se precipitar. Assim, sente-se o cheiro ficar mais intenso.
OS ÓLEOS ESSENCIAIS DA AROMATERAPIA
É importante citar que os óleos essenciais para uso terapêutico, encontrados em farmácias de manipulação e farmácias homeopáticas, devem possuir o nome científico da planta e ter registro no Ministério da Saúde.
Os óleos essenciais normalmente são caros e raros.
Portanto, deve ser evitada a compra de óleos baratos, pois, na verdade, estes são cópias feitas em laboratório. As cópias de óleos essenciais são as famosas essências, e elas não funcionam terapeuticamente como os óleos essenciais. São mais fáceis de ser encontradas no mercado, e estão presentes principalmente em lojas esotéricas e de decoração.
Deve-se prestar bastante atenção na hora da compra, pois as essências só servem para perfumar.
O uso dos óleos essenciais
Parece ser difícil a aplicação dos óleos essenciais, sem uma orientação profissional mais precisa. Por isso, a seguir serão dadas algumas dicas de como utilizar os óleos essenciais de uma forma fácil e eficaz.
Dentre todos os óleos afrodisíacos, que são os que aumentam a produção dos hormônios sexuais, devem ser escolhidos aqueles com odor mais agradável.
Todos os óleos que incomodam não trarão benefícios, devendo ser evitados.
Obs: Estas afirmações valem também para os perfumes.
Os óleos devem ser aplicados de forma natural, o que significa que não devem ser vistos como um remédio, mas sim como uma forma de alcançar o bem-estar. Pode-se aromatizar a casa, o quarto no momento íntimo e outros ambientes.
Podem ser utilizados em massagens e banhos também.
Deve-se usá-los como se já fizesse isso desde a infância, como se este método fosse parte da própria cultura.
Resumindo, a Aromaterapia deve ser levada à vida cotidiana lentamente, sem as regras dos remédios ou a pressão do raciocínio. Esse bem-estar deve tomar posse do momento. Será importante curtir esses momentos, pois eles tiram os medos e os bloqueios, fazendo com que as pessoas sintam-se mais leves e felizes.
Em curto espaço de tempo, quando a Aromaterapia for utilizada, a diferença será percebida. A prática dessa técnica aumenta o prazer e a autoconfiança, que são fatores importantes para o ser humano se reproduzir.

Dez óleos essenciais estimulantes sexuais:
NOME POPULAR (NOME CIENTÍFICO;PROCEDÊNCIA)
Ylang-Ylang(Cananga Odorata;Índia), Jasmim(Jasmim Odorantissimum;Egito), Flor de Laranjeira(Citrus Sinensis;Itália), Sândalo (Amyris Balsamífera;Índia), Gerânio(Pelargonium Odorantissimum;França), Esclaréia(Salvia Esclarea;França), Pau Rosa(Aniba Roseadora;Brasil), Canela–casca(Cynammomum Zeylanicum;Ceilão), Patchouli(Pogostemom Cablim; Índia), Vetiver(Vetiveria Zizanóides;Índia).
Estes óleos devem ser adquiridos em farmácias de manipulação, com o nome científico e o país de procedência. Os aromas devem ser sentidos e somente devem ser adquiridos os mais agradáveis para o gosto de quem está comprando. Podem ser utilizados os óleos isolados ou em combinação,para melhorar o odor. Exemplo: Ylang-Ylang é doce demais, mas, quando combinado com sândalo o aroma fica perfeito.
No difusor pode-se aplicar cerca de dez gotas, que podem ser divididas entre alguns óleos, o que é chamado de “blend”.
Exemplo:
Fórmula de Amadeiramento Provocante: 5 gotas de Sândalo, 2 gotas de Patchouli, 2 gotas de Pau Rosa,1 gota de Canela.
A manipulação para se criar um blend pode ser livre, pois o uso de até 10 gotas no difusor não causa nenhum risco para a saúde. O máximo que pode ocorrer é o aroma não ficar agradável. Caso isto aconteça, deve-se dispensar a mistura e passar para algo novo.
A Massagem com óleos essenciais
Pode-se utilizar os óleos isolados, ou seus “blends”, também em massagens para promover a fertilidade. Para isso, é necessário diluir os óleos essenciais em um óleo especial para massagem (carreador). Os melhores óleos para este fim são os óleos vegetais. Enquanto os óleos essenciais são voláteis e aromáticos, os vegetais são parecidos com o óleo de cozinha mas são puríssimos e prensados a frio, quer dizer, não vale pegar o óleo de girassol que você usa para suas frituras. São eles: Abacate, Germe de Trigo, Semente de Uva, Girassol, Gergelim, Amêndoa doce.
Existem hoje no mercado muitos óleos vegetais disponíveis. Os melhores são 100% naturais, prensados a frio, e custam um pouco mais caro do que os outros óleos para massagem comumente comercializados, que possuem o nome do óleo vegetal, mas, na verdade, são elaborados com óleo mineral, e devem ser evitados, pois engorduram a pele e não penetram adequadamente.
Atenção: é comum encontrar óleo de amêndoa e semente de uva no mercado, mas na verdade, são feitos de óleos minerais e não servem para o tratamento. É necessário ler o rótulo e procurar o óleo 100% natural, mesmo que seja mais caro. Para a massagem, o óleo vegetal é diluído na seguinte proporção: Para cada 100 ml de óleo vegetal, colocar 70 gotas de óleos essenciais (recomenda-se cuidado com o óleo de canela, pois pode ser irritante).
Meu Comentário: Livro bastante interessante, fica aqui dica de leitura para quem quiser saber mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...