SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sábado, 31 de dezembro de 2011

ESPECIAL FESTAS - 2012 : TUDO NOVO DE NOVO, BY RHAROMASY

Então, o assunto agora fica por conta dos Dragões (2012 é o Ano Chinês do Dragão) e as eventuais catástrofes que podem surgir.
Todos os assuntos neste momento dividem-se em promessas cumpridas e as não cumpridas. A dualidade expõe as fantasias, os desejos e a vontade da alma de acertar mais e errar menos.
Independente de tudo isso, os ideais e as idéias se misturam e então surge a primeira necessidade:  
O Equilíbrio - Com ele fica tudo mais claro, para enxergar mais longe e com isso traçar os ideais e ter as tão necessárias idéias para atingir metas. Este momento requer a busca dos instrumentos que oferecem as condições para alcançarmos essas metas: Fé, Perseverança e Dedicação.
Elas definitivamente nos testam o tempo todo para descobrirmos o quão forte elas estão em nosso caminhar, e, durante esse teste, novamente o Equilíbrio é requisitado, assim como a Paciência.
Revela-se então um ciclo que, quando superado permite a evolução para novos e maiores desafios. Aparece o gosto de uma satisfação deliciosa que só pode experimentar quem preparou todos os detalhes acreditando em cada um dos itens comentados até agora.
2012 Será um ano bom?
Será tão bom o quanto nos dedicarmos para que ele o seja.
As atitudes, sentimentos e emoções diárias, quando positivas, fornecem aos Chackras as energias para uma Qualidade de Vida muito melhor e com ela mais condições para superarmos todas as dificuldades. Sequencialmente, este equilíbrio nos dará mais condições para compreender tudo o que tiver que acontecer ao nosso redor.
É por tudo isso que em 2012 a Rharomasy estará renovando-se e crescendo para que cada vez possibilitar a vocês, clientes amigos e parceiros, condições necessárias para uma Vida com mais Qualidade junto ao berço sagrado das forças da Natureza, que transformam a vida de todos nós. Acreditamos, assim,  poder  fazer de nossas vidas algo muito melhor.
Feliz Ano Novo, Paz, Saúde, Paciência, Alegria, Fé e Perseverança, muitas descobertas interiores para um futuro calcado em passos firmes e seguros para um planeta melhor.
Esses são os votos da equipe Rharomasy para você que está sendo abençoado neste instante com uma nova página para um novo começo.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ESPECIAL FESTAS - DEPRESSÃO DE FIM DE ANO I, BY RHAROMASY

A face Oculta das Festas
Milhares de pessoas no nosso amado e  tão pouco preservado planeta clamam pela chegada desta época.
No entanto, o que para uns é uma época de muita esperança, sonhos e delícias para saborear, para outros não passa de um pesadelo. Para estas pessoas tudo são festas programadas contra sua vontade, presentes a serem comprados por obrigação, perdões com prazo de validade, desabafos e promessas, a obrigação de estar feliz e tudo regado com muita comida e bebida. Só que no seu interior, principalmente nesta fase de festividades, elas também carregam em si, lembranças de perdas, separações, reencontros por vezes desagradáveis e muitas, muitas, obrigações, gastos além da conta, estresse, depressão convivida o ano inteiro e a obrigação de parecer feliz no fim de ano.  
Outro ponto que se revela em forma de um fardo é a constatação frustrante de
poucas, ou às vezes nenhuma, realização em relação aos projetos arquitetados no final do ano anterior…
A retrospectiva é inevitável e avaliar o desempenho, então, é uma fatalidade. 
E vem os fantasmas proporcionais ao rigor que cada consigo próprio: 
O que realmente foi realizado? O que ficou só nos planos? O que ficou abaixo das expectativas? Onde foi obtido sucesso e onde houve fracassos ou falhas?
Dependendo do resultado e do rigor desta auto-análise, as possibilidades são 
Ansiedade, Depressão e/ou Angústia, Desespero...
Essas pessoas sofrem com sentimentos e emoções que, muitas vezes, elas só
conseguem classificar como uma “sensação ruim”, que dificilmente conseguem
explicar. 
E, como o ser humano quando quer, consegue piorar o que não poderia ficar pior, existem os "temperos certos", como a convivência obrigatória - por conta dos "encontros sociais" da época - com familiares ou "colegas" com os quais não se tem boas relações, despertando emoções difíceis de lidar. 
E nessas reuniões torna-se inevitável ter que suportar as comparações, do tipo quem foi mais bem sucedido nesse ano, quem passou de ano escolar, quem recebeu aumento salarial, quem foi promovido, quem namorou, quem casou, quem teve filho, quem entrou em férias mais cedo, enfim, coisas que acontecem em toda família e núcleo social.
E quem não desenvolveu a habilidade de lidar bem com isso, é mais vulnerável a essa situação ou considerou desfavorável a auto-análise, sofre demais. 
Nesse momento a revelação do contexto ocorre através de brigas (leia-se:lavar a roupa suja), tristeza e sensação de angústia, sentimentos que não encontram modos fáceis para se explicar.
Sem perceber, essas pessoas sem vêem o brilho dos fogos com o mesmo referencial das pessoas que vivenciaram algum tipo de guerra.
E ao já deixar planejado outro fim de ano com esta depressão convidada, existe a tendência das pessoas fazerem vários planos, traçar metas, iniciar projetos e trabalhar com uma expectativa emotivamente exagerada.
Então pensamos: "Dá para ser pior ?!"
Acredite: Dá!
A combinação de tudo o que expusemos, aliada aos excessos de comida e bebida alcoólica, overdoses, entre outros, levam ao trânsito frenético de ambulâncias nas ruas e os hospitais podem facilmente ser comparados aos hospitais em período de guerras. O estresse e a alta descarga de adrenalina pode potencializar o risco de um derrame ou ataque cardíaco. 
E para dar mais corpo a este cenário onde a saúde no Brasil expõe a sua pior 
face, a lista é acrescida por doenças circulatórias, gastrointestinais e insônia.
Com tudo o que falamos, a Torre de Babel tem o seu ápice com o aumento de
tentativas de suicídios e roubos nesta época.
Assim, podemos caracterizar a "depressão de Fim de Ano". Como o próprio nome sugere, é sazonal, acabadas as festas e toda agitação e estresse envolvidos, ela some como por encanto. Mas até lá...Segundo o CVV (Centro de Valorização da Vida), o número de ligações sobe 20% neste período crítico de Natal-Fim de Ano.
Antes de agradecer pelas demonstrações que o Universo lhe fornece de que você é um ser muito especial e que permitiu você chegar até aqui, perguntamos a você: você conhece ou viveu algum cenário similar ao narrado até agora? Como mudar esse cenário?
A mudança no mundo começa por você.
O que propomos é uma reflexão de algumas atitudes que podem nos ajudar a
escrever uma história bem diferente.
Vejamos:
1 - Um grande número de compromissos administrados em paralelo, representa
possíveis percalços que se transformarão em um grande e complicado emaranhado de fios sem início ou fim.
  • O primeiro passo é tentar não assumir mais compromissos do que se pode cumprir; defina prioridades que tenha certeza que possa realizar. (O papel e a caneta são excelentes recursos neste momento.)
  • O segundo passo é fazer uma auto-análise consciente e realista, deixando o orgulho ou vergonha de lado para contar com apoio de alguém de sua extrema confiança para ajudar na solução dessas questões.
  • O terceiro passo refere-se às festa de Natal e Reveillon propriamente ditas. Analise por quê familiares e amigos que provavelmente participarão desta festividade o incomodam. Caso interprete que uma conversa franca e esclarecedora será útil, promova um encontro prévio, sem "pedras nas mãos",  para resolver possíveis mal-entendidos, pois esta pessoa pode ser mais um aliado em sua jornada. Caso o motivo desta desunião sejam cobranças, verifique se elas partem do outro ou se é você mesmo quem se cobra um determinado desempenho e, não conseguindo atingi-lo, se incomoda com isso. 
O começo para ser verdadeiramente feliz nos próximos 365 dias é parar de se preocupar com o que os outros esperam de você. A sua perseverança e disciplina interior é que devem receber a sua atenção para que esta energia seja direcionada aos objetivos que foram determinados por você. Conscientize-se que só você pode viver sua própria vida, sem precisar se espelhar em valores externos, como realizar os sonhos que outros sonharam para você. Com esta  atitude verá que tudo ficará muito mais leve e claro ao seu redor.
Não perca a esperança! Para toda essa situação de Depressão há salvação. Veja mais dicas no nosso post Harmonização para o Reveillon.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

DROPS E DICAS DE DEZEMBRO - LENTILHA AJUDA A EMAGRECER - ISSO SIM É SORTE!

Todo Reveillon é Lei: tem que ter lentilha! Além de fazer parte do Cardápio das Festas, pois segundo as tradições, comer grãos nesse dia, especialmente a lentilha, traz prosperidade para o ano todo! Só que  a "mágica" da lentilha não pára por aí. Muito nutritiva, é excelente aliada na dieta equilibrada - potencializando nossa energia - e também nas dietas de emagrecimento. 

Atenção: Cuidado com os acompanhamentos. Complementos muito calóricos (linguiça, por exemplo) podem elevar as calorias às alturas.


POR QUE COMER LENTILHA?
  1. Rica em proteínas vegetais - mais do que o feijão;
  2. Substitui as carnes com vantagem pois é proteína com "zero" gordura, quer dizer, gera saciedade e favorece a formação de massa muscular, auxiliando na queima de energia.
  3. É light: só 93 calorias em 100g. de grãos.
  4. Rica em fibras solúveis - controla o Colesterol
  5. Rica em ácido Fólico - melhora a fertilidade
  6. Rica em Ferro - combate a anemia ferrosa
  7. Rica em antioxidantes - rejuvenesce pele e cabelos!
Se não bastasse tudo isso, ela combina praticamente com tudo: arroz, macarrão, farofa, frango, peixe, legumes, porco... prepare o que você quiser, sopa, salada, torta, pães!
Um grão realmente próspero! Que a riqueza dessa deliciosa iguaria se reflita em nossas vidas: saúde próspera, energia próspera,  quilos a menos (humor próspero!) é só alegria!!
Para fechar o artigo e correr para a cozinha, deixo uma receitinha light, fácil e rápida para este 31/12 (receita da Mariana Rodrigues):


SHOT DE LENTILHAS

Coma lentilhas de uma forma diferente: ideal para uma entrada bem tropical, é servida fria em tacinhas ou potinhos de sobremesa. Se preferir, monte em um recipiente grande de vidro e vá retirando as porções.
Ingredientes
200 g de lentilhas cozidas
Sal a gosto
1 colher de sopa de salsinha
100 g  de cream cheese ou creme de ricota                   
1 pitada de Canela  em pó
1 colher de chá Curry em pó                               
1 pitada de Cardamomo  em pó                          
2 Tomates picados em cubos                                  
50 ml Azeite 
Sementes de gergelim (claro ou escuro) a gosto
Pimenta a gosto
Preparo
1 - Tempere as lentilhas com sal, pimenta, salsinha picada e azeite de oliva, reserve.
2 - Em uma tigela tempere os tomates cortados em cubos com sal, pimenta, canela, curry e azeite.
3 - Tempere o creme de queijo com uma pitada do cardamomo.
Montagem: Em um recipiente, alterne as camadas de lentilhas, creme de queijo e os tomates temperados, teminando com os tomates. Por cima salpique sementes de gergelim.
FELIZ ANO NOVO A TODOS!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SAIBA MAIS - PROPRIEDADES MEDICINAIS E FUNCIONAIS DE ERVAS, PLANTAS E ALIMENTOS


Você já deve ter lido em nosso blog sobre algumas plantas, ervas ou mesmo alimentos e outras substâncias que apresentam propriedades funcionais. Conhecimento popular, herdado dos antepassados indígenas, esquecido por anos com o desenvolvimento da indústria farmacêutica, nos últimos anos a fitoterapia tem renascido como consequencia de pesquisas científicas que comprovam sua eficiência. Essa nova fase nos traz mais entendimento das funções terapêuticas, mas vem acompanhada de termos um tanto complicados para os leigos compreenderem.  E você? Sabe o que significam esses termos ou designações? Você consegue reconhecer pelo termo qual a função que a planta exerce no organismo? Pensando nisso, separamos alguns termos interessantes para  esclarecimento. Vejam algumas propriedades mais comuns:
Calmantes - Também conhecidas como sedativas, reduzem a excitação nervosa.  São indicadas para casos de ansiedade, insônia e stress. Entre as plantas calmantes estão o alface e as folhas do maracujá (o fruto não possui essa propriedade).
Estimulantes - Estimulam as atividades cerebrais, nervosas e vasculares. Também podem servir para acelerar o funcionamento de certos órgãos ou sistemas do corpo humano, como o coração e o tubo digestivo, por exemplo. O café é um dos estimulantes mais conhecidos e utilizados, por aumentar a energia e a disposição. O ginseng e a camellia sinensis (chás verde, vermelho,branco) também são exemplos de plantas com efeito estimulante.
Carminativas - Ajudam a combater os problemas causados pelo acúmulo de gases estomacais e intestinais, facilitando a expulsão desses gases do tubo digestivo, aliviando os incômodos. A hortelã-pimenta é uma das principais ervas carminativas, assim como o funcho.
Laxativas - Também conhecidas como purgativas, facilitam ou aceleram a evacuação, aumentando ou volume das fezes ou provocando o movimento dos intestinos. São eficientes também em casos onde é preciso eliminar rapidamente alguma substância tóxica que tenha sido ingerida. O seu uso merece cuidado, pois podem causas diarreias, desidratação e irritação das paredes do intestino. A aloe vera, a sene, e o ruibarbo são alguns exemplos de plantas que possuem esta propriedade. Entre os alimentos mais populares temos o tamarindo, a ameixa preta, melancia, chicória e espinafre.
Aperientes - Muito comumente utilizadas como tempero e especiarias, aumentam ou despertam o apetite. Alimentos e plantas com essa função ajudam o organismo a se preparar para a digestão, produzindo mais saliva e suco gástrico para receber os alimentos. Entre as ervas aperientes, encontramos a canela, o anis, o coentro e cominho.

Anorexígenas - Reduzem o apetite produzindo uma sensação de saciedade. entre as plantas mais utilizadas temos a losna, a genciana, o gengibre, jurubeba, feno grego. Entre os alimentos temos o Agrião.
Colagogas - Também chamadas Coleréticas - facilitam a secreção biliar , combatendo distúrbios digestivos. O Boldo é a planta mais conhecida e utilizada para esse fim. Menos conhecidas mas tão eficientes quanto, são a  Espinheira Santa e a Carqueja.
Diuréticas - Aumentam o volume de urina, facilitando a eliminação de toxinas e diminuindo o inchaço por acúmulo de líquidos. Melhoram o funcionamento dos rins, promovendo, com isso, a purificação do sangue e a excreção de substâncias tóxicas. Alimentos diuréticos auxiliam na perda de peso relativo a retenção líquida. Alguns exemplos de plantas diuréticas são a cavalinha, quebra-pedras e chapéu de couro.
Emenagogas - Provocam ou aumentam o fluxo menstrual. Indicadas para mulheres com problemas no ciclo menstrual ou com dificuldades para menstruar e proibidas para  grávidas. A sálvia e artemísia, são duas plantas que cumprem essa função.

Emolientes -  Ação calmante para a pele e outros tecidos que estejam inflamados ou irritados. Indicadas para tratar casos de abcessos, úlceras e outras inflamações. A malva, a linhaça e a calêndula são alguns exemplos de plantas emolientes.
AdstringentesAjudam a contrair os tecidos e órgãos do corpo, auxiliando a reduzir as secreções excessivas e preservar a umidade natural dos tecidos. Em geral, as ervas adstringentes são usadas para o tratamento de infecções da pele e mucosas (boca, garganta, intestinos e órgãos genitais). Elas podem reduzir os sangramentos, acabar com a diarréia e cicatrizar a pele. Entre as ervas adstringentes estão o açafrão e o confrei.
Antissépticas -  Combatem os germes que podem causar danos à saúde do organismo, agindo como desinfetantes. Elas podem ser usadas para desinfetar feridas ou tecidos internos. O eucalipto, por exemplo, funciona como antisséptico para as vias respiratórias. A Própolis e o óleo de cravo também são poderosos antissépticos. Entre os alimentos o alho é o mais poderoso.

Béquicas - São aquelas que atuam nas irritações da faringe. As plantas béquicas são aconselhadas para casos de tosse e dores de garganta causadas por irritação dos tubos respiratórios. O tomilho, o serpão e o pinheiro-bravo são exemplos de ervas com função béquica. O mel é um excelente alimento béquico.
Expectorantes - Ajudam eliminação do catarro das vias respiratórias. Por isso, são recomendadas em caso de tosse, sinusite, bronquite, gripe e/ou resfriado. Normalmente são utilizadas em chás e xaropes para aliviar as vias respiratórias e expulsar as secreções. Entre os expectorantes estão o alho, o tomilho e o agrião.

Febrífugas - Ou anti-piréticas, ajudam a combater ou reduzir a febre alta, causada por infecções ou outros males que acometem o organismo. Devem ser utilizadas com cuidado, pois a febre é um sintoma que acompanha doenças infecciosas. Por isso, antes de tentar acabar com a temperatura alta é preciso descobrir o que está causando a febre e tratar esse problema. A milfolhada, a sálvia e a camomila  febrífugas populares.
Lembramos sempre que toda utilização de ervas deve ser orientada por profissional qualificado (fitoterapeuta) para que sejam ingeridas as quantidades certas e pelo tempo adequado evitando o risco de sobrecarga ou intoxicação por excesso da substância ativa no organismo.


sábado, 24 de dezembro de 2011

ESPECIAL FESTAS - PARA UM NATAL MELHOR, BY RHAROMASY


Ainda que saibamos que o dia de Natal seja uma data convencionada, acreditamos muito na energia que esta data nos traz.
Essa energia vem de muitos corações espalhados em nosso globo e que acreditam que podem dar o melhor, para si e para os que estão ao seu redor.
E, contagiados por esta egrégora, nós da Rharomasy queremos agradecer pelos inúmeros presentes maravilhosos que este ano nos trouxe.
Estes presentes, em sua maioria, vieram em forma de pessoas muito especiais que nos deram muita felicidade com a oportunidade de superação para que, juntos, pudéssemos construir com perseverança e fé uma melhor qualidade de vida.
Àquelas pessoas que trouxeram muito amargor, rancor, ódio e desilusões em sua jornada neste planeta, as quais também conseguimos ajudar a escrever uma nova história de vida, o nosso muito obrigado.
Aos que ainda não conseguiram, também o nosso muito obrigado, pois são eles que reforçam em nós a determinação para melhorarmos muito e evoluirmos.
Aos nossos parceiros o nosso muito obrigado pelo presente de estarmos nas vidas uns dos outros.
Que essa união de presentes possa resumir em desejos a todos vocês de um Feliz Natal, com muita Luz, Saúde, Qualidade de Vida, Esperanças renovadas e Agradecimentos por tudo o que até o presente momento foi recebido, além da renovação do amor dedicado ao nosso Planeta, à Natureza e à Espiritualidade que precisa emergencialmente aflorar em cada um de nós, sempre.
Que esta Luz, ainda não materializada em nosso plano, seja moldada na forma do presente que representa a crença em uma forma de energia muito maior que se encontra em cada um de nós e em cada coração e mente, chamada de Jesus, Oxalá, Yeshua, Jeová...
E, como não poderíamos deixar de presentear...
A todos que vierem até nós por este post, ao realizar qualquer procedimento do site, receberá um presente by Rharomasy feito com muito carinho e 100% natural, é claro!
A todos vocês,
 Feliz Natal 
com muito carinho de todos da equipe Rharomasy.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

APRENDI COM MINHA AVÓ IV - RECEITINHAS DE BELEZA


Óleo de amêndoas para fortalecer as unhas. Na verdade, o óleo de amêndoas doces tem ação hidratante. Por isso, as unhas quebram menos. Também ajuda a hidratar as cutículas, evitando aquelas pelinhas que teimam em arrepiar.
Clara de ovo deixa o rosto mais firme - A clara do ovo é rica em albumina e tem efeito tensor, o que deixa a pele mais lisa e firme. A máscara com clara de ovo é indicada principalmente para peles oleosas.
Veja a receita:
1 clara de ovo
1 colher de mel
10 gotas de óleo de amêndoas

Bata a clara em neve, junte o mel e o óleo, aplique depois de higienizar e esfoliar a pele, deixe no rosto por 20 minutos, retire com água morna. 

Pôr rodelas de pepino nos olhos para acabar com as olheiras - O pepino tem propriedades tonificantes, que ajudam a clarear as manchas escuras, causadas pelo cansaço; olheiras genéticas precisam de tratamento especializado, com creme ou laser, de acordo com orientação do dermatologista. Prefira aplicar as rodelas geladas. Corte duas rodelas e deixe sobre os olhos por 20 minutos. Prefira fazer isso a noite, pois pode manchar a pele ao contato com a luz do sol.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ESPECIAL FESTAS NOSSOS PARCEIROS II - CEIAS, BY VITA NUTRIS


Dando sequência ao nosso Especial, segue o post da Nutri Camila Ferrabrás.

Final de ano se aproximando é sinônimo de festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas datas festivas são extremamente calóricos, ricos em gorduras e açúcares. 
Um consumo excessivo de calorias pode interferir significativamente na balança, e colocar a dieta do ano inteiro por água abaixo. É possível realizar uma ceia de Natal e Ano Novo mais saudável, com opções de alimentos mais light, sem sacrificar o prazer de uma boa mesa. 
Se você deseja uma ceia mais saudável,  não pode faltar:
  • Peru, lombo, 
  • farofa light, 
  • arroz bem colorido, 
  • saladas de folhas 
  • algumas nozes, castanhas  
  • frutas frescas (evitar compotas). 
  • Como sobremesa, optar pelo sorvete zero açúcar ou doces com frutas.
Mas, como comida representa muito mais em nossas vidas, principalmente nesta época, nunca é demais abordamos a "nutrição" emocional e energética que os alimentos também nos trazem: 
  • GRÃOS -Lentilha ou grão de bico: além de muito nutritivo, é o alimento que traz fortuna e representa RENOVAÇÃO. Como as ervilhas, as lentilhas também evocam morte e renascimento pois, do grão enterrado na terra renascem múltiplos grãos. 
  • Uva - esta fruta não pode faltar, pois atrai boa SORTE para o ano inteiro. No entanto, não exagere nas uvas, pois é a fruta mais rica em açúcar; coma de 3 a 5 gomos.
  • Peixe  está vinculado com a boa SORTE e o AMOR. Além disso, é riquíssimo em ômega-3, que é excelente para a cabeça e para o corpo.
  • Carne de porco - Para a CEIA DE ANO NOVO - Representa SAÚDE  e tem baixa taxa de gorduras. Além disso, o porco é um animal que fuça para frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já o frango, o peru ou o faisão não são uma boa pedida para a passagem do ano, pois todos os três ciscam para trás.
  • Romã: símbolo da FARTURA e da ESPERANÇA. É uma fruta riquíssima em nutrientes e ajuda a acelerar o metabolismo (emagrecimento).
ATENÇÃO COM AS BEBIDAS:
Cuidado! O álcool, além de não alimentar, tem muitas calorias. Se a intenção é perder peso, as bebidas alcoólicas precisam ser banidas (ou pelo menos bastante reduzidas) da dieta. Cada grama de álcool tem sete (7) calorias, enquanto um grama de proteínas ou de carboidratos tem quatro (4) calorias. Além disso, o álcool contribui para o aumento da gordura visceral (abdominal). Segue uma tabelinha para orientação.

Desejo a todos um ótimo Natal, e um Ano Novo repleto de felicidade e saúde!!!
Camila Ferrabrás Alho                                                                              Nutricionista                                                                                            CRN3: 32370/P

APRENDI COM MINHA AVÓ III - DOR DE GARGANTA

No verão a dor de garganta é muito comum principalmente devido a choques térmicos aos quais nos expomos nas compras de final de ano, por exemplo, entrando e saindo de lojas com ar condicionado ou tomando bebidas muito geladas. Aprendi com minha avó traz hoje algumas dicas de tratamento para aliviar sintomas como dor e rouquidão.

MEL- Além de delicioso, consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel foi comprovado cientificamente como sendo tão efetivo quanto os xaropes de marca, pois ajuda a hidratar a garganta, além de ser bactericida.
LARANJA QUENTE- esprema uma laranja, aqueça o caldo até ficar morno, retire do fogo e acrescente uma colher de mel mexendo bem para diluir. Além de hidratar a garganta, aliviando a tosse, também ajuda a reduzir os sintomas da gripe. No inverno, tome à noite antes de deitar e evite a friagem.
ALHO -no caso de dor devido a infecção, ele fortalece o sistema imunológico, auxiliando a recuperação. Amasse um dente de alho com casca batendo com o fundo da xícara para que ele rache.  Coloque o alho na xícara, ferva a água e derrame sobre o alho, abafando até amornar, também serve para gripe. Beba uma vez ao dia.
GARGAREJOS - Ajudam na assepsia da faringe e das amídalas, que inflamam também por acúmulo de resíduos alimentares.
1) água morna, sal e vinagre: o calor da água dilata os vasos e facilita a circulação do sangue na região, contribuindo para diminuir a inflamação. Além disso, sal e vinagre tem ação antisséptica.
2) folha de abacateiro com tanchagem: faça um chá com 2 folhas de abacateiro+2 folhas de tanchagem+1 copo de água. Preparo- Ferva a água e depois acrescente as folhas de tanchagem. Deixe ferver por 2 minutos e coe. Em seguida, acrescente as folhas de abacateiro e leve ao fogo para ferver novamente por 2 minutos. Espere esfriar e coe mais uma vez. Faça um gargarejo com este chá 3 vezes ao dia.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

APRENDI COM MINHA AVÓ II - BICARBONATO DE SÓDIO

Bom para tratar desarranjo estomacal - Presente em praticamente todas as cozinhas, onde é usado como agente fermentador e secante em determinadas receitas, o bicarbonato de sódio é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Quando ingerido, ele reage com o excesso de suco gástrico, tornando o pH do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo de água resulta é uma maneira fácil e barata de ajudar sua digestão. O gosto é meio ruim, mas o efeito é rápido. Para dar uma melhorada no sabor, experimente adicionar algumas gotas de limão.
Outras dicas: o bicarbonato funciona como um detergente e bactericida, bom para fazer bochechos e gargarejos, ajuda a clarear os dentes, inclusive - dissolva 1 colher de chá em um copo com água. Também é excelente para tirar cheiros da geladeira e do microondas. Dissolva uma colher de sobremesa rasa em uma xícara (250ml) de água e use para limpar toda a parte interna do microondas e da geladeira, fica limpinho e sem cheiro. Se algum cheiro impregnar seu microondas, coloque a solução em um copo de vidro e ligue por aproximadamente um minuto. Retire o copo e enxugue o vapor do interior do forno com papel toalha. Se o cheiro continuar, repita a operação deixando alguns segundos a mais até sair todo o cheiro. Uma pitada de bicarbonato na água do nebulizador ajuda a matar as bactérias do ambiente que podem piorar casos de sinusite, rinite e outros problemas respiratórios.

domingo, 4 de dezembro de 2011

INFORMAÇÃO INTRIGANTE - POLUIÇÃO ENGORDA!

Poluição em Haia, na Holanda
A notícia não é nova mas é muito curiosa...
Como se não bastassem as descobertas quase diárias de coisas e situações da vida moderna que são prejudiciais à saúde e ao bem-estar, há algum tempo pesquisadores da Universidade de Ohio, EUA, descobriram que o ar poluído pode causar aumento de peso, ansiedade e depressão! O estudo foi conduzido usando ratos como cobaias, mas não é improvável que os efeitos sejam semelhantes em humanos.
A EXPERIÊNCIA- Os ratos foram divididos em 2 grupos: um exposto totalmente a poluição atmosférica, outro a um ambiente com ar filtrado, durante 6 horas diárias por um período de 10 meses (praticamente metade da vida do rato). O ar contaminado continha partículas que simulavam a  poluição a que nos expomos diariamente nos grandes centros urbanos.
EFEITOS DA POLUIÇÃO: Comparados ao grupo 2, os ratos do grupo 1(expostos constantemente à poluição)
1) desenvolveram mais gordura abdominal
2) apresentaram níveis de açúcar no sangue mais elevados, aumentando o risco de diabetes tipo 2.
3) adquiriram um problema relacionado à resistência a insulina
4) apresentaram maiores níveis de ansiedade e depressão
Além de todos esses males, os cientistas também detectaram que a exposição prolongada ao ar poluído danifica  uma área do cérebro chamada hipocampo,causando problemas de aprendizagem e memória.
RESPIRAR AR POLUÍDO ENGORDA?
Com relação ao fato da poluição do ar engordar, os cientistas esclarecem que os poluentes podem provocar um aumento no número e tamanho das células de gordura facilitando o acúmulo na região abdominal. Além disso, os fatores detectados na pesquisa, se somados, podem levar ao desenvolvimento de obesidade.
Em adição a todos os malefícios da poluição para nossa saúde (agravamento de doenças respiratórias, cardíacas e diminuição da expectativa de vida), sabemos  que a vida nas grandes metrópoles, que tem um maior índice de poluição, frequentemente é estressante, um outro fator deflagrador da obesidade, devido a alterações emocionais e no comportamento alimentar causadas pelo stress.
OUTROS MALEFÍCIOS
Vários estudos detectaram também outros males causados pela poluição como elevação do risco de infarto, apendicite e até infertilidade, isso porque os agentes poluentes provocam inflamações e alteram o funcionamento do organismo.
INFARTO: O cardiologista Abrão Cury, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), liderou um estudo com 16 mil pacientes. “É uma cadeia de eventos que vão elevar as chances de piora dos sintomas de hipertensão. O ar poluído entra pelo pulmão, que funciona como uma grande esponja, e joga os poluentes na circulação sanguínea. Esses, por sua vez, provocam reações inflamatórias”, explica o médico.
INFERTILIDADE: A poluição também prejudica a fertilidade feminina e a gestação. De acordo com pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP, de cada oito mortes de fetos pelo menos duas podem estar relacionadas à qualidade do ar. No entanto, os pesquisadores explicam que os poluentes não causam o óbito, mas sim aumentam os riscos de morte. Cogita-se também a possibilidade de a exposição de grávidas à poluição afetar a capacidade intelectual dos futuros bebês que poderiam sofrer problemas em seu desenvolvimento cognitivo tempos depois, ao redor dos cinco anos de idade, estudos foram desenvolvidos na Cracóvia, avaliando e acompanhando bebês ao longo do crescimento. Outra pesquisa, da unidade de Toxicologia Reprodutiva e de Andrologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, atesta que gases tóxicos interferem na qualidade do sêmen, podendo ser uma das explicações para a infertilidade masculina.
APENDICITE - No Canadá, médicos da Universidade de Calgary estudaram  5.191 casos de apendicite em três hospitais da cidade durante sete anos e relacionam a alta da incidência da doença com os meses mais quentes do ano, quando as pessoas saem mais e, consequentemente, se expoem mais à poluição.
Bem, podemos constatar o que já sabíamos: o índice absurdo de poluição nos centros urbanos é um problema mundial e, apesar de algumas medidas já estarem surgindo para reverter esse quadro, é necessário nos conscientizarmos e buscarmos  formas mais "limpas" para vivenciarmos nossa urbanidade.

sábado, 3 de dezembro de 2011

SAIBA MAIS - ALEITAMENTO MATERNO


Amamentação e o resgate da beleza utilizando recursos naturais
A busca de informações por nossas clientes gestantes, que tem muitas dúvidas a respeito deste ato tão sublime, serviu de inspiração para contribuirmos com informações necessárias para todas as futuras mamães de plantão.
Quem acredita que amamentar não traz benefícios para ambos (mãe e bebê), começa de forma muito errada a caminhada no processo natural de ajudar a gerar uma vida.
Uma informação que, com certeza, agradará todas as mamães é que, foi comprovado que amamentar emagrece o equivalente a meia hora de corrida.
Se existe um bom motivo, entre tantos outros, este com certeza estimulará a quem busca recuperar a condição física pré-gestacional.
Durante o período gestacional o objetivo do organismo materno é oferecer as melhores condições possíveis para que o bebê seja gerado de forma eficiente e saudável. Para isso, os hormônios contribuem para uma boa reserva de nutrientes, que servirão de alimento para o bebê após o nascimento.
Então, acreditar que a mamãe sairá da maternidade com barriga tanquinho está fora de cogitação. Agora, acreditar que ela recupere o antigo peso e as medidas com o avançar dos meses, já é uma questão plausível, pois o organismo da mulher trabalha para diminuir o peso após a gravidez. É aí que entra o papel fundamental da amamentação.
AMAMENTAR AJUDA A PERDER PESO?
Deve-se ter em mente que a qualidade do que foi consumido durante o período gestacional fará toda a diferença para o bebê e no período pós-parto.
E vem a pergunta: - E como isso acontece?
O metabolismo da mulher torna-se acelerado para a produção do leite, que deve ser um alimento bastante nutritivo para que o bebê ganhe peso e se desenvolva com saúde.
Para produzir o leite é necessário o uso da energia materna, o que implica diretamente em um excelente e desejado gasto calórico.
Para se ter uma idéia de como é este gasto calórico, basta afirmar que para produzir leite para o consumo diário do bebê são necessárias 400 calorias doadas pela mãe, e isso equivale a meia hora de corrida moderada.
Muita Atenção!
O que faz a diferença neste momento é que o organismo entende a produção do leite materno como “perda de energia” e ele fará o possível para restituir esta energia e com isso garantir que a fonte de alimento para o bebê sempre esteja em dia. O caminho naturalmente encontrado é aguçar o apetite. Sem uma alimentação equilibrada e ajustada para este contexto, o efeito da amamentação na perda de peso pode deixar de existir.
Obviamente, atividades físicas de baixo impacto e sob rigoroso acompanhamento de profissionais qualificados e especializados na área da saúde e esportes, fará total diferença em acelerar o objetivo de restabelecer peso e medidas da recém-mamãe, sem colocar em risco a produção do leite para o bebê.
Uma dica saudável é praticar suaves caminhadas com o bebê, atentando sempre para os horários mais frescos e calmos do dia, assim ambos ganharão em saúde e bem-estar.
Atividades aeróbicas têm papel decisivo para alcançar os resultados ao final do período de amamentação, daí o clássico passeio com as crianças em praças e parques.
FALTA DE LEITE
E se a mamãe não conseguir produzir leite?
O assunto desperta a atenção e com ela, sensações como tristeza ou até mesmo depressão ou sensação de fracasso e incapacidade.
Esta limitação na produção do leite materno é chamada de hipogalactia.
CAUSAS DA HIPOGALACTIA - Quando ela ocorre, é necessário investigar a real causa e orientar que o aleitamento ocorra com maior freqüência, oferecendo as duas mamas e com tempo para que o bebê faça o esvaziamento completo. Existem dois tipos:
Hipogalactia primária - ocorre desde o início do aleitamento e depende diretamente das glândulas mamárias, originada por fatores como alimentação inadequada da gestante durante a gestação e por questões de ordem psicossomática.
Hipogalactia secundária - ocorre mais tarde, geralmente por erro de técnica, sucção ineficiente, malformações, conformação dos mamilos, o que resulta em um esvaziamento incompleto das mamas. 
EVIDÊNCIAS - Os principais sinais de baixa produção láctea são:
1-  Insaciedade do bebê após as mamadas
2-  Aumento da demanda do bebê
3-  Menos que 6 fraldas molhadas em 24 horas
COMO CORRIGIR UTILIZANDO RECURSOS NATURAIS
Para contornar esta questão algumas ações são determinantes para alteração do quadro:
  • melhorar a dieta da mãe com uma orientação adequada;
  • aumentar o consumo de água;
  • amamentar o bebê à noite (período em que há maior secreção de prolactina). 
  • Em casos extremos é possível realizar intervenção com galactogogos, que são ervas e medicações capazes de estimular a produção de prolactina e ocitocina.
  • Outro recurso eficaz e que fornece excelentes resultados é o uso de Acupuntura sem agulhas (Stiperpuntura, sementes);
  • e uso de florais, que devem ter formulação personalizada. Além de auxiliar nas questões emocionais,os florais estimulam a produção de leite e um maior aproveitamento deste momento tão especial.
Esperamos com estas informações favorecer mais cenas felizes como as deste post.
Autor: Antonio de Alexandre S.Filho - Terapeuta Naturista especializado em Acupuntura auricular e sistemica com e sem agulhas.


Veja como se preparar para amamentação vídeo do Ministério da Saúde

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NOTÍCIA IMPORTANTE- CÓDIGO DE ÉTICA EM COMPRAS COLETIVAS


LANÇAMENTO DO  CÓDIGO DE ÉTICA - A iniciativa é do Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - criado em Junho deste ano - que reúne as principais empresas do setor, responsáveis por 85% do volume total – dos quais 80% estão nas mãos de três delas: ClickOn, Groupon e Peixe Urbano. Ao todo, há cerca de 1200 sites de compra coletiva em atividade no país. Depois que as líderes no ramo de compras coletivas enfrentaram problemas recentes com órgãos de defesa do consumidor, quando o Procon de São Paulo autuou as três maiores empresas do setor - com uma expectativa de serem multadas em até 6 milhões de Reais cada por infrações como: não assumir a garantia de qualidade dos serviços e produtos oferecidos, não deixar claro o percentual de desconto e negar a devolução de valores - o setor de compras coletivas anunciou nesta terça (29/11/11) o lançamento de um código de autorregulamentação para disciplinar as práticas no segmento que mais cresce no e-commerce brasileiro.
ABUSOS FEREM O CÓDIGO DO CONSUMIDOR - De Janeiro a Setembro deste ano o Procon recebeu cerca de 770 queixas contra sites de compra coletiva e, em outubro, o Idec publicou uma pesquisa apontando que os quatro maiores sites de compras coletivas do país recorrem frequentemente a práticas ilegais. Foram detectadas irregularidades em todo o fluxo do processo: desde os termos de uso acordados a falhas na entrega dos produtos e preços inflados para simular um desconto maior que o real. De acordo com o estudo, os portais avaliados pecam por se isentarem das obrigações que lhes seriam devidas. Colocam-se apenas como intermediários, alegando que quaisquer prejuízos devem ser reparados somente pelos parceiros  (estabelecimentos fornecedores do produto ou serviço), o que acaba colocando o consumidor no meio de um jogo de empurra. Segundo Guilherme Varella, advogado do Idec, "o site de compras coletivas faz parte da cadeia de fornecimento de produtos e serviços, pois atua na etapa de oferta, publicidade e transação financeira dos compradores. Não há o que justifique a isenção ou diminuição de sua responsabilidade", disse.
O CÓDIGO - Segundo o Acessor Jurídico do Comitê, a autorregulamentação prevê regras mais claras para as boas práticas em compras coletivas, como:
1) não permitir ofertas falsas (na qual o preço original é inflado, criando um desconto ilusório);
2) sistemas mais claros de opção aceitar/sair de mailing de ofertas; 
3) não realizar vendas que infrinjam a lei, como produtos importados sem a cobrança das taxas alfandegárias e desrespeito a códigos de classe (serviços médicos e de fisioterapia, por exemplo).
"A implantação de uma autorregulamentação é, de certa forma, uma maneira de nos anteciparmos a uma legislação específica para o setor, que pode engessar o segmento", argumenta.
PROCONS - Para o assessor jurídico, os recentes problemas com os órgãos de defesa do consumidor devem-se, boa parte, à falta de conhecimento de como funciona o segmento, ainda relativamente novo. "Estamos tendo várias reuniões com eles para explicar o que são as compras coletivas", diz. "Não somos varejistas", argumenta. "Estamos nos esforçando para deixar claro o que é responsabilidade de quem nessa relação", afirma. Os Procons precisam entender que, quando há algum problema na entrega do serviço/produto, o máximo que o site de compra coletiva pode fazer é devolver o dinheiro. Segundo ele, as conversas com os órgãos de defesa têm sido amistosas. "Eles estão vendo que somos empresas sérias, que ninguém está aqui para dar golpes nos consumidores", diz. "Afinal, nem eles previam essa situação (em que há um intermediário na venda)", argumenta.
Outro ponto a ser considerado é a proporção de problemas em relação ao total de vendas. De acordo com o acessor, o setor vendeu, ao todo, mais de 2 milhões de cupons este ano – com apenas 767 reclamações no Procon. "O barulho está muito mais alto do que a real proporção", argumenta.
O QUE VEM A SEGUIR - Após a aprovação do código de ética e autorregulamentação, os próximos passos do comitê serão a divulgação de uma Cartilha de Orientação aos Consumidores e de um Selo de Qualidade em Compras Coletivas, ambos previstos para este mês. "Quem seguir o código poderá exibir o selo no site", explica. As empresas que fazem parte do comitê já contarão com essa certificação a partir de dezembro. 
Vale lembrar aqui, que a exemplo do Conar (que regulamenta as propagandas), a adesão ao Comitê e-commerce é livre e voluntária.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...