SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

SAIBA MAIS PILATES - A VIDA EM PLENO EQUILÍBRIO


Se você busca qualidade de vida, bem-estar, saúde, equilíbrio mental e físico, o método Pilates proporciona tudo isto para você. 
Desenvolvido durante a 1ª Guerra Mundial por Joseph Hubertus Pilates (1883-1967) - esportista alemão, autodidata que estudou fisiologia, anatomia e medicina oriental e ocidental - o método Pilates tem como objetivo promover uma consciência corporal, usando-a de forma eficiente e aprimorativa no seu dia a dia; com a prática regular dos exercícios acaba-se adquirindo maior resistência e força muscular além de proporcionar melhora de quadros patológicos.
O sistema tem várias influência como o Hatha-Yoga, exercícios gregos e romanos, 
meditação Zen entre outros.
Pilates estabeleceu alguns princípios para a prática dos exercícios.  
A saber: centro, respiração, concentração, precisão, controle e movimento fluído.

  • Centro ou casa de força (Power House): o centro é a alma do método, pois é lá que se originam os movimentos; também é lá que ocorre a proteção da nossa coluna vertebral durante o movimento.
  • Respiração: ajuda na concentração para a prática do exercício, mantém a oxigenação sanguínea. Em todos os exercícios os movimentos devem ser executados na fase expiratória e a preparação na fase inspiratória.
  • Concentração: os exercícios devem ser executados com muita atenção, pois o que vale não é a quantidade e sim a qualidade do que está sendo executado.
  • Precisão e Controle: Deve-se perceber o movimento que está sendo feito e a qualidade deste movimento gerando assim um controle da ação.
  • Movimento Fluído: a harmonia em realizar o movimento em todo seu arco e sua beleza de forma lenta e que o seu corpo perceba o que está ocorrendo em todo seu percurso. 

O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as faixas de idade cada uma com sua particularidade trazendo diversos benefícios como: maior flexibilidade,
melhora na postura, perda de peso, aumento da consciência corporal, aumento da resistência muscular, trabalha o corpo como um todo, promove alívio de dores além de uma vida mais saudável.
O método hoje em dia também é utilizado para reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência motora.


"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade – SAÚDE e FELICIDADE". Joseph Pilates, 1934.


Post gentilmente cedido por 
Dra. Joice Santos, fisioterapeuta integrante do grupo de profissionais Rharomasy
- Crefito:39969 - LTF. Especialista em:
Pilates - Adulto, Criança, Idoso e Gestante
Fisioterapia - Neurológica, Ortopédica e respiratória.
Zen Shiatsu
Ginástica Laboral
Massagem Ocidental Desportiva
Quick Massage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...