SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

APRENDI COM MINHA AVÓ 2 - PEDRA NOS RINS

Os cálculos renais, mais conhecidos como pedra nos rins, ocorrem quando há cristalização de substâncias, como sais minerais, cálcio e ácido úrico, no aparelho urinário. Essas substâncias se separam da urina, formando as pedras. Em geral, a urina possui inibidores, que impedem a formação dos cristais, mas quando esses falham por algum motivo, os cálculos podem surgir.
É importante beber muita água (de 2 a 3 litros por dia), para evitar a formação de cálculos. A ingestão de líquidos também facilita a eliminação das pedras, quando elas tem tamanho inferior a 5mm. Saiba que a presença de pedras no trato urinário pode causar problemas de saúde mais sérios. Consulte um médico assim que sentir qualquer sintoma de desconforto ao urinar ou dor persistente ou aguda na região lombar, logo abaixo da cintura. Como tratamento auxiliar, enquanto espera a pedra sair, você pode utilizar essas duas receitas:
1) BANHO DE ASSENTO: Acredite, mesmo aplicado externamente, ajuda o organismo a expelir os cálculos pequenos e melhora o funcionamento dos rins.
Você vai precisar de:
1 punhado de cavalinha;
1 punhado de cabelo de milho;
1 punhado de quebra-pedra;
1 punhado de folhas de abacateiro;
2 litros de água.
Preparo: Em uma panela grande, leve a água e as folhas ao fogo, até levantar fervura. Retire do foogo, coe e coloque o líquido em uma bacia grande o suficiente para que possa sentar dentro dela. O líquido deve cobrir toda a região pélvica. Se você tiver um ofurô pequeno, pode utilizar. Espere esfriar um pouco e se sente na bacia. O banho deve ser feito 2 vezes por semana, com duração de 10 minutos cada um.NOTA: caso não dê para fazer o banho, pode fazer compressas com toalhas, apesar de mais trabalhoso, pois você precisará de ajuda de outra pessoa.
2) COMPRESSA DE GENGIBRE - A gengibre é um estimulante circulatório, anti-inflamatório e termogênico, melhora o fluxo sanguíneo na região, facilitando a locomoção da pedra.
Você vai precisar de:
1 pedaço de raiz fresca de gengibre de uns 10cms
1 litro de água
Preparo: Ferva a água, coloque a gengibre em pedaços e abafe por 10 minutos.
Faça compressas com toalhas sobre o rim afetado. Vá trocando as toalhinhas até a água esfriar. Faça a compressa 2 vezes ao dia até expulsão da pedra.

sábado, 28 de janeiro de 2012

SAIBA MAIS - O QUE É HLDG


Odiada e temida por todas nós, a Hidro Lipo Distrofia Ginóide, ou Celulite é uma alteração de gordura e tecido subcutâneo, enfermidade (!?) que afeta em sua maioria as mulheres, independentemente de idade, peso ou volume e se caracteriza pela edematização (inchaço) e acúmulo de gordura com alteração distrófica (degenerativa) em algumas áreas do corpo. 
Mesmo que isso não constitua um problema de saúde grave, produz efeitos desagradáveis sobre a pele aumentando o seu volume e sensibilidade com a presença de nódulos característicos. 
O tamanho das células adiposas aumenta, elas deslocam as fibras de colágeno e começa a degeneração do tecido da epiderme, causando o que comumente se chama de casca de laranja. 


POSSÍVEIS CAUSAS
  • Problemas hereditários;
  • Sobrepeso;
  • Alterações hormonais - principalmente pré-menstruais ou na menopausa;
  • Alterações depurativas como problemas renais ou do sistema linfático;
  • Maus hábitos alimentares - esse é um dos fatores mais incidentes em alguns países do mundo, dada a maneira de preparar e comer os alimentos;
  • Gravidez;
  • Determinados medicamentos;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de refrigerantes álcool, alimentos com conservantes;
  • Outras: fumo, anticoncepcionais, psicotrópicos, antidepressivos etc.

REGIÕES DO CORPO MAIS AFETADAS
  • Panturrilha
  • Músculos anteriores
  • Músculos posteriores
  • Face interna dos músculos 
  • Glúteos 
  • Abdômen 
  • Braços 
  • Costas 
  • Pescoço 
  • Busto 
  • Joelhos 
  • Regiões com alto grau de obesidade

SÓ PARA MULHERES?
A genética é ingrata com as mulheres que a partir da puberdade passam a acumular gordura nos flancos, quadris, nádegas e coxas como uma forma de defesa natural - é o corpo se preparando para a reprodução. 
Os homens não passam por isso. Pelo menos não a maioria deles. 
Atualmente, devido à vida sedentária e estressante somada a maus hábitos como fumar e beber, alguns  homens de meia-idade com tendência a retenção líquida e sobrepeso - o que também é mais frequente - podem apresentar um pouco de celulite. 
Mas para alguns deles o problema também tem a ver com hormônios: Homens que possuem deficiência de andrógeno (apenas um em 200) não produzem hormônios como a testosterona em quantidades normais. 
Menos testosterona significa um decréscimo de massa muscular e um aumento de gordura no corpo, oferecendo uma condição favorável à celulite. 

TIPOS DE CELULITE

COMPACTA: 
de consistência dura à apalpação e habitualmente muito dolorosa à exploração manual, aparece usualmente na adolescência. 
Se conhece comumente por CASCA DE LARANJA. 
Vemos normalmente a pele de uma pessoa jovem que parece compacta mas quando apalpamos se formam os grânulos, grumos de gordura que tendem a ser pequenos mas numerosos.






EDEMATOSA: tem consistência pastosa que ao ser apalpada deixa marcadas as depressões. Afeta músculos, joelhos e pernas.


FLÁCIDA: é de consistência esponjosa e frequentemente companhada pela flacidez da pele

MISTA: é a combinação das anteriores em diferentes zonas corporais. Por exemplo, uma pessoa pode apresentar flacidez nos glúteos com sulcos formados por adiposidades que descem pela coxa posterior, apresentando também flacidez nas costas
COMO COMBATER
A total eliminação da celulite é complicada e não a vai ocorrer com a aplicação de um único tratamento, é necessário atacá-la de vários lados, com o objetivo principal de promover a circulação sanguínea. 
É preciso mudar o ESTILO DE VIDA, seguir uma série de hábitos alimentares e combiná-los com exercícios regulares e um ou mais tratamentos localizados, como a crioterapia, massagem redutora, vinhoterapia, drenagem linfática, e tratamentos estéticos com aparelhos específicos para cada tipo de apresentação celulítica combinados com cosméticos apropriados com ativos especiais
Antes de qualquer procedimento é necessário passar por avaliação médica e nutricional para recomendação alimentar e detecção da causa do distúrbio e técnica a ser utilizada, por terapeutas ou esteticistas habilitados.

ALERTA: 
Como qualquer outro tratamento terapêutico ou estético, é necessário que se cumpra a série de sessões recomendadas e seja seguido o programa complementar a ser feito em casa, seja alimentação, exercícios ou aplicação de cosméticos específicos. 
Lembre-se que o bom resultado depende 60% da sua boa vontade e determinação.

DICA
Para ajudar na eliminação de líquidos, temos uma receita de suco para detonar a celulite, ele ajuda a tratar e também a prevenir a indesejada HLDG.

Ingredientes:
1 folha de couve
1 castanha
1 noz
1 maçã
1 copo de água de coco

Preparo:
Bata tudo no liquidificador e Beba o suco assim que ficar pronto aproveitando todas as vitaminas, o ideal é beber todos os dias para ter resultados satisfatórios rápidos, é possível ver resultados logo na 3° semana que estiver consumindo o suco diariamente procurando sempre manter as dicas citadas acima.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

APRENDI COM MINHA AVÓ 3 - VINAGRE PARA QUEIMADURA DE SOL

De repente o dia estava nublado, você se descuidou e não usou protetor solar ou então ficou tempo demais fora do guarda sol ou sob o reflexo da água.
Resultado: pele vermelha e ardência. 

Surpreendentemente, minha avó ensinou que 

1) aplicar vinagre, puro ou diluído, na pele com um borrifador pode aliviar as dores. O vinagre de maçã é o mais indicado por ser mais suave e ter menos cheiro. Quem usou, diz que funciona.
veja outras dicas:

2) Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha umedecida em solução de água com vinagre (ou apenas água) também ajuda a refrescar. 

3) O Vinagre de Maçã também deve ser utilizado topicamente para queimaduras de água viva imediatamente após o contato com a pele como ação de primeiros-socorros a fim de neutralizar os agentes tóxicos. Primeiro lave abundantemente o local com ÁGUA DO MAR (JAMAIS água DOCE, que estimula liberação de mais toxinas) depois aplique o vinagre com compressas de algodão ou despeje diretamente na lesão e corra para o pronto-socorro.

4) Se uma grande área do corpo foi afetada, você pode  tomar um banho com água morna temperada com 1 copo de vinagre.
OBS.: o uso do vinagre também é indicado em caso de queimadura química (nunca lavar com água), pois o ácido entra como um neutralizador dos agentes que penetram e reagem rapidamente na pele.

Não esqueça : QUEIMADURA É COISA SÉRIA, mesmo quando parece superficial. Estas dicas são apenas para aliviar  a dor na hora da crise. É IMPRESCINDÍVEL que você se dirija a um pronto atendimento para avaliação adequada e recomendação de tratamento tópico eficaz.

SAIBA MAIS - LIMÃO AMADO


"Se a vida te der um limão...." agradeça e faça dele uma deliciosa limonada. Uma fruta tão abençoada como esta pode oferecer oportunidades excelentes para quem busca melhorias na qualidade de sua saúde. Devemos lembrar que ações preventivas através de sucoterapia valem muitíssimo mais que remédios caros e que muito possivelmente deixam os indesejáveis efeitos colaterais, quando não uma passada no médico ou hospital, desnecessariamente. Para se ter uma ideia do seu potencial, existem livros inteiros só abordando as ilimitadas formas de usos e recursos que ele pode oferecer. Este post irá trazer um pouco deste universo de soluções que o limão oferece.
POR QUE CONSUMIR LIMÃO É BOM? 
• Além de ser rico em vitamina C, possui nutrientes importantíssimos para um organismo saudável, tais como tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. 
• Ativa o sistema imunológico, sendo assim, muito poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais. 
• Na casca existe um princípio ativo chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, auxilia no controle de ácido úrico, o excesso de colesterol ruim (LDL) , e até mesmo previne o câncer. 
• O consumo de  1 copo de limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal para os praticantes de esportes. 
• Para quem tem azia e gastrite ele representa a benção pelo fato de ter em sua constituição substâncias que facilitam a digestão e ajudam no controle dessas doenças. 
• Aos que buscam emagrecer ele realmente  ajuda no emagrecimento (perda de gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular). 
• Se o dito até agora não é o suficiente para estimular o consumo desta excelente fruta, saiba que ele é o maior referencial existente na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo) e prevenir a ação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce. 
• O limão também é associado com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.
QUAL O MELHOR TIPO DE LIMÃO?
Limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.
Todos são excelentes e com propriedades semelhantes, escolher vai depender apenas do seu paladar, alguns são mais aromáticos, como o cravo e o siciliano.
QUANTO CONSUMIR PARA OBTER OS BENEFÍCIOS?
O ideal é 1 limão por dia. É melhor beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por completo.Recomendamos tomar diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), para descongestionar e desintoxicar o organismo, promovendo todos os benefícios mencionados. 
Curiosidade:
No estado natural, o limão tem como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, que quando em contato com o interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão em um neutralizante da acidez interna. 
Receitas preciosas:
1) Suco para beneficiar o intestino e combater envelhecimento precoce- Bater o suco fresco de dois limões com 1 maçã fuji inteira e uma colher de semente de linhaça dourada triturada. 
2) Suco para acelerar o metabolismo- Bater o suco fresco de um limão com uma colher de chá de canela em pó e meia colher de sopa de mel de abelha
3) Suco para melhorar a digestão e ajudar a emagrecer - Bater o suco fresco de dois limões com duas fatias grossas de abacaxi e uma folha de couve crua. 
4) Suco para ativar o sistema imunológico- Bater o suco fresco de 1 limão c/ casca, uma colher de chá de gengibre ralado, três acerolas e  uma laranja lima. 
5) Suco desintoxicante, contra ansiedade, combate a insônia e ativa a memória- Bater o suco fresco de dois limões com cinco folhas de alface (qualquer tipo) e suco de uma laranja (qualquer uma).
COM CRAVO
Pergunta: Você sabe o que dá associar Limão e Cravo ?
Resposta : Repelente natural e delicioso.
Dois potentes bactericidas, aliados são bombásticos, além de muito aromatizantes. Apesar de ser querido em muitas casas, ele não tem o mesmo carisma dos mosquitos e formigas. Associado ao cravo, ajuda no combate do temeroso Aedes Egypt. Experimente colocar três ou quatro partes de limão com cravos espetados e espalhe pela casa. Além dos mosquitos ele afasta as formigas.
LIMÃO BELEZA: O fim de joelhos e cotovelos grossos e escurecidos começa com o uso do limão, assim você não necessita investir em cremes e loções 
especiais. Para isso com um limão fresco recém cortado e esfregue-o onde a pele está grossa. O ácido irá amaciar os pontos grossos da pele e também
clareará as áreas mais escuras. Nunca faça isso em ambientes abertos onde tenha acesso ao sol pois o ácido cítrico em contato com o sol pode manchar e queimar a pele causando bolhas. Espere 5 minutos e enxague com bastante água. Aplique um bloqueador solar em seguida.


Depois de descobrir tantos benefícios, saiba que as dificuldades na vida - como limões azedos - são instrumentos valiosos para melhorias contínuas em mãos sábias, assim como sugere o título.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DROPS E DICAS - PACIENTE, INTERAGENTE OU IMPACIENTE?


QUAL DELES VOCÊ É? 
O termo "Paciente" remete a passividade. Aquele que espera passivamente (e com paciência) que as coisas se resolvam. 
A maioria de nós quando vai ao médico ou outro profissional da saúde, se submete ao diagnóstico, pega a receita e toma o remédio esperando "passivamente" que o remédio aja e cure o mal que nos atormenta. 
Isso é ser PACIENTE.

O IMPACIENTE - É aquele que acredita na fórmula de dose única que deve resolver tudo em uma única tomada, além de ter sabor agradável e um valor super acessível. Ao leitor pode parecer exagero, mas é a absoluta realidade com que muitos profissionais se deparam. Este tipo de postura faz com que ele (o impaciente) inicie vários tratamentos e não conclua qualquer um deles. Esse descomprometimento faz surgir, na maioria das vezes, reações adversas e algo que era de simples resolução passa a ter uma dimensão cada vez mais difícil de resolver. Com esta postura já é possível identificar que os problemas de saúde e pessoais na vida desta pessoa existem em decorrência da forma como ela se coloca diante das situações vividas. Geralmente tudo é pano de fundo para questões existenciais, como o orgulho, que a faz acreditar que o mundo deve girar em torno do seu modo de pensar - egocentrismo. E o mais importante de tudo é saber que ninguém amanhece com uma artrose, obesidade ou diabetes. Elas levam anos entre surgir e se manifestar e não serão eliminadas de forma mágica.

Com relação ao INTERAGENTE, consultando algumas literaturas nos deparamos com este termo que assumimos como ser o mais apropriado principalmente para as práticas terapêuticas naturalistas. 
Veja a definição: interagente é o termo designado para a pessoa que o naturólogo cuida, por transmitir uma noção de co-responsabilidade. "Interagente é aquele que interage, interagir significa agir mutuamente." in Aurélio Sec.XXI

Todo profissional que trabalha com saúde e processos de cura (médicos, terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos,etc.) sabe que, por mais que o profissional se esforce, 60% do resultado (no mínimo) dependem do próprio Interagente que necessariamente precisa se envolver e se comprometer com o tratamento para que sejam obtidos resultados positivos. Não importa qual seja o problema nem o tratamento. Vejamos o caso de alguém que está passando mal do estômago e procura um médico para curá-lo, primeiramente o médico fará um diagnóstico e exames para descobrir qual a patologia. Para alívio imediato do sofrimento, ele receitará um remédio que tratará de reduzir consideravelmente os sintomas (o efeito) do mal, mas para tratar a origem (causa) ele necessariamente recomendará uma dieta restritiva além do consumo de  alimentos benéficos para a recuperação do organismo debilitado. Nesta hora entra em ação o comprometimento pessoal do indivíduo consigo, conscientizando-se da importância de sua atitude para obtenção da cura. Médicos e terapeutas não são deuses nem magos que "tiram com a mão" o seu mal. 

SEJA INTERAGENTE
Comprometa-se consigo mesmo assumindo ser responsável pelo seu bem-estrar e qualidade de vida, consciente de que pode contar com a ajuda de profissionais que são orientadores e facilitadores para suas descobertas, apontando caminhos a serem trilhados por seus próprios pés. 
É claro que deve existir um bom senso para não se deixar submeter a tratamentos que se arrastem por um período muitíssimo longo. Mas, como costumamos dizer: "O pó do perlimpimpim, só na Disney". Lembre-se que faz parte do sucesso de um tratamento a empatia e integração entre o cliente, o profissional e o tipo de tratamento.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

APRENDI COM MINHA AVÓ 1 - BATATA-DOCE PARA DOR DE DENTE

 Uma das piores dores que existe, a dor dente pode ocorrer por vários motivos. Se não for tratada, corre-se o risco de uma infecção nos dentes e gengivas se espalhar para o resto do corpo, levando a problemas mais graves. Sabemos que algumas bactérias desse tipo de infecção podem chegar ao coração causando sérios danos. Por isso, é importante manter a higiene bucal em dia e visitar o dentista com regularidade. Mas, para o caso de uma emergência, se a dor de dente apertar, você pode recorrer a algumas receitas caseiras, como o chá de cravo da índia ou de folha de batata doce, que diminuirão a dor momentaneamente até você poder ir ao dentista: Faça um chá com 1 folha de batata doce +1 xícara de água.
Preparo: Ferva a água e acrescente a folha de batata doce, picada em pedaços pequenos. Deixe a mistura ferver mais um pouco e retire do fogo após alguns minutos. Coe, espere ficar morno e faça bochechos várias vezes ao dia, sempre com um chá fresco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...