SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

quarta-feira, 11 de março de 2015

DANÇA: UMA TERAPIA DE CORPO E ALMA II - Dança Cigana


O povo cigano como geralmente referenciamos, tem sua história envolta em mistério e magia.
A modalidade “Dança Cigana” com suas formas de expressão e alegria, tem encantado gerações através dos tempos. 
Desse encantamento surgiram várias crenças infundadas originando um arquétipo nem sempre verdadeiro dos ciganos e principalmente da “cigana”, rotulada como sedutora e feiticeira.

Por este motivo, atualmente as aulas de Dança Cigana tem por objetivo orientar sobre a cultura e tradições da etnia cigana e seus variados estilos de danças.

Muito popular entre as mulheres por despertar a feminilidade, sensualidade, delicadeza e sutileza dos movimentos, também vem gradualmente ganhando adeptos no público masculino, que geralmente procura - junto com a parceira - para aulas de dança de casal.

Por serem nômades os ciganos tiveram sua dança e costumes influenciados por vários países por onde passaram como Índia, Oriente Médio, Rússia, Espanha, Portugal, Itália, o Leste Europeu.
Essas influências incorporaram-se e mesclaram-se dando origem a vários estilos que expressam todo o sentimento, alegria e espontaneidade, característicos da Dança Cigana.

BENEFÍCIOS
Além do prazer inerente à atividade – pois dançar, movimentar-se ao som ritmado e envolvente, liberta nossa alma - nos traz inúmeros benefícios, como a percepção corporal, mental e energética, trabalha os aspectos físico, psíquico e bioenergético, desenvolvendo a criatividade e a sensibilidade, por isso se adapta perfeitamente à prática da Dança Terapia, podendo ser utilizada como canal principal ou complementar.

Físicos 
  • Auxilia na correção postural;
  • Reeduca a respiração;
  • Melhora no condicionamento físico;
  • Auxilia na queima de calorias;
  • Aumenta a flexibilidade e o equilíbrio corporal.
Psicológicos
  • Resgate do “eu” interior;
  • Na mulher, resgata a essência do feminino;
  • No homem, resgata a essência do masculino;
  • Desperta a autoestima e a autoconfiança;
  • Socialização e integração interpessoal;
  • Reduz a resistência à exposição pública.
Bioenergéticos
  • Auxilia o equilíbrio da energia Vital;
  • Facilita a reorganização dos chacras;
  • Ajuda no desbloqueio energético;
  • Reconexão com os 4 elementos da natureza através dos movimentos, sons e cores trabalhados.
Dança em grupo, típica do Leste Europeu
Agradecemos a consultoria da professora e terapeuta Rita Rowena para este artigo.

Paz e Luz a todos!

terça-feira, 10 de março de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E OS CHAKRAS


O SENTIDO DA ÁGUA NAS NOSSAS VIDAS
Diante do terror instalado em torno da água ultimamente, republicamos  um post de 2012, que continua atual em 2015, e talvez faça até mais sentido abordarmos o tema hoje. 

Conheça a água em seus aspectos holísticos
Alguns fatores nos impulsionaram a republicar o post:

  1. Obviamente, a crise da água;
  2. 22 de março é o Dia Mundial da Água;
  3. Este é um ano dedicado especialmente a nossas emoções, regido por Ogum, o senhor primaz da Água. 

Boa leitura.

Essencial para a manutenção da vida, a água alimenta e nutre não apenas nosso corpo, mas nossas emoções e sentimentos. Nos hidrata, limpa(por dentro e por fora) e até nos cura. Na água nos refrescamos no verão, nos aquecemos no inverno, relaxamos quando estamos cansados. Seja de rio, mar, cachoeira ou chuva, a água também nos restaura energeticamente, lavando literalmente nossa alma das energias  impróprias e até mesmo das tristezas, restaurando nossa clareza mental para enfrentarmos os desafios da vida.
Nosso planeta é composto 70% de água (mar, rios, gelo e lençóis subterrâneos), 12% dela estão no Brasil.

ÁGUA TERAPÊUTICA - RAZÃO E EMOÇÃO
Você sabia  que assim como no planeta, a água compõe 70% do nosso corpo? 
Veja abaixo a porcentagem de água nos principais órgãos vitais:
CÉREBRO - 75%
FÍGADO - 86%
RINS - 83%
CORAÇÃO - 75%
PULMÃO - 86%
Reparem que fígado e pulmões são os órgãos com maior índice de água. Não por acaso, estão relacionados  a emoções primordiais do ser humano, essenciais para a sobrevivência como raiva (fígado) e vitalidade(pulmões), seguidas do medo(rins), razão(cérebro) e amor(coração).
Segundo o conhecimento xamânico, 
  • a raiva se manifesta a partir das lembranças da dor passada e revivida. 
  • A irritação gera uma substância que se propaga vagarosamente pelo sistema nervoso, bloqueando os canais de energia e contaminando a aura.
  • O medo é memória da dor projetada no futuro. 

A ÁGUA E OS CHACKRAS: A água está diretamente vinculada ao Chakra Sacro, situado no baixo ventre e relacionado com as emoções e a sexualidade. Sua abrangência governa o baixo abdômen, rins, bexiga, sistema circulatório e genitais, por este motivo sua função está correlacionada a tudo que favorece a criação de mais vida, assim como desejo, prazer, sexualidade e procriação. Diante deste cenário é fácil compreender que o verbo relacionado a ele é "Eu sinto". Assim como o elemento água, a ele é atribuída a função de ser o centro das emoções, a sensação, o movimento e o instinto de proteção. Ele também regula a energia sexual e a capacidade de dar e receber amor e prazer em uma relação íntima.

Como saber quando alguém está em harmonia ou em desarmonia com o elemento Água:

Em Harmonia - Existe a tendência natural ao prazer e evita a dor. O princípio de prazer está relacionada com o instinto de sobrevivência do primeiro chakra. Entretanto, este princípio vai além da sobrevivência e a pessoa que encontra-se em harmonia com ele, se afasta dos extremos de evitar o prazer a todo custo, ou viver exclusivamente para ele. Quando este centro está equilibrado, facilita o dar e receber prazer sem apego excessivo.

Em Desarmonia - força e potência sexuais são fracas e decepcionantes. Não existe muito impulso sexual e busca-se evitar o sexo negando sua importância e prazer. De acordo com o nível de desarmonia, pode ocasionar impotência ou frigidez. Isto pode ser devido a um possível pânico, consciente ou não, de vivenciar sua sexualidade. 
Uma ótima ilustração para fácil identificação de desarmonia é a negação ou repressão das emoções e falta de empatia para com os sentimentos dos demais (cada vez mais evidente em nossa época). Este é o cenário perfeito para surgirem as dificuldades em procurar prazer e evitar a dor, tanto física como emocional ou psicológica.

A BUSCA PELO EQUILÍBRIO EM PEQUENOS GESTOS
Para o equilíbrio do elemento água e do chackra básico, são recomendados
  • banhos de imersão em um ambiente tranquilo e limpo, com a consciência de que estamos nos purificando. 
  • Seguindo esta linha de pensamento, o ideal é também cultivar o hábito de ingerir mais água. Observe que está se tornando mais comum as pessoas afirmarem que bebem cada vez menos água trocando-a por outras substâncias artificiais, como refrigerantes, etc.
Para refletirmos:
A sabedoria consiste em cuidar para que o presente seja a ponte para transições em nossas vidas de forma límpida, assim como a água em nosso planeta deve ser. Respeitar a natureza, a si próprio e ao próximo, faz de cada um o ser especial para alcançar os objetivos para os quais foi criado a partir desta dádiva, que é a água.




"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."  Madre Teresa de Calcutá
(R-PO2443)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...