SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SAIBA MAIS - MEL

DESVENDANDO O MEL - Um dos alimentos TOP da lista dos alimentos funcionais (aqueles que além de fornecer calorias nos suprem com nutrientes necessários ao bom funcionamento e equilíbrio geral das funções orgânicas), além de delicioso, o MEL tem muito mais a oferecer do que estamos acostumados a desfrutar.

As propriedades do mel vão muito além do combate à gripe e problemas respiratórios; além de adoçar os alimentos, o mel é fonte de muitos nutrientes, por isso, é um ótimo substituto do açúcar. Um alimento energético de alta qualidade e fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas que tem ação imunológica, analgésica, antibacteriana (inibe o crescimento de bactérias), antiinflamatória e ainda funciona como laxante natural.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele possui mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, fósforo, zinco, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos e proteínas.
Você sabe como tirar o melhor proveito desta maravilha da natureza? Confira a seguir algumas dicas que lhe darão motivos para incluí-lo em sua dieta:

  • Dor de garganta – Devido a substâncias como a inibina, de ação bactericida, que impede o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta, além de ter ação antifúngica, o mel pode ser poderoso aliado contra pigarro, tosse e dor de garganta.
  • Mais saudável do que o açúcar - O açúcar branco é fonte de calorias vazias e não oferece nenhum nutriente ao organismo, além da glicose e pode até “roubar” alguns elementos como o ferro, por exemplo. Já o mel é fonte de fitoquímicos, vitaminas e minerais, ou sejam ele adoça e nutre ao mesmo tempo. O mel também é mais bem aceito pelo organismo do que o açúcar porque 40% da sua composição é frutose, o açúcar natural das frutas, bem menos prejudicial.
  • Mel e o microondas - Duas coisas que não combinam. O mel não pode ir ao microondas. Quando aquecido acima de 40º C, ele perde seu potencial nutritivo. Lembre-se, o mel puro sempre cristaliza com a queda da temperatura ambiente. Caso cristalize, coloque em banho-maria ou sob o sol para torná-lo líquido novamente.
  • Não precisa exagerar- Para usufruir de todos os benefícios do mel, duas colheres de sobremesa ao dia são suficientes. As crianças somente a partir de um ano podem consumir o alimento sem risco de alergia.
  • Digestão mais potente - O mel tem função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.
  • O mel e as cáries - Apesar da ação de combate às bactérias, o mel pode servir de alimento para os microorganismos que causam a cárie (como acontece com qualquer alimento fonte de carboidratos). Por isso, não esqueça a higiene bucal após seu consumo.
  • Diabetes, Cuidado- O mel é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, portanto pessoas com diabetes devem evitá-lo (sob o risco de descontrolar as taxas de açúcar no sangue).
  • Coração saudável - Um estudo recente aponta o mel como um agente que protege o organismo contra a doença coronária, no entanto, seu uso deve ser moderado para evitar a obesidade. O mel tem o poder de revitalizar artérias e veias, reduz os níveis de colesterol sanguíneo pelo seu poder antioxidante.
  • Ajuda a combater doenças gastrointestinais - é grande aliado na digestão sendo muito indicada na assimilação dos alimentos e na prevenção e nos tratamentos de desordens gastrointestinais, tais como úlceras, gastrites e gastroenterites. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina.
  • Promove o bem-estar e acalma – é uma fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. Como mencionamos no tópico anterior, o mel colabora para o equilíbrio das funções intestinais. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino que, estando em ordem, fornecerá mais serotonina o que significa mais disposição e sensação de prazer.

Espero que tenham gostado. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...