SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 27 de março de 2012

SAIBA MAIS - CONHEÇA OS SAIS DE SCHÜSSLER- I

A cada começo de ano as pessoas dão início aos projetos para uma vida melhor, mas infelizmente, na maioria dos casos tudo se baseia em uma ação corretiva e não preventiva. 
É importante lembrarmos que Qualidade de Vida está relacionada diretamente com Prevenção e isso ainda está muito longe de ser fundamental numa cultura ocidental como a nossa.
A proposta desta série de posts é que você conheça mais um recurso preventivo para aumentar a Qualidade de vida: ter longevidade com qualidade. Este é o segredo para evitar gastos ou atitudes, possivelmente tardias para uma velhice saudável. Acompanhe nossas publicações, oportunamente comentaremos mais sobre as ações dos sais, inclusive para auxiliar o Emagrecimento.
Afinal, o que são os sais de Schüssler?
Bem, antes de entrar nos sais de Schüssler, vamos ver a definição de sais:
SAIS -(Fonte-Wikipedia)- Definidos muito limitadamente como compostos binários resultantes da reação de um ácido e uma base. Quando dissolvidos em água, seus íons dissociados ganham mobilidade e se tornam condutores de eletricidade.
Sais minerais: Substâncias inorgânicas essenciais ao bom funcionamento do organismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.
Dr. Wilhelm Heinrich Schüssler
O pai da Homeopatia, Dr. Samuel Hahnemann, descobriu a utilidade dos sais inorgânicos para a recuperação da saúde e o Dr. Wilhelm Heinrich Schüssler (1821-1898), intensificou estudos sobre 12 desses sais, que receberam seu nome. Em 1873 o Dr. Schüssler escreveu num artigo no jornal alemão de homeopatia, relatando os seus experimentos com “sais teciduais” isto é, compostos idênticos aos produzidos no organismo humano, que potencializados como no sistema homeopático, podiam tratar diversos distúrbios. 
O Dr. Schüssler sempre acreditou na Lei do Mínimo, que estabelece que a perda da saúde deve-se à falta de determinados minerais nas células. Antigamente, essas carências somente podiam ser observadas nas cinzas dos corpos cremados. Estudando muitas dessas cinzas, ele descobriu por mostragem, que em todos os seres humanos sempre há ausência ou deficiência de no mínimo dois sais bioquímicos.
Ao investigar tal acontecimento, ele detectou nos pacientes analisados pelo menos a carência de um sal fundamental (ou base), e de outro secundário (ou complementar), favorecendo o surgimento de doenças.
A conclusão de suas investigações, o levou a constatar que se os tecidos do corpo humano não recebem do sangue a quantidade adequada de cada um dos 12 sais bioquímicos estudados, o movimento molecular dos sais nos tecidos altera-se, desestabilizando o funcionamento das células e seu metabolismo, resultando conseqüentemente nas doenças.
Na sociedade moderna, isso ocorre com enorme freqüência devido ao estilo de vida estressante, baixa qualidade de vida e qualidade alimentar muito comprometida, decorrente da intervenção humana na inclusão de substâncias sintéticas nocivas como proposta de conservação ou “melhoria” do sabor.
O dr. Schüssler afirmava que “…se no curso de uma enfermidade se atrasa a cura espontânea, então se administram os sais minerais adequados, em forma molecular (potencializadas ou dinamizadas). Essas moléculas passam ao sangue através da mucosa bucal e desencadeiam no foco da enfermidade um vivo movimento molecular. De novo se põe em marcha o intercâmbio de substâncias entre as células saudáveis e as enfermas, o que faz com que se produza a cura”.
Os sais estudados por Schüssler:
1.Fosfato de ferro 
2.Magnésio fosfórico 
3.Calcário fosfórico 
4.Natrão fosfórico 
5.Potássio fosfórico 
6.Cloreto de sódio 
7.Cloreto de potássio 
8.Sulfato de sosa 
9.Sulfato de potássio 
10.Calcárea sulfúrica 
11.Calcárea fluórica 
12.Sílica 
COMO AGEM - O sistema terapêutico desenvolvido por ele, consiste em preparar 12 soluções, cada uma das quais contém um sal inorgânico, reduzido em alguns casos a potência homeopáticas quase infinitesimais que facilitam a circulação e assimilação dos sais nas células e tecidos do organismo.
E O SEU USO PERIÓDICO? - geralmente uma vez por ano ou a cada seis meses - proporciona maior longevidade a todos que acreditam e investem em qualidade de vida.
FUNCIONAM MESMO? Mais de um século de experiência intensiva, demonstra que eles rapidamente proporcionam os resultados desejados e esperados, que são inofensivos e muito freqüentemente originam reequilíbrios que se consideram espontâneos. São um excelente recurso a ser utilizado como reequilibrante geral do organismo principalmente nos estágios iniciais de qualquer tratamento alopático ou não, pois proporcionarão uma melhor resposta do organismo.
SÃO SEGUROS? Esses sais não são classificados como remédio. São considerados como alimento, pelo fato de serem substâncias integrantes do corpo humano. Quanto a eles não há contra-indicações ou efeitos colaterais.
As concentrações consumidas destes sais são extremamente baixas.
QUANTOS SAIS PODEM SER COMBINADOS? Os 12 sais se complementam e por isso não estão contra-indicados um com outro, pois somente resolvem as deficiências que o corpo possa ter de algum sal. 
Por exemplo, uma pessoa com deficiência de Calcárea sulfúrica pode tomar os 12 sais, porém só absorverá Calcárea sulfúrica e os outros serão dispensados.
COMO CONSEGUIR OS SAIS? Somente profissionais habilitados da área terapêutica e de saúde podem prescrever a indicação dos sais que são adquiridos em farmácias de manipulação.
EXISTE OUTRA FORMA DE INGERIR ESSES SAIS? Como foi dito anteriormente, não se trata de remédio e sim de alimento e por isso daremos a seguir uma receita que consumida com freqüência, dará um resultado muito próximo para quem está buscando utilizar este recurso o mais breve possível.
Uma salada que além de funcional é  deliciosa e extremamente indicada para o período de verão:
Corte repolho fininho, adicione tomate, cebola, milho verde, ervilha, pimentão, palmito e pedacinhos de maçã.Tempere com algumas gotas de limão e pouquíssimo sal.
TRADIÇÃO: Segundo o conhecimento milenar chinês, é possível correlacionar os tipos de energia constituintes do CHI (energia vital) e os sais, para que possa existir o equilíbrio dos 5 elementos - madeira, fogo, terra, metal e água. Abaixo está sintetizada a relação entre os tipos de energia dos quais fazem parte de nossa constituição e o que proporciona o equilíbrio tão necessário:
De posse destas informações, há uma extensão natural para cada um dos sais relacionada às características que denotam necessidade de reequilíbrio.
A importante relação a seguir é a base para qualquer tratamento de reequilíbrio integral para quem quer se beneficiar com o poder das terapias complementares.
Como expusemos neste post, constatamos que o comportamento de cada um depende do quanto ele se dedica a resolver suas questões interiores e saber como e o quanto quer ter uma convivência harmoniosa, com paz interior e saúde para viver no paraíso que é este planeta.

Antonio de Alexandre S. Filho é  terapeuta do Instituto Rharomasy de Terapias Complementares, especializado em tratamentos Acupuntura sem uso de agulhas e terapias energéticas.

Gostou do artigo? Quer saber mais?
Faça nosso curso sobre os Sais de Schüssler - apenas para terapeutas. Informações pelo (11) 28012612

sábado, 10 de março de 2012

SAIBA MAIS - DESCOBRINDO O BARALHO CIGANO

Devlessa Araklam Tume! -
( É com Deus que te encontro! )
Você certamente já deve ter ouvido falar da arte cigana de adivinhação pelas cartas do baralho, mas é um assunto envolto em mistérios, poucas pessoas nos fornecem detalhes a respeito. Nosso parceiro Karahayara nos brindou esta semana com o post exclusivo onde nos dá preciosas informações sobre esta arte. Boa leitura!

Alegres, festivos e  que amam  a natureza e a liberdade: assim podemos definir os ciganos, povo que escolheu o mundo como sua pátria, abolindo as fronteiras. 
Muito religiosos, embora sem adotar uma religião específica por padrão,  tem em Santa Sarah sua protetora a quem rezam nos momentos de aflição e agradecem as horas de alegria.
Incompreendidos, perseguidos e muitas vezes massacrados, viram o passar dos séculos fortalecer sua cultura e sabedoria, chegando ao século 21 com uma mensagem muita forte para todos nós Gadjós (não-ciganos), mostrando que podemos ser livres, felizes e viver em harmonia com tudo que nos cerca.
Sua origem remonta a mais de 5000 anos, embora muitos afirmem que vieram da India,  há uma forte corrente que acredita terem eles surgido no Egito.

O que podemos afirmar com certeza é que em sua passagem pelo Egito os ciganos tiveram contato com o Tarô e suas 78 cartas, divididas em 22 com figuras coloridas chamadas Arcanos Maiores e 56 que conhecemos como o baralho comum chamadas de Arcanos Menores. Este conjunto nos revela os mistérios e conhecimentos sobre Deus, o Universo e o Homem.

As ciganas adotaram seu uso junto com outras práticas como por exemplo a leitura de mãos. Vale ressaltar que liam o Tarô apenas usando os Arcanos Menores descartando os Maiores.
Propagando o uso das cartas por onde passavam os ciganos chegaram  a Europa, levando seu estilo de vida nômade e ligado a natureza por todo o continente. No século 19, em Paris, o destino os colocou em contato com Mademoiselle Lenomard, famosa vidente que se aproximou dos ciganos através das feiras e aprendeu com eles a artes de ler as cartas.
Ela uniu o conhecimento das cartas do Tarô com figuras do cotidiano, criando um baralho com 36 cartas e começou a usá-las em suas consultas. 
O Baralho fez muito sucesso, se popularizando e sendo adotado também pelas ciganas. Surge então o que hoje conhecemos como Baralho Cigano.
Neste universo de 36 cartas vamos encontrar imortalizados todos os costumes,  a magia, a sabedoria, o respeito pela natureza deste maravilhoso povo cigano. Um legado para todos nós que procuramos hoje o verdadeiro significado da vida e que nos sentimos presos por correntes invisíveis que impedem nosso crescimento e nosso despertar.
Este povo que no decorrer da história foi tão massacrado e humilhado não se curvou, muito pelo contrário, dançou, cantou e ensinou a humanidade como ser feliz é muito mais fácil que imaginamos.
Cada vez que abrimos o Baralho Cigano e pedimos sua orientação, vamos na verdade pedir ao Astral Superior que nos oriente a encontrar dentro de nós esta energia de alegria, felicidade, liberdade, e profunda integração com a natureza e o universo que nos cerca.
Algo que os ciganos descobriram há muito tempo.
Enquanto oráculos o Tarô e o Baralho Cigano abrem janelas que nos permitem muito mais que termos nossas perguntas respondidas, são canais usados pela Espiritualidade Superior para se comunicar conosco.
O Tarô trabalha em nós o autoconhecimento, procurando mostrar que todas as respostas que procuramos estão dentro de nós. Suas figuras com ilustrações muitas vezes estranhas são códigos eternos e sagrados que despertados no momento da leitura nos farão sair do lugar comum e buscar nosso "eu superior".

O Baralho Cigano tem por característica ser muito direto e objetivo. Embora suas figuras tenham sido criadas levando em conta a realidade de sua época, ainda são muito presentes em nós, tornando seu conteúdo rico de significados, sendo um valioso conselheiro.

Para exemplificar vamos falar a respeito da carta 6 de Ouros que no Baralho Cigano é conhecida como O Trevo. 
No Tarô a carta 6 de Ouros está ligada ao sucesso nas questões materiais, mas fala também da necessidade de sabermos fazer nossas escolhas, levando em conta o ser espiritual que somos, despertando para a necessidade de caminharmos cada vez mais ao encontro da luz que existe dentro de cada um, trabalhando para que matéria e espirito vivam em harmonia.
No Baralho cigano corresponde à carta 2 conhecida por O Trevo, simboliza a força da vida atuando em nós, sorte, esperança otimismo e sucesso. A carta alerta para a necessidade de buscarmos nos conscientizar  de nossa capacidade de termos êxito em todas as atividades, buscando despertar a sabedoria que existe dentro de cada um.
Como podemos observar a mensagem chega independente do interlocutor, precisamos estar abertos para ouvir com sabedoria, algo que nossos amigos ciganos tão bem souberam desenvolver no decorrer destes séculos.

No Instituto Rharomasy, temos o diferencial de utilizarmos este e  qualquer outro oráculo de forma terapêutica, como instrumento de auxílio para tomada de decisão no sentido de garantirem mais Qualidade de Vida para quem está em busca de melhorar-se constantemente.

Consultoria: Antonio de Alexandre - Terapeuta Oracular

quarta-feira, 7 de março de 2012

SAIBA MAIS – CAFÉ DA MANHÃ:REFEIÇÃO QUE AJUDA A EMAGRECER


Pular refeição é um crime para qualquer dieta saudável, principalmente se for o café da manhã. Afinal, desde criança ouvimos "não saia de casa sem comer:o café da manhã é a refeição mais importante!" Mas quando crescemos não faltam desculpas: falta de tempo, pouco apetite e excesso de peso. 
Por que é tão importante?
Conforme orientação médica, principalmente dos cardiologistas, a primeira refeição é muito importante, pois durante o sono ficamos quase 8 horas sem nos alimentarmos. O café da manhã prepara o corpo para o gasto metabólico diário e, por isso, devemos ingerir alimentos ricos em energia e nutrientes adequados. Essencial para para nossa saúde e bem estar, o café da manhã contribui com aspectos fisiológicos e até mesmo psicológicos, aumentando a  imunidade e resistência com as vitaminas e minerais consumidos.
Ajuda a Emagrecer?
Um bom café da manhã ajuda a segurar o apetite no decorrer do dia e, por ISSO, é essencial em qualquer dieta. Pesquisas confirmam que quem toma café da manhã tem mais facilidade para perder peso, e se manter assim, quando comparados a quem pula essa refeição.
Outros benefícios

  • Repõe a energia gasta durante o sono - além de propiciar a vitalidade necessária para um dia ativo, é um hábito que pode influenciar no seu humor e Consequentemente no seu desempenho mental. Quem consome fibras no café da manhã se mantém mais alerta durante o dia do que aqueles que comem alimentos gordurosos pela manhã.
  • A falta de um café da manhã adequado é muitas vezes o motivo de tonturas e mal-estar geral em razão da ausência de nutrientes no organismo. Más escolhas na primeira refeição do dia podem levar a emagrecimento inadequado, perda da força muscular e hipoglicemia. 

O QUE COMER?
- Faça combinações de alimentos com diferentes tipos de nutrientes
- Inclua bebidas a base de leite, queijos e outros derivados do leite, ou leite vegetal
- Coma cereais integrais (pão, torrada, aveia e outros)
- Não esqueça as frutas e sucos naturais, pois são essenciais para obtermos uma refeição balanceada.
SUGESTÃO - CAFÉ DA MANHÃ LIGHT
Para dar despertar o seu metabolismo e fazer com que você queime mais calorias ao longo do dia, inclua alguns ingredientes simples e leves.
*Pão francês sem miolo ou pão integral ou uma torrada, 
*margarina sem gordura trans, 
*queijo minas ou uma fatia de peito de peru
*Uma porção de frutas: mamão, melão ou pera com aveia num suco ou vitamina 
*leite desnatado com achocolatado diet ou café 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...