VERÃO 2015!!!!
O ano começou literalmente fervendo! O primeiro dia de Janeiro nos trouxe um feriado de sol ardente e prolongado. Na capital do verão - RJ, tivemos a absurda sensação térmica de 47ºC!!! Aqui em Sampa não foi diferente, com a desvantagem de que vivemos numa estufa e sem o mar !!!
Mas quando falamos de verão, praia, logo pensamos em nos bronzearmos, uma propaganda atualmente até fala disso, o bronzeado é um "certificado" que você viajou e ficou de boa pelo menos um final de semana nestas férias!!
A pele escurecida pelo sol - que chamamos de "bronzeada" referindo-nos à cor do metal bronze, é na verdade um sistema de defesa à exposição excessiva que poderia literalmente "cozinhar" nossa carne.
Socialmente, o bronzeado já foi referência de "desclassificação" na época colonial quando o mundo se dividia entre burgueses e camponeses. Naquele contexto, estar exposto ao sol significava ser servo, assim, peles alvas "como a neve" eram sinônimo de "nobreza". Hoje em dia o bronzeado é muito valorizado, virou "status" de saúde e de quem tem tempo para viajar, ir ao clube "curtir" o sol..
Todos querem se expor ao sol, ou a câmaras de bronzeamento artificial e se mostrar colorido o ano todo. Mas por que a pele escurece quando nos expomos ao sol? e por que cada um fica com um tom de bronzeado diferente?
Descobrimos no LiveScience informações bem interessantes, veja:
Ainda é um mistério para os cientistas como a pele "sabe" que precisa iniciar o bronzeamento após exposição aos raios solares. Mas já descobriram que a pele é capaz de "ver" os raios ultravioletas usando a melanina, um pigmento sensor de luz, também presente nos olhos. Assim, o escurecimento gradual da pele funciona como uma proteção contra a ação nociva dos raios UV. São dois os tipos de raio UV:
* U.V.A. - Raios de ação longa penetram mais lenta e profundamente na pele. São responsáveis pelo bronzeamento imediato e pela grande maioria da radiação absorvida pela pele. é considerado desencadeador de câncer.
* U.V.B. - Raios de ação curta, penetram rapidamente na epiderme e são responsáveis pelo bronzeado dias após a exposição ao sol. Apesar de apresentarem menor quantidade de radiação, estão relacionados a alterações do DNA que causam câncer de pele.
E mais, pesquisas médicas concluíram que NÃO EXISTE BRONZEAMENTO SEGURO. Isso porque o tão desejado bronzeado nada mais é do que uma sobrecarga do seu sistema imunológico, indicação de que seu corpo sofreu uma agressão.
Vamos refletir: A vida é feita de escolhas... e de suas consequências. Ao fazer suas escolhas, esteja consciente de que seja o melhor segundo o que você quer obter de felicidade e bem-estar. Ao contrário de modismos, que vem e vão, seu corpo continuará com você para sempre, sob sua responsabilidade.
Aproveite o verão de forma consciente e saudável, acompanhando nossa série especial verão neste blog.
(O152V)