SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CONHEÇA A AROMATERAPIA

A aromaterapia vem sendo utilizada desde a antiguidade, tanto em rituais religiosos como em tratamentos para males físicos ou espirituais.
O resultado através deste tratamento vem de modo gradual, natural e delicado, sendo hoje reconhecida como uma alternativa de cura não agressiva. A aromaterapia baseia-se no conhecimento de usar óleos essenciais extraídos de flores, plantas e arbustos aromáticos, buscando trazer bem estar ao corpo e a mente.
Nem sempre devemos utilizar o óleo essencial em seu estado puro, sendo melhor diluí-los em produtos que não venham alterar suas propriedades. Esses produtos são os óleos carreadores (ou vegetais) e os cremes neutros, que após a mistura serão transformados em cremes essenciais.
Os óleos vegetais são aliados dos óleos essenciais na aplicação, apesar do nome "óleo" essencial, a grande maioria não tem consistência oleosa, ao contrário, são bem líquidos e extremamente voláteis. É por isso que estes óleos necessitam de um veículo para que possam agir, um meio para se deslocarem por todo o nosso corpo. E a forma ideal para isso está nos óleos vegetais. Só eles diluem sem alterar o efeito terapêutico dos óleos essenciais.
Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas:
SACHET: Para ser colocado no armário ou carregado consigo na bolsa, colocado debaixo do travesseiro quando tem a finalidade de acalmar e induzir o sono, por exemplo.
NO CHUVEIRO: Tome seu banho normalmente. Depois, ponha 1 ou 2 gotas do óleo escolhido numa esponja molhada e passe suavemente pelo corpo (com o chuveiro aberto), evitando o rosto.
NA BANHEIRA: Encha a banheira como de costume e adicione na água até 8 gotas do óleo escolhido. Misture rapidamente. Mantenha a porta do banheiro fechada, pois assim o aroma permanecerá no ar por mais tempo.
AROMATIZADORES: Eles conseguem perfumar pequenos ou grandes ambientes.  Podem ser encontrados em diferentes tipos: como ervas, lamparinas, sachês, podendo até ser utilizados em spray, pulverizando-se o ambiente (quando se deseja aromatizá-lo rapidamente). Temos ainda a opção de utilizar águas de lençol na cama e até borrifando no armário.
VELAS: a vela comum pode ser perfumada, se a deixarmos queimar um pouquinho, até que derreta no seu centro. Daí, apaga-se a vela e pinga-se mais ou menos 3 gotas do óleo essencial desejado. Feito isso, reacenda a vela e a fragrância irá perfumar o ambiente.
Abaixo podemos observar algumas essências e seus efeitos:
Alecrim (Rosmarinus Officinallis).Parte utilizada: folha - Adstringente, antidepressiva, analgésica. Anti-stress, combate o cansaço mental e perda de memória, anti-reumático e útil para qualquer espécie de dores musculares, antisséptico, energizante, renovador do ar.
Alfazema: Analgésica, antidepressiva, refrescante, relaxante, cicatrizante
Camomila:Analgésico, antialérgico, antiinflamatório, sedativo, calmante; utilizado em casos de alergia, anemia, dor de cabeça.
Cravo da índia (Eugenia caryophyllata) Parte utilizada: botões desidratados ao sol - antifúngico, analgésico. Contra verrugas, micoses, bronquite, dor de dente e cansaço. Não deve ser usada por crianças e durante a gravidez
Cipreste (Cypressus sempervirens) - Parte utilizada: ponta da folha- cicatrizante, anti-reumático. É ótimo para pele oleosa, combate a ansiedade. Revigora as energias no banho
Lavanda (Lavandula officinallis) Parte utilizada: flor - excelente contra insônia, perfume natural, excelente para pele pelas suas propriedades restauradoras e cicatrizantes. É útil em casos de picadas de insetos e queimaduras. A lavanda pode ser utilizada sem problemas por crianças; relaxante e antidepressivo. calmante, relaxante muscular É também considerado um bom revitalizante matinal
Fontes: Revista Bom Astral, Ed. Lumine" e "Revista Ervas e Plantas que curam, Ed. Escala".
Bem, este foi nosso primeiro post. Aguarde que iremos publicar estas  ervas com mais detalhes e outras tantas tão importantes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...