Além de fazer parte do ritual de beleza feminina, as unhas desempenham importante papel orgânico e funcional : A unha protege a ponta do dedo, auxilia na precisão dos movimentos e protege contra efeitos da ação do tempo (frio, fogo,umidade). Sem ela, a extremidade do dedo poderia ser machucada mais facilmente. Além disso, ela serve como parâmetro de avaliação do sistema circulatório.
A Cutícula também serve para proteger a mão e o berço das unhas por isso é bom não cortá-las. Cuidar delas também faz parte do bem-estar.
Sabia que é bom esfoliá-las suavemente de vez em quando? Esta receita aprendi com minha Avó:
1 colher de açúcar branco,
azeite e
creme amolecedor de cutículas
(ou hidratante para mãos)
Misturar até formar uma pasta consistente.
Aplique com movimentos circulares e enxágue.
Se sua unha for muito ressecada pode hidratar com óleo de germe de trigo.
Repita até duas vezes por semana.
Para completar o tratamento de unhas bonitas não podemos esquecer de ingerir alguns nutrientes essenciais para a saúde unguinal:
- proteínas - carnes, peixes, frango, ovos, leite e derivados,
- vitamina C - frutas cítricas, tomate, morango, verduras escuras,
- vitaminas (principalmente do complexo B)
- minerais - cereais integrais e leguminosas.
- gelatinas - fonte de colágeno
Essa esfoliação serve para quem tem fungo nas unhas ?
ResponderExcluirOlá Ana!
ResponderExcluirNão, essa esfoliação é apenas para hidratação profunda. Para atuar no combate a fungos é necessário acrescentar óleos essenciais ou extratos de cravo ou melaleuca. Você pode também proceder a hidratação e depois aplicar 1 ou 2 gotas do óleo essencial escolhido (cravo ou melaleuca) diluído em uma colher de chá de óleo vegetal cru (pode ser azeite de oliva). Pra casos de contaminação grave onde já tomou parte da unha, pode aplicar 1 gota do óleo essencial de melaleuca diretamente no local, sob a unha 1 vez ao dia, após higienização, evite cobrir o local, procure mantê-lo seco e limpo para agilizar o tratamento. Em condições ótimas, a lesão deve cessar em aproximadamente 2 semanas. Caso não apresente nenhuma melhora, procure um especialista (podólogo ou dermatologista). Paz e luz!