SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SAIBA MAIS - O QUE É ACUPUNTURA

Acupuntura é a prática fundamental da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), usada há mais de 4000 anos no Oriente mas só recentemente começou a ser difundida no Ocidente. 
Os fundamentos da Acupuntura têm comprovação científica e, no Brasil, está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos - meridianos ou canais de energia- passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.

Nos trajetos dos meridianos foram mapeados pontos, que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo. Fica a critério do acupunturista selecionar e fazer a combinação dos pontos mais adequados para colocação das agulhas no paciente, de acordo com as desarmonias e características de cada indivíduo.

Pode-se usar agulhas em micro sistemas, como crânio, orelha, mãos, e outras áreas ou não usar agulhas mas outros instrumentos, como por exemplo esferas de cristal, ouro, prata, sementes, Stiper e fitocomponentes.
Listamos abaixo as modalidades mais tradicionais e comuns de acupuntura praticadas pela maioria dos profissionais atualmente:

  • Craniopuntura - Aplicação das agulhas na região do crânio. Esta região do corpo apresenta muitos canais de energia que podem ser acessados pelas agulhas, com excelentes resultados para o paciente.
  • Auriculopuntura - Aplicação das agulhas nas áreas reflexas das orelhas. São utilizadas sementes ou pequenas esferas nos pontos auriculares por alguns dias com o objetivo de ampliar a duração do efeito da Acupuntura.
  • Moxabustão - Aplicação de calor com a moxa, que consiste em um bastão geralmente feito de algodão e uma planta medicinal prensada e seca, em geral a Artemísia Vulgaris, o qual é aceso em uma de suas extremidades e aproximado do ponto que se quer tratar, a uma distância que permita aquecer a pele mas nunca queimar. A moxaterapia pode ser feita diariamente, intensificando o efeito das aplicações das agulhas.
  • Eletroacupuntura - Aplicação de pequena corrente elétrica, geralmente nas agulhas, que reforça o efeito da Acupuntura.
  • Laserterapia – Aplicação de radiação luminosa polarizada, que intensifica, ou em certos casos até substitui a aplicação de agulhas.
  • Ventosas – Aplicação de campânulas de sucção a vácuo na pele, para produzir pressão interna negativa, descongestionando a energia e o sangue.
Embora seja indicada para dores, a Acupuntura tem sido usada com excelentes resultados no tratamento de uma grande variedade de doenças, como:

  • Músculo-esqueléticas – Dores de coluna (dorsalgia, lombalgia) e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia, dor da articulação temporomandibular (ATM), dor no calcâneo, traumatismos, lesões por esforços repetitivos (LER/DORT).
  • Digestivas – Gastrite, refluxo gastroesofágico, azia, constipação intestinal, intestino irritável diarreico, enjoos.
  • Respiratórias – Bronquite, asma, rinite, sinusite.
  • Neurológicas – Enxaqueca, cefaleias em geral, vertigem e zumbidos, sequelas de acidente vascular cerebral, paralisias faciais, neuralgia do trigêmeo, dores dentárias, neuralgias intercostais, formigamentos.
  • Psíquicas – Ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, estresse.
  • Ginecológicas – Tensão pré-menstrual (TPM), distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa.
  • Urológicas – Sintomas prostáticos e urinários
  • Cardiovasculares – Hipertensão arterial, palpitações.
  • Endócrinas – Obesidade.
  • Dermatológicas – Urticária, eczemas, psoríase, acne.
  • Diversas – Tabagismo, gripe e resfriado, aumento da resistência imunitária em geral.
Com a Acupuntura asseguramos que não está sendo tratado apenas o sintoma, mas também as deficiências energéticas que por serem negligenciadas acabam por originar os quadros clínicos apresentados pelo paciente.
Ao procurar um terapeuta acupunturista, lembre-se de ter em mãos um laudo médico constando sua patologia e se possível forneça um histórico das doenças mais recentes para facilitar o estudo do seu perfil e possibilitar a elaboração de um plano de tratamento mais preciso e eficiente.
Os efeitos da acupuntura podem ser notados muitas vezes já na primeira sessão. 
Aqui no Instituto Rharomasy aliamos a acupuntura a outras técnicas como o floral, por exemplo, potencializando a resposta do seu organismo ampliando o raio de ação para além do físico, sempre visando o seu bem estar geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...