Comercialmente, esta “confusão” é muito viável na hora do apelo para atingir o bolso do consumidor.
Nosso objetivo ao apresentar as informações a seguir é auxiliar o leitor na escolha consciente do que deseja para a sua vida, para que se obtenha uma Vida com Qualidade.
- DEFININDO "REGIME"
Como o Regime tem por característica ser extremamente restritivo, ao concluí-lo a pessoa poderá ter emagrecido, perdendo peso e medidas, mas seguramente não terá se conscientizado do que seu organismo precisa consumir.
Os regimes podem até fazer emagrecer, podem até fazer perder água, mas não farão diminuir as gorduras.
É algo para se pensar com muito cuidado. Se a questão é a busca pela saúde, este definitivamente não é o caminho.
O maior exemplo é quando fazemos regime para reduzir medidas e entrar nas roupas de casamentos e festas. Invariavelmente ficamos sem comer ou mudamos a alimentação por um período que pode ir de uma semana a um mês e depois da festa (e até mesmo durante ela) voltamos a comer normalmente.
Resultado: recuperamos o peso e um pouquinho mais.
Via de regra, Regime - chamado comumente de dieta-relâmpago - não é personalizado, e justamente, por isso não há unanimidade, nem garantia de bons resultados.
As mídias - Tv, revista, internet - estão lotadas de regimes com o título "dieta milagrosa" que ensinam a como emagrecer rápido, em uma semana, mas depois..., a pessoa volta a comer o que comia antes, e o inevitável acaba acontecendo.
CONCLUSÃO: o regime PODE oferecer uma perda rápida, mas também pode oferecer sérios riscos para a saúde, quando não sequelas, ainda mais se não for feito com o acompanhamento de um profissional, médico ou nutricionista. Basta lembrarmos que uma das primeiras coisas que um médico nos passa no pré-operatório é uma lista com o "regime" que vai nos preparar para a intervenção cirúrgica, não é?
- DEFININDO "DIETA" -
Toda dieta sempre vem baseada com o cunho educativo. Por isso em alguns meios é conhecida também como Educação Alimentar ou Reeducação Alimentar.
A dieta deverá ser personalizada e periodicamente reformulada, pois deve ser adaptada à nova situação corporal do cliente e é para toda vida.
A dieta, ao contrário do regime, representa uma alteração permanente na alimentação a partir da conscientização das necessidades nutricionais do indivíduo.
A princípio, uma boa dieta deve ser:
- Harmônica, fornecendo de forma proporcional os nutrientes calóricos (proteínas, açúcares e gorduras);
- Apropriada às condições fisiológicas do indivíduo.
- Completa, ao fornecer todos os nutrientes indispensáveis ao organismo;
- Suficiente, possuindo todas as calorias necessárias ao gasto calórico compatível com o estilo de vida individual;
Após estas definições, fica claro ao leitor que utilizar os termos "entrar em dieta" ou "fazer dieta" é um engano.
Os Regimes da moda intitulados erroneamente "Dieta" deveriam ser divulgados assim:
DIETA POR UMA VIDA, OU REGIME POR UNS DIAS?
A título de informação, listamos abaixo basicamente no que consiste alguns regimes, caso se interesse em realizar os regimes que estão em maior destaque na mídia atualmente:
- Regime da Princesa ou Regime Dukan: aumentar o consumo de proteínas e fibras e eliminar drasticamente as gorduras e carboidratos simples. Este regime é composto por fases e exige um rigor maior do praticante.
- Regime Max: recém chegada no Brasil, trata-se de uma fórmula composta pelo extrato de Euterpe Oleracea, comumente conhecido como ‘super suplemento’. É afirmado que não possui contra indicações, pois se trata de um remédio fitoterápico.
- Regime Deborah Secco: Trata-se do consumo balanceado de frutas, verduras e legumes, eliminando a carne vermelha e só dar “uma escapadinha” a cada duas semanas.
- Regime Detox: É um regime alimentar baseado em um cardápio rico em sucos e chás diuréticos e desintoxicantes. Acaba proporcionando um rápida perda de líquidos. Não é aconselhável ser seguido por mais de 1 semana.
Existem práticas terapêuticas, adotadas até mesmo por alguns médicos tradicionais, que consistem na adoção de regimes para casos específicos quando é detectada a necessidade de restrição ou abstenção na ingesta de determinado alimento ou grupo alimentar seja para diminuir a sobrecarga de um elemento no organismo ou para melhorar a performance de uma medicação e até redução de efeitos colaterais de algumas substâncias.
NESTE CASO o regime DEVE ser seguido pelo tempo estipulado pelo profissional de saúde que está orientando e acompanhando o caso.
REGIMES ou DIETAS devem sempre ser adotados com orientação específica a partir de um diagnóstico médico para a necessidade do regime e indicação de nutricionista para o caso de dieta regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.