SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O RISCO DE EMAGRECER RÁPIDO!

Primeiro: Pensar em emagrecer por estética, apenas, é burrice.

Devemos ter em mente que o tamanho da circunferência abdominal é proporcional à probabilidade de um infarto.
Quando o assunto é emagrecer, a ansiedade é a maior inimiga, só que, nesse caso, do controle dela é a garantia da saúde.

DEVAGAR SE CHEGA LONGE
Emagrecer de um dia para o outro é o sonho de consumo de quem está acima do peso.
Em grande parte isso é estimulado pela mídia que  publica em letras garrafais "perdeu 20 kgs em 5 semanas!", ou algo parecido, colocando as protagonistas como heroínas, se tornando garotas-propaganda de "novos" sistemas de emagrecimento que surgem todos os dias.

O que a grande maioria esquece é que o corpo precisa de um período para se adaptar às mudanças de peso. Quando isso não existe, o emagrecimento pode vir acompanhado de complicações físicas e psicológicas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a perda de um quilo a um quilo e meio por semana, no máximo. Mais do que isso é considerada uma situação de risco.

FIQUE ATENTA AOS SINAIS!
Um dos primeiros indícios de que o processo de emagrecer está sendo de forma errada é a queda freqüente da pressão arterial e desmaios.
A perda de peso rápida, com base numa dieta alimentar desequilibrada podem trazer à tona problemas que originalmente já existiam, então emagrecer fica em segundo plano para resolver problemas maiores que foram provocados.

RISCOS  FÍSICOS REAIS
Sem fantasiar, nem dramatizar, afinal existem dados científicos resultantes de estudos indicando o que pode acontecer se não houver uma orientação profissional:

  • Alterações no coração - modificações nos batimentos cardíacos, chegando a resultar uma taquiarritmia atípica, e isso não possui fácil controle com o uso de remédios. Em casos mais severos a única solução é implantar um marca passo temporário.
  • Alterações no fígado - pelo aumento desordenado do metabolismo da gordura.
  • Problemas com a Libido - a diminuição de hormônios sexuais altera o interesse sexual. O que antes era um problema somente de quem realiza um modo errado para emagrecer passa a ser m problema de relacionamento, colocando-o em risco.
  • Anemia - carência de vitaminas, principalmente B e ferro. Pode haver comprometimento cerebral, que leva a dificuldade para se locomover.
  • Imunidade baixa - O sistema imunológico dos obesos é menos eficiente do que dos magros. Já com o emagrecimento rápido o problema aparece, aumentando as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.
  • Cálculos na vesícula e rins - o ácido úrico na circulação sanguínea aumenta promovendo a formação de cálculos, que provocam cólicas horríveis.
  • Diurese excessiva - A pessoa urina muito, perdendo água e sais minerais e com isso fica propícia a câimbras, mal estar, fraqueza e perda da sensibilidade nas mãos.
  • Formação de coágulos - As pessoas com excesso de peso são mais propensas a formação de coágulos que impedem a passagem do sangue nas veias, em decorrência dos níveis elevados de triglicérides e de colesterol. Quando ocorre emagrecimento rápido e sem acompanhamento, esses coágulos podem aumentar, elevando o risco de problemas de grave e difícil resolução.
  • Flacidez - a pele não acompanha a redução de peso rápida e fica flácida. Além disso, a falta de nutrientes deixa as fibras de colágeno e elastina desnutridas, impedindo a firmeza da pele. O pior é que nenhuma destas técnicas ditas "milagrosas" advertem sobre essa condição e assim muitos ficam desiludidos e com depressão, o que os joga novamente para a alimentação desregrada e com isso o retorno à obesidade da qual temporariamente saíram .
  • Frio excessivo - causada pela diminuição do tecido gorduroso e redução da produção de adrenalina e hormônios tireoidianos, que regulam a temperatura corporal.
  • Metabolismo lento - Quanto mais restrito for o consumo de calorias, mais o organismo vai se proteger e com isso queima menos calorias.
  • Osteoporose - nas mulheres em fase de menopausa que tem osteoporose, a doença se agrava, exigindo controle constante, reposição hormonal e a prática de exercícios.
  • Prisão de ventre - é maior a probabilidade de se propiciar intestino preso nas dietas à base de líquido e pobre em fibras.
  • Queda de cabelos e unhas fracas - devido a uma dieta pobre em vitaminas, zinco e proteínas.
ALTERAÇÕES PSICOEMOCIONAIS
  • Distorção da auto-imagem- Imagina-se gordo, mesmo não estando com este quadro. O cérebro faz de tudo para ficar com o corpo de acordo com a imagem mental criada, propiciando a recuperação do peso perdido ou levando à anorexia como tentativa de "enxergar-se" magro.
  • Expectativas destruídas - Emagrecendo muito depressa, não dá tempo para as mudanças internas acontecerem; a pessoa emagrece, mas se frustra porque as dificuldades que independem do peso continuam. Voltar a comer exageradamente é questão de um curto intervalo de tempo.
  • Compulsão alimentar - Abster-se de forma exagerada de tudo o que não pode comer para emagrecer rapidamente pode levar à compulsão alimentar e ganho muito mais rápido de peso. É simplesmente desastroso para o corpo e para a auto estima.

COMO OCORRE O EFEITO SANFONA?
Perder peso muito rápido significa houve a privação de muitos alimentos e o corpo reage como se estivesse numa guerra, passando fome. 
Para reverter o quadro, as células de gordura estimulam seu cérebro a não ficar satisfeito. 
O corpo volta à antiga alimentação absorvendo e armazenando tudo o que é ingerido para formar novamente a mesma quantidade de gordura de antes. Recuperando o antigo peso, as células de gordura ficam satisfeitas e param de estimular o cérebro.
O ganho de peso continua porque as células de gordura demoram para avisar o cérebro de que o corpo já voltou ao peso anterior. 
E quando esta mensagem chega já houve um "ganho" de 2 a 5 quilos além do que pesava antes da dieta rígida.
Resultado:
A pessoa se sente fracassada e o que antes era um problema somente físico, passa a ter repercussão em todas as áreas da vida.
Chegou o Caos, sem data e hora para ir embora.

A FALSA OBESIDADE
Muitas pessoas estão com peso ou massa de gordura dentro dos limites para sua estrutura física, no entanto o espelho continua gritando "gorda!!!", por quê???
A "deformidade" que ocorre no corpo muitas vezes se baseiam em fatores como:

  • Má postura: Uma postura errada faz com que a barriga se mostre maior do que realmente é.
  • Flacidez muscular: O abdômen com musculatura flácida seja por gravidez ou por sedentarismo, quando não trabalhado, não adianta remover a gordura, pois ainda assim apresentará uma visibilidade comprometedora.
  • Retenção de líquido: Parte do volume sempre tem a água como responsável. Daí a necessidade de uma boa drenagem linfática. Lembrando-se sempre que se houver dor não se trata de drenagem e sim de perda de dinheiro e integridade física.
  • Flacidez nos tecidos cutâneos: Quando sobram partes em alguns lugares estratégicos, musculatura e pele precisam ser reorganizados e aí só um especialista para conseguir fazer a mudança necessária.

EMAGRECIMENTO E REDUÇÃO DE MEDIDAS NO INSTITUTO RHAROMASY
No exclusivo trabalho de redução de medidas que desenvolvemos em nosso espaço de atendimento todos estes fatores são estudados minuciosamente.
Além de técnicas totalmente naturais oferecemos uma consultoria de alimentação funcional baseada em oligoelementos. 
É fundamental a prática de exercícios e de um suporte voltado para o estado emocional, que é a base de tudo.
Com o método que criamos de pode-se reduzir de 6 a 10 cm em uma única sessão, porém é fundamental para o cliente ter a mente e o corpo em equilíbrio para que todo esse tratamento possa perdurar.
E um detalhe que faz toda a diferença é que ninguém precisa ser submetido a cortes, dores, remédios com efeitos colaterais ou qualquer recurso que agrida a natureza humana.

Com este texto esperamos ter despertado uma sensação que lhe impulsione a buscar uma vida melhor e, o mais importante, com saúde e alegria.
Antonio de Alexandre - Terapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...