De repente o dia estava nublado, você se descuidou e não usou protetor solar ou então ficou tempo demais fora do guarda sol ou sob o reflexo da água.
Resultado: pele vermelha e ardência.
Surpreendentemente, minha avó ensinou que
1) aplicar vinagre, puro ou diluído, na pele com um borrifador pode aliviar as dores. O vinagre de maçã é o mais indicado por ser mais suave e ter menos cheiro. Quem usou, diz que funciona.
veja outras dicas:
2) Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha umedecida em solução de água com vinagre (ou apenas água) também ajuda a refrescar.
3) O Vinagre de Maçã também deve ser utilizado topicamente para queimaduras de água viva imediatamente após o contato com a pele como ação de primeiros-socorros a fim de neutralizar os agentes tóxicos. Primeiro lave abundantemente o local com ÁGUA DO MAR (JAMAIS água DOCE, que estimula liberação de mais toxinas) depois aplique o vinagre com compressas de algodão ou despeje diretamente na lesão e corra para o pronto-socorro.
4) Se uma grande área do corpo foi afetada, você pode tomar um banho com água morna temperada com 1 copo de vinagre.
OBS.: o uso do vinagre também é indicado em caso de queimadura química (nunca lavar com água), pois o ácido entra como um neutralizador dos agentes que penetram e reagem rapidamente na pele.
Não esqueça : QUEIMADURA É COISA SÉRIA, mesmo quando parece superficial. Estas dicas são apenas para aliviar a dor na hora da crise. É IMPRESCINDÍVEL que você se dirija a um pronto atendimento para avaliação adequada e recomendação de tratamento tópico eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.