SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SAIBA MAIS - BANHOS E FLORES


SÉCULOS ATRÁS...
Egito, Roma, Oriente (Japão, China, Índia, etc.)... o que essas regiões tem em comum? 
Na sociedade daqueles países, já na antiguidade o banho era um grande evento social. Suas mulheres eram conhecidas pela incomparável beleza e rotinas de banhos com ingredientes exóticos como flores, leites, mel.
Os médicos dessas civilizações também promoveram os poderes curativos da imersão em água morna com várias ervas, sais e flores  que foram adicionados, garantindo assim a saúde fornecendo qualidades curativas para os seus  banhos.

O OFURÔ
Na tradição japonesa xintoísta, o banho é também encarado como um ritual de purificação espiritual. 
A origem dos banhos de imersão em fonte termal, tem uma relação xamânica com os elementos da natureza, eram vistos como uma limpeza interior e um momento de serenidade e contemplação. Esse momento, quando o tempo deixa de existir, foi comparado por analogia, ao da gestação. Por isso, na tentativa de transferir o banho termal para dentro de casa, os japoneses criaram o ofurô, uma banheira onde a pessoa fica imersa em água quente em posição fetal, com as pernas flexionadas contra o peito, apenas sua cabeça fica de fora. 
As primeiras banheiras eram de pedra, depois passaram a ser feitas com cipreste japonês (hinoki), resistente à umidade, capaz de eliminar odores e com propriedades antibacterianas. Mas hoje essa madeira é rara no mundo, então temos ofurôs de materiais mais modernos e térmicos. 
O que caracteriza o ofurô e sua eficácia é a relação entre profundidade e largura e não o seu formato e o material do qual é feito; embora no banho primitivo a pessoa voltasse à natureza, pois sua pele absorvia a essência da planta, no banho moderno, como o contato da água com a madeira deixa de existir, é preciso acrescentar substâncias embelezadoras e de caráter medicinal, aromatizantes e revigorantes. 
Aqui no blog já comentamos o essencial sobre banhos, hoje vamos saber um pouco mais sobre suas propriedades terapêuticas.

PRAZER OU TERAPIA?
Um simples banho pode se transformar em um momento de profundo relaxamento, fazendo com que você saia dele totalmente renovada. No banho diário, só nos lembramos dos efeitos terapêuticos e relaxantes quando estamos muito cansados. O ideal é um banho bem gostoso em sua banheira, mas na falta dela, só de entrar debaixo do chuveiro, fechar os olhos e relaxar, parece que a água leva embora a tensão ralo abaixo. 

FAÇA DO SEU BANHO UM RITUAL DE RELAXAMENTO
Em primeiro lugar, separe toalhas macias ou um bom roupão para envolver o corpo. É um momento seu, desligue-se de tudo, faça deste momento íntimo um verdadeiro ritual e deixe a tensão  ir embora.

AMBIENTE - Crie um clima gostoso no banheiro. Organize os produtos para que fiquem ao seu alcance. Para um banho relaxante, durante o dia a luz natural é ótima; à noite uma luz indireta como abajur é suficiente, ou se preferir, use algumas velas coloridas. Se possível coloque uma música suave.

ACESSÓRIOS - Os produtos e acessórios fazem toda a diferença. Você deve escolher os que mais gostar, lembrando sempre que o prazer é todo seu. 
  • O Sabonete é fundamental, pode ser líquido gel, pó, ou mesmo em barra, se você preferir. Use-o com o auxílio de uma boa 
  • Esponja  para fazer render a espuma. Mas cuidado: não estamos falando das buchas vegetais, e sim aquelas fabricadas com fibras naturais de algodão, ou mesmo as naturais marinhas, que são bem suaves.
  • Sais de Banho - Os comuns são feito à base de sal de cozinha,  grosso ou fino, ao qual se acrescentam corantes e perfumes. Sendo um condutor de  eletricidade, o sal funciona como drenante da água e da energia estática acumuladas no organismo, especialmente nas juntas, sendo indicado para artrite e reumatismo. Pela mesma razão deve ser evitado por pessoas com tendência a epilepsia. Os sais importados apresentam uma mistura que procura reproduzir na banheira as mesmas características das fontes termais, que podem ser ricas em enxofre, magnésio, cálcio e outras substâncias. Mas atenção: o uso de sais de banho é indicado para males específicos, pois, como tem ação sobre o campo energético, se usados em excesso podem desvitalizar a pessoa. 
  • Óleo Essencial - considerado um produto medicinal, é extraído da própria planta de origem (100% natural), conservando integralmente suas propriedades. Deve ser usado na proporção de, no máximo, quatro gotas dissolvidas em duas colheres de sopa de óleo vegetal, como o de semente de uva, amêndoa, girassol e outros. Atenção: O óleo essencial usado para banhos não é o óleo usado em aromatizadores, esses são feitos com substâncias químicas sintéticas que não devem, jamais, entrar em contato com a pele. Procure se informar antes ou pedir uma dica a um aromaterapeuta pois alguns óleos são contra indicados para hipertensos e epiléticos.
  • Ervas e Flores - Para serem utilizadas no banho não vale sair e comprar na floricultura. Elas devem ser cultivadas sem agrotóxicos (inseticidas), para não correr o risco de absorvê-los pela pele. Por isso, só utilize flores e ervas secas vendidas em lojas especializadas em produtos naturais, cultivadas organicamente.
NO CHUVEIRO - Coloque um banquinho de plástico dentro box para apoiar os pés na hora de lavar as pernas e sentar para relaxar no final. Tome uma ultima chuveirada, de morna para fria, bem rápida e envolva-se na toalha ou roupão. Finalize com hidratantes corporais ou óleos pós-banho perfumados.

A TEMPERATURA IDEAL - a temperatura vai depender do objetivo do seu banho, veja:
  • Banho frio (menos de 18°), é estimulante e provoca a diminuição do fluxo sanguíneo seguido de uma rápida reação do organismo para restabelecer a temperatura normal, ativa a circulação. Você pode alternar com jatos quentes pois o revezamento de temperaturas é muito benéfico para o organismo.Cuidado-evite banhos frios demais, chegando ao gelado.
  • Banho morno(de 29 a 36°), a temperatura agradável dilata os vasos sanguíneos fazendo o efeito contrário do banho frio e provoca uma leve queda da pressão arterial. Os músculos relaxam e as tensões vão embora.
  • Banho Quente (acima de 37°) Tome cuidado com a água quente demais, ela deixa a pele ressecada e pode baixar a pressão, principalmente se utilizados por longos períodos.
BANHOS DE IMERSÃO:
Feitos em banheiras padrão ou com hidro, é de longe a forma mais relaxante e divertida de banho. 
Quem não lembra dos banhos  da infância: horas e horas brincando até a a água ficar gelada? Para banhos adultos não há limites, só mudam os acessórios: óleos essenciais, ervas, flores, esferas efervescentes, o que você  gostar. 
Depois de 20 minutos repousantes, o corpo drenou a energia acumulada e os músculos estão relaxados, com os poros limpos e dilatados pelo calor, a pele absorveu as propriedades terapêuticas das plantas e dos óleos. Depois disso, é só vestir um roupão, tomar um chá calmante e descansar mais 20 minutos. Você está pronta para uma noite de sono repousante e acordará disposta para mais um dia de trabalho. 

INGREDIENTES TERAPÊUTICOS
Variam muito de caso para caso e sempre necessitam da orientação de um terapeuta, seja médico homeopata, fitoterapeuta, fisioterapeuta, etc. 
Listei aqui os ingredientes mais comuns de uso geral.

  • Para o aparelho respiratório- o ideal é o uso da canela, menta, eucalipto e gengibre, pois ativam a circulação e contraem os vasos facilitando o fluxo das vias respiratórias
  • Relaxantes - Camomila, manjerona e lavanda ou alfazema,cidreira. 
  • Para a concentração - Alecrim, laranja e tangerina, agem muito bem no mental.
  • Confrei - utilizada para uso medicinal tem o poder de soldar ossos fraturados, indicada também nos casos inflamatórios, inchaços e queimaduras.
  • Hortelã - Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.
  • Orégano - Conhecido mais como tempero, ele também é ótimo para banhos, indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.
  • Sálvia - Erva de efeito antinflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas, recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.
  • Flor de Laranjeira - O banho com esta erva dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. É também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
  • Melissa - Também conhecida como erva-cidreira de folhas, proporciona um banho repousante e perfumado, excelente para antes de dormir. Alivia o cansaço e a tensão do dia. 

PARA BEBÊS E CRIANÇAS
O banho de imersão pode ser usado como um momento de integração familiar, especialmente entre a mãe e filhos pequenos, que devem ir juntos para a banheira, onde a criança irá desfrutar de uma agradável sensação de proteção, carinho e aconchego.

  • Banhos com camomila, calêndula, hortelã e manjericão, são excelentes para aliviar crises de cólica, acalmar os bebês, principalmente antes de dormir e nos meses mais quentes. Basta adicionar uma xícara do chá pronto na banheirinha e deixá-lo permanecer  na água por no máximo 10 minutos ou até a água começar a esfriar. O ideal é primeiro dar o banho higiênico e depois trocar a água por uma água limpa temperada com o chá. 
  • Se o bebê apresentar alergias ao calor, tipo brotoeja ou dermatite de fralda, os chás de camomila e calêndula são excelentes, refrescam a pele e ajudam na cicatrização. Esses banhos também ajudam os bebês energeticamente e são muito úteis quando eles ficam "chatinhos" por causa de "quebranto" (na verdade uma alteração energética que geralmente ocorre quando vão a lugares muito cheios ou quando várias pessoas, principalmente fora do círculo familiar, pegam no colo. Essas situações geram muito stress nos pequeninos que ficam chorões e podem até apresentar sintomas como refluxo ou desconforto abdominal). 

CUIDADOS GERAIS
Com tudo o que os banhos nos trazem de bom, é necessário atentarmos para certos aspectos muito importantes para podermos tirar proveito sem efeitos indesejáveis. 
  • Hipertensos, cardíacos e portadores de epilepsia Deve-se ter um cuidado especial, pois o calor da água pode elevar ainda mais a pressão arterial e produzir uma elevação da freqüência dos batimentos cardíacos. Por isso, o melhor é que pessoas com doenças graves, problemas de pressão (alta ou baixa), idade avançada e mulheres grávidas consultem seu médico antes de mergulhar nos banhos terapêuticos.
  • Frutas cítricas são fotossensibilizantes, assim, após um banho no qual foi usado o óleo essencial ou o chá dessas frutas, a pessoa não deve, em hipótese alguma, se expor a lâmpadas de bronzeamento artificial (raios ultravioleta) ou à luz do Sol, sob o risco de adquirir manchas na pele ou queimaduras. É preciso esperar, no mínimo 24 horas. Assim, são mais indicadas para banhos noturnos.
ALERTA: Banhos com a finalidade de tratar alguma patologia mais grave, devem ser feitos em clínicas com o acompanhamento de profissionais especializados pois podem desencadear em algumas pessoas (principalmente as que apresentam alguma patologia psíquica) um processo psicótico ou emocional, o que não é aconselhável em ambiente doméstico.
RECEITAS DE BANHOS para você experimentar:
  1. Aromático de Ervas e Folhas – Pegue um punhado de folhas de louro ou eucalipto, alecrim e camomila. Coloque-as em um pedaço de tecido de algodão e faça uma "trouxinha” deixe dentro da água bem quente de sua banheira ou em um balde de água quente por meia hora. Depois que a temperatura ficar agradável, aperte bem a trouxinha para que saia todo o sumo na água, durante o banho use a trouxinha como esponja, esfregue suavemente em todo o seu corpo enquanto se ensaboa, em seguida, enxágue-se com a água perfumada. Este banho é bem relaxante e ajuda a tonificar o corpo.
  2. Banho com Flores – Coloque flores da camomila, pétalas de rosas e alfazema azul em um pedaço de pano de algodão e deixe embebido em água quente por meia hora. Com a água já morna, esfregue delicadamente a trouxinha em todo o corpo e enxague-se com a água das flores. Esse banho tem um efeito de relaxamento e  tonificação para sua pele.
  3. Com Sakê - Tradicional no Japão, é indicado para a eliminação de toxinas, estímulo da circulação e alívio de dores musculares, e ficou famoso por deixar a pele acetinada (o vinagre de maçã, por tornar a água mais alcalina, também proporciona os mesmos resultados). Basta acrescentar um cálice à água do banho. 
  4. Com Caules e raízes (como os de vetiver, lótus, ginseng, genbigre, alcaçuz, canela, etc.) ou frutas, devem ser fervidos uma xícara (chá) do elemento desejado em 1,5 litro de água, por 20 minutos.
  5. Com Crisântemos - a flor da longevidade e da juventude, cujas propriedades são as de aquecer, rejuvenescer, cicatrizar cortes e arranhões, atenuar marcas e destruir bactérias, são utilizadas no banho Imperial japonês, Kikuburo.  
LOÇÃO PÓS-BANHO
Para depois do banho você pode preparar uma loção bem fácil para prolongar a
suavidade da pele e continuar se sentindo uma rainha. Segue uma receita de 
tônico corporal e facial para utilizar pós banho, sem enxágue e algumas variações:
  • Com Pétalas de Rosa - faz maravilhas na pele. As pétalas de rosas têm qualidades de tonificar e ações adstringente que se adaptam ao todos os tipos de pele. Aproveite algumas pétalas de rosas que vai usar no seu Banho para fazer um chá e aplicar em toda sua pele como uma loção pós banho, que vai deixar uma fragrância natural durante todo o dia. Além disso, é um dos melhores remédios para o odor do corpo. É bom para todos os tipos de pele. Aplicando como uma máscara facial por três semanas e você vai ganhar um brilho saudável em seu rosto e ajudar na redução de manchas.
  • Com Calêndula - Você pode fazer  a mesma loção utilizando Calêndula. As flores de calêndula são muito boas para a pele, ajudam a restaurar a textura e combater dermatites de contato, acalmam e refrescam. Tire as pétalas de alguns botões da calêndula amarela, coloque em quatro xícaras de água e deixe ferver até que a água reduza pela metade. Espere esfriar e aplique a solução com um algodão. Isto vai dar um brilho dourado à pele e também vai atuar como uma base protetora, podendo ser usada pela manhã. Você pode deixar essa solução por 10 dias na geladeira, mas é preferível fazer um pouco do chá fresco quando for usar. Também é muito eficaz na cura de infecção, cortes ou qualquer marca.
  • Com Camomila - As flores de camomila também são utilizadas na aromaterapia sendo conhecida para tratar de alergia de peles delicadas. Além disso, tem uma uma ação anti-envelhecimento. Ferva as flores de camomila por 30 minutos até que a água torne-se marrom escura. Você pode usar essa água para acalmar a pele de alergias, antes, durante e depois do banho. No banho é muito eficaz para relaxar os nervos e acalmar os bebês.
Para quem se interessou em colocar em prática, a "By Rharomasy" oferece alguns kits com ervas e flores combinadas para banhos, sabonetes com ervas e flores, sais de banho e sabonete em pó efervescente ou não. Enviamos detalhes e preços por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...