SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SAIBA MAIS - FLORES EM DEFESA DA SAÚDE


Hoje colorimos a nossa página com a Natureza!

A primavera marca o início de um período de luz, alegria, leveza; o fim da escuridão e o recolhimento do inverno para o “despertar” para a vida, por isso falamos “mais uma primavera” ao nos referirmos ao aniversário de alguém;
também é o início da reprodução de muitas espécies vegetais e animais, muitos pássaros “namoram” nessa época, as árvores recuperam suas folhas com um verde exuberante, trazendo um frescor próprio da estação.

Entre as flores da época, se destacam: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite. Todas despertam para alegrar nossos olhos e perfumar os ambientes mais diversos.

No rico universo das flores, muitas ultrapassam a função de decorar ambientes ou expressar sentimentos, passando a servir como importantes auxiliares no tratamento de doenças, tanto no plano físico quanto no psíquico e emocional. Muitas pessoas cultivam flores em seus jardins, sacadas e floreiras, sem, no entanto, imaginar que além de belas, também podem ser poderosas. 

Conheça a seguir algumas dessas mensageiras de bem-estar:

Rosa – Seu chá é útil nos distúrbios menstruais, alivia dores de cabeça e atenua superfícies inflamadas. Com ação adstringente, tônica e calmante, é indicada no tratamento de peles oleosas e para o combate de irritações do couro cabeludo.

Amor-perfeito – Tem outras denominações como violeta-tricolor e flor-de-trindade. Possui propriedades diuréticas e depurativas. Em forma de chá, é utilizada para aliviar doenças respiratórias.

Cravo – É originário da Europa. O chá de suas pétalas é estimulante, combate dores de cabeça, ameniza o cansaço e serve também para ativar a memória.

Jasmim – Sua essência é largamente empregada. O jasmim é um importante auxiliar no combate ao nervosismo, ao estresse, a tristeza e à insegurança. Também é considerado afrodisíaco.
Violeta – Encontrada em muitas espécies. É aliada simbolicamente à simplicidade e à virgindade. Em forma de chá, atua como auxiliar em tosse e dores de garganta. Possui vitaminas que retardam o envelhecimento da pele.

Gerânio Tem propriedade de reduzir o açúcar no sangue, combate hemorragias, bronquites e tosses. No campo da cosmética, auxilia no tratamento de peles oleosas ou com acne.


Girassol – Na medicina floral, é indicado para pessoas egocêntricas e promove equilíbrio. É calmante e ajuda a dar elasticidade à pele.

Orquídea – De beleza exótica, é impropriamente considerada parasita. Desperta tanta fascinação que sua cultura é objeto de pesquisa e exposições mundiais. Tem propriedades hidratantes e é amaciante. Nem todos sabem, mas o aromatizante culinário “Baunilha” é feito a partir de uma das inúmeras espécies desta flor.

IMPORTANTE
Atenção, para as plantas e flores a serem ingeridas, lembrar que jamais devem ser compradas em floricultura! Estas geralmente são plantadas com adubos químicos e controle artificial de pragas, elementos nocivos à saúde.
Certifique-se de que são produzidas organicamente ou compre diretamente de um comerciante certificado de plantas para chás ou mesmo os chás industrializados, sem aditivos nem adoçantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...