SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ESPECIAL FESTAS - DEPRESSÃO DE FIM DE ANO I, BY RHAROMASY

A face Oculta das Festas
Milhares de pessoas no nosso amado e  tão pouco preservado planeta clamam pela chegada desta época.
No entanto, o que para uns é uma época de muita esperança, sonhos e delícias para saborear, para outros não passa de um pesadelo. Para estas pessoas tudo são festas programadas contra sua vontade, presentes a serem comprados por obrigação, perdões com prazo de validade, desabafos e promessas, a obrigação de estar feliz e tudo regado com muita comida e bebida. Só que no seu interior, principalmente nesta fase de festividades, elas também carregam em si, lembranças de perdas, separações, reencontros por vezes desagradáveis e muitas, muitas, obrigações, gastos além da conta, estresse, depressão convivida o ano inteiro e a obrigação de parecer feliz no fim de ano.  
Outro ponto que se revela em forma de um fardo é a constatação frustrante de
poucas, ou às vezes nenhuma, realização em relação aos projetos arquitetados no final do ano anterior…
A retrospectiva é inevitável e avaliar o desempenho, então, é uma fatalidade. 
E vem os fantasmas proporcionais ao rigor que cada consigo próprio: 
O que realmente foi realizado? O que ficou só nos planos? O que ficou abaixo das expectativas? Onde foi obtido sucesso e onde houve fracassos ou falhas?
Dependendo do resultado e do rigor desta auto-análise, as possibilidades são 
Ansiedade, Depressão e/ou Angústia, Desespero...
Essas pessoas sofrem com sentimentos e emoções que, muitas vezes, elas só
conseguem classificar como uma “sensação ruim”, que dificilmente conseguem
explicar. 
E, como o ser humano quando quer, consegue piorar o que não poderia ficar pior, existem os "temperos certos", como a convivência obrigatória - por conta dos "encontros sociais" da época - com familiares ou "colegas" com os quais não se tem boas relações, despertando emoções difíceis de lidar. 
E nessas reuniões torna-se inevitável ter que suportar as comparações, do tipo quem foi mais bem sucedido nesse ano, quem passou de ano escolar, quem recebeu aumento salarial, quem foi promovido, quem namorou, quem casou, quem teve filho, quem entrou em férias mais cedo, enfim, coisas que acontecem em toda família e núcleo social.
E quem não desenvolveu a habilidade de lidar bem com isso, é mais vulnerável a essa situação ou considerou desfavorável a auto-análise, sofre demais. 
Nesse momento a revelação do contexto ocorre através de brigas (leia-se:lavar a roupa suja), tristeza e sensação de angústia, sentimentos que não encontram modos fáceis para se explicar.
Sem perceber, essas pessoas sem vêem o brilho dos fogos com o mesmo referencial das pessoas que vivenciaram algum tipo de guerra.
E ao já deixar planejado outro fim de ano com esta depressão convidada, existe a tendência das pessoas fazerem vários planos, traçar metas, iniciar projetos e trabalhar com uma expectativa emotivamente exagerada.
Então pensamos: "Dá para ser pior ?!"
Acredite: Dá!
A combinação de tudo o que expusemos, aliada aos excessos de comida e bebida alcoólica, overdoses, entre outros, levam ao trânsito frenético de ambulâncias nas ruas e os hospitais podem facilmente ser comparados aos hospitais em período de guerras. O estresse e a alta descarga de adrenalina pode potencializar o risco de um derrame ou ataque cardíaco. 
E para dar mais corpo a este cenário onde a saúde no Brasil expõe a sua pior 
face, a lista é acrescida por doenças circulatórias, gastrointestinais e insônia.
Com tudo o que falamos, a Torre de Babel tem o seu ápice com o aumento de
tentativas de suicídios e roubos nesta época.
Assim, podemos caracterizar a "depressão de Fim de Ano". Como o próprio nome sugere, é sazonal, acabadas as festas e toda agitação e estresse envolvidos, ela some como por encanto. Mas até lá...Segundo o CVV (Centro de Valorização da Vida), o número de ligações sobe 20% neste período crítico de Natal-Fim de Ano.
Antes de agradecer pelas demonstrações que o Universo lhe fornece de que você é um ser muito especial e que permitiu você chegar até aqui, perguntamos a você: você conhece ou viveu algum cenário similar ao narrado até agora? Como mudar esse cenário?
A mudança no mundo começa por você.
O que propomos é uma reflexão de algumas atitudes que podem nos ajudar a
escrever uma história bem diferente.
Vejamos:
1 - Um grande número de compromissos administrados em paralelo, representa
possíveis percalços que se transformarão em um grande e complicado emaranhado de fios sem início ou fim.
  • O primeiro passo é tentar não assumir mais compromissos do que se pode cumprir; defina prioridades que tenha certeza que possa realizar. (O papel e a caneta são excelentes recursos neste momento.)
  • O segundo passo é fazer uma auto-análise consciente e realista, deixando o orgulho ou vergonha de lado para contar com apoio de alguém de sua extrema confiança para ajudar na solução dessas questões.
  • O terceiro passo refere-se às festa de Natal e Reveillon propriamente ditas. Analise por quê familiares e amigos que provavelmente participarão desta festividade o incomodam. Caso interprete que uma conversa franca e esclarecedora será útil, promova um encontro prévio, sem "pedras nas mãos",  para resolver possíveis mal-entendidos, pois esta pessoa pode ser mais um aliado em sua jornada. Caso o motivo desta desunião sejam cobranças, verifique se elas partem do outro ou se é você mesmo quem se cobra um determinado desempenho e, não conseguindo atingi-lo, se incomoda com isso. 
O começo para ser verdadeiramente feliz nos próximos 365 dias é parar de se preocupar com o que os outros esperam de você. A sua perseverança e disciplina interior é que devem receber a sua atenção para que esta energia seja direcionada aos objetivos que foram determinados por você. Conscientize-se que só você pode viver sua própria vida, sem precisar se espelhar em valores externos, como realizar os sonhos que outros sonharam para você. Com esta  atitude verá que tudo ficará muito mais leve e claro ao seu redor.
Não perca a esperança! Para toda essa situação de Depressão há salvação. Veja mais dicas no nosso post Harmonização para o Reveillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...