SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

domingo, 23 de outubro de 2011

CEREAIS PARA CELÍACOS - I - PAINÇO

Estamos iniciando uma série de artigos direcionados primeiramente aos celíacos, mas importante também para aqueles que desejam uma alternativa ao trigo e aos refinados de modo geral. descobrimos que há uma série de grãos super saudáveis e mal aproveitados na dieta regular dos brasileiros. Para começar a série, escolhi um cereal curioso, que sempre conheci como comida de passarinho: o Painço. Você sabia que gente come isso?? Pesquisei intensamente para saber mais. Veja o que descobri:
Definição na Wikipedia: "O milhete, milho-miúdo, ou ainda painço, é o nome dado a várias espécies cerealíferas produzidas um pouco por todo o mundo para alimentação humana e animal. Na África, o painço, assim como o sorgo, continuam a ser alimentos importantes, especialmente nas áreas mais áridas. Em Angola, o painço de grão miúdo é conhecido por massango e, em Moçambique, por mexoeira. Um outro tipo, de grão mais graúdo, é designado por mapira nos dialetos do sul de Moçambique (changana, ronga).
Este tipo de cereal é muito apreciado pela maioria das aves granívoras, especialmente o periquito australiano, além de várias outras espécies de periquitos e do popular canário" (comida de passarinho...).
Detalhe da Espiga Seca
ORIGEM: O Painço é originário da China, onde era utilizado no fabrico de macarrão. Considerada uma semente muito importante como alimento humano, vem sendo cultivada desde 7000 aC. Na Índia a farinha de Painço também é conhecida há milênios. Já era utilizado no Egito para fazer pão. A semente se espalhou e passou a ser um importante cultivo na agricultura da Coréia e Japão. Cultivado atualmente em várias regiões do planeta o Painço está presente na alimentação diária nos países asiáticos. Antes do arroz, o Painço descascado era consumido mesmo na Europa. Na dieta macrobiótica é bastante conhecido como uma semente especial, onde afirmam que mesmo cozida , permanece alcalina.
Existe também outra planta que produz uma semente semelhante ao dos painços verdadeiros, conhecida como painço português, moha ou milho miúdo, conforme a região.
Alguns Tipos de Painço
Para comprar: O milheto é pequeno em tamanho e redondo na forma, o aspecto lembra a quinoa, mas a sua cor é mais amarela, podendo variar do branco ao cinzento, amarelo ou vermelho. A forma mais disponível nos pontos de venda é do tipo pérola e cascuda. O bege ou natural é o de maior consumo, por isso as sementes estão mais frescas e germinam bem.
DICAS DE PREPARO: Por apresentar a casca dura e os brotos fibrosos, usamos preferencialmente em sucos coados. Algumas pessoas preferem moer e usar a farinha  em pães ou acrescentar na comida. 
BENEFÍCIOS: É um grão delicioso, não contem glúten e é o único cereal alcalino. Pode ser cremoso como o purê de batatas ou solto como o arroz. As sementes de millet podem ser germinadas, brotando aproximadamente em 04 dias. Rico em carboidrato, proteína, acido graxo, manganês, magnésio, triptofano e fósforo. Por ser uma fonte de fibras, o painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, indicado a pacientes com diabetes. Por causa das fibras além de dar mais saciedade, ajudar a reduzir o colesterol, melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. A farinha de painço pode ser usada no preparo de bolos, tortas, mingaus e sopas. 
RECEITAS - As receitas seguintes foram copiadas da página: http://www.sabordesaude.com.br/receitamuffins.html
MUFFINS DE PAINÇO
2 1/4 xícara de farinha de arroz
1/3 xícara de painço.
1 c. chá de fermente em pó.
1 c. chá de bicarbonato de sódio.
1 c. chá de sal.
1 xícara de leite de soja original ou água.
1 ovo ligeiramente batido.
1/2 xícara de passas ou nozes (opcional).
1/2 xícara de óleo.
1/2 xícara de mel.
Pré-aqueça o forno a 200 C. Unte 16 formas de muffin. Misture a farinha sem glúten, o painço, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture o leite, o ovo, o óleo e o mel. Junte esta mistura aos ingredientes secos. Mexa até que fique homogêneo.
Distribua a massa nas forminhas e asse por cerca de 15 min. ou até que um palito inserido no meio de um muffin saía limpo.
CROQUETE DE MILLET
Ingredientes:
02 xícaras de painço cozido
01 cebola picada fina
½ xícara de legumes cozidos (repolho, agrião etc.)
2 CS de shoyu
½  xícara de farinha sem glúten
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa cumbuca, amasse com os dedos por 5 ou 10 minutos, misturando-os bem. 
Se a massa estiver dura, acrescente a água do cozimento dos legumes.
Enrole em bolinhos retangulares e frite em frigideira funda, ou melhor, ainda, faça retângulos achatados ou coloque em forminhas e asse no forno.
As sobras de painço são ideais para sopas e pães ou refogado com cebolas.
MILLET COM ESPECIARIAS E ERVAS
Ingredientes:
02 colheres de chá de azeite de oliva
2 ½ xícaras de milhete
½ colher de chá de cominho em pó e de curry
04 xícaras de caldo de vegetais
Suco de meio limão
¼ xícara de salsinha picada
02 colheres de sopa de óleo de girassol
Modo de preparo:
Adicione óleo de girassol a uma caçarola média e coloque em fogo médio a brando. Adicione o milhete e mexa até que comece a ficar grudento. Adicione o cominho e o caldo e mexa bem. Suba o fogo e quando levantar fervura cubra com uma tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente, até que o milhete tenha absorvido o caldo, aproximadamente 25 minutos. Remova a caçarola do fogo e adicione o suco de limão, a salsinha e o azeite de oliva extra virgem. Misture estes ingredientes com o milhete usando um garfo, deixando a mistura bem fofa. Transfira para uma tigela pré-aquecida e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...