SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SAIBA MAIS - BARRIGUINHA (?) DE CERVEJA

Mais uma matéria importantíssima da nossa parceira nutri Camila sobre uma assunto quase vital: tomar ou não cerveja? Cerveja engorda? prejudica a dieta? dá pra fazer dieta mantendo a cervejinha do final de semana? Você vai saber tudo isso e muito mais neste post. Boa leitura!

A cerveja é a culpada pelo aumento da circunferência abdominal?
Quem é que não gosta de um drink de vez em quando? Mas não dá para sair por aí bebendo qualquer coisa. São muitos os fatores a serem ponderados (até a necessidade de dirigir ou não depois). Mesmo que você beba pouco, é fundamental avaliar o que você está bebendo e qual o efeito que isso vai provocar na sua dieta. Isso mesmo, beber engorda e nem sempre faz bem!
Normalmente o consumo de bebida alcoólica está associado a petiscos, como amendoins e frituras, que também possuem um alto valor calórico. É por isso que o hábito de beber e petiscar na night acabam virando um ciclo vicioso, pois esses alimentos possuem uma quantidade grande de sal, o que faz aumentar ainda mais a vontade de consumir da bebida alcoólica.
Pesquisas comprovam que a circunferência abdominal elevada é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias. Além da saúde prejudicada, um pneuzinho extra também interfere na estética, bem-estar e aceitação social.
Este acréscimo nas medidas do abdômen surge quando consumimos calorias extras, ou seja, aquilo que nosso metabolismo não necessita para desempenhar suas funções e não se gasta ao longo do dia é armazenado como gordura no tecido adiposo.
Quando falamos em uma circunferência abdominal aumentada, a pergunta que não quer calar é: “cerveja dá barriga?”. Digo: tudo que é consumido em excesso “dá barriga”. Ou seja, cerveja faz aumentar a circunferência do abdômen sim, se consumida em grandes quantidades. Assim como ingerir muito carboidrato, muita fritura ou muitos doces também faz aumentar a barriguinha.
Para constar, cada grama de álcool fornece 7 kcal, as proteínas e carboidratos 4 kcal cada, e as gorduras 9 kcal. Uma lata de cerveja contém cerca de 140 kcal, idem um bife bovino de tamanho médio. Até aí tudo bem, não são tantas calorias assim. Porém, quando se está bebendo cerveja, facilmente bebe-se mais que três latas, o que não aconteceria se estivesse consumindo os bifes bovinos. Ademais, normalmente a cerveja vem acompanhada de petiscos fritos, como polenta, batata, aipim ou bolinhos. O excesso de álcool se transforma em gordura e por isso as pessoas que bebem muito acumulam gordura no fígado.
Então agora some as calorias das várias latas de cerveja com os carboidratos fritos. Junte também o sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados, típicos da sociedade atual, e você terá uma pessoa com circunferência abdominal avantajada.
Mas agora a boa notícia é que você não precisa cortar tudo da dieta para ter uma barriga sequinha. É só consumir com moderação, ter uma dieta equilibrada e melhorar os hábitos de vida
Aí vai pequenas curiosidades para quem está de olho na balança:
-Fique longe do chopp e da cerveja e dê preferência ao saquê;
-Procure intercalar a bebida alcoólica com água sempre que possível;
-Nunca beba de estômago vazio, sempre fazendo uma refeição leve antes de ingerir bebidas alcoólicas; 
-Quando for tomar a bebida alcoólica de entrada, é importante controlar a quantidade ingerida.
Camila Ferrabrás Alho
Nutricionista
 Integrante da Vita Nutris
CRN3 - 32370/P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...