VIDA SEM GLÚTEN
SINTOMAS - Ao consumir o glúten as pessoas apresentam diarréia crônica, gases, distensão e cólicas abdominais, sintomas facilmente confundidos com outras doenças. Essa reação causa mais que o mal-estar: acaba afetando a absorção dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
TRATAMENTO - Atualmente o tratamento mais utilizado é a Dieta Restritiva. É necessário evitar trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados, nos quais o glúten está presente. Parece difícil abrir mão de comer as delícias, mas atualmente há várias opções de alimentos saborosos para compensá-las.
Por isso quando a doença celíaca é descoberta, o único remédio é a dieta.VOCÊ SABIA?
Farinha ou amido de milho, farinha de batata, de arroz, de mandioca, polvilho e araruta são substitutos do glúten!!!
ALERTA
O portador da doença celíaca deve observar com atenção as embalagens dos produtos nas prateleiras do mercado. Pela lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003 todos os alimentos prontos devem ter estampado no rótulo se contêm ou não glúten. Caso haja desconfiança na composição do alimento, o melhor é optar por outra marca.
DICA
Podem ser incluídos na dieta biscoitos, pães e confeitos feitos de arroz e flocos de milho, por exemplo. O amido de milho e a farinha de batata servem também para engrossar molhos e cremes.
Se você apresenta os sintomas citados ou está em dúvida sobre se tem a doença ou não, procure um nutricionista, que é o profissional adequado para cuidar e orientar você a respeito.
Camila Ferrabrás Alho
Nutricionista
Integrante da Vita Nutris
CRN3 - 32370/P
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.