SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O QUE É - DOENÇA CELÍACA ?

Quem resiste a um pãozinho bem quentinho, recém saído do forno, crocantinho, pedindo uma manteiga... hum.... Mas nem todas as pessoas podem desfrutar esse tipo de prazer. Algumas pessoas não podem nem chegar perto de um pãozinho ou qualquer outro produto derivado de trigo e grãos similares - são os Celíacos: portadores de uma intolerância alimentar. A Wikipedia define a doença assim "(...) é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten. A doença causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água". Muitas pessoas nem sabem que sofrem disso e acham simplesmente que comeram algo que 'não caiu bem', não conseguem emagrecer de jeito nenhum e não associam ao consumo do pãozinho nosso de cada dia. Quer saber mais?  A seguir publicamos o post de uma de nossas parceiras nutricionistas, Dra. Camila Ferrabrás que nos oferece importantes dicas. Boa Leitura.
VIDA SEM GLÚTEN

SINTOMAS - Ao consumir o glúten as pessoas apresentam diarréia crônica, gases, distensão e cólicas abdominais, sintomas facilmente confundidos com outras doenças. Essa reação causa mais que o mal-estar: acaba afetando a absorção dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. 
TRATAMENTO -  Atualmente o tratamento mais utilizado é a Dieta Restritiva. É necessário evitar trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados, nos quais o glúten está presente. Parece difícil abrir mão de comer as delícias, mas atualmente há várias opções de alimentos saborosos para compensá-las.
Por isso quando a doença celíaca é descoberta, o único remédio é a dieta.
VOCÊ SABIA? 
Farinha ou amido de milho, farinha de batata, de arroz, de mandioca, polvilho e araruta são substitutos do glúten!!!
ALERTA
O portador da doença celíaca deve observar com atenção as embalagens dos produtos nas prateleiras do mercado. Pela lei nº 10.674, de 16 de maio de 2003 todos os alimentos prontos devem ter estampado no rótulo se contêm ou não glúten. Caso haja desconfiança na composição do alimento, o melhor é optar por outra marca.
DICA
Podem ser incluídos na dieta biscoitos, pães e confeitos feitos de arroz e flocos de milho, por exemplo. O amido de milho e a farinha de batata servem também para engrossar molhos e cremes.
Se você apresenta os sintomas citados ou está em dúvida sobre se tem a doença ou não, procure um nutricionista, que é o profissional adequado para cuidar e orientar você  a respeito. 
Camila Ferrabrás Alho
Nutricionista
Integrante da Vita Nutris
CRN3 - 32370/P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...