SEU FUTURO É HOJE

SEU FUTURO É HOJE
Abra os olhos a cada manhã e reconheça: O futuro chegou! Escreva sua página hoje!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VOCÊ É O QUE VOCÊ SENTE!


Você certamente já ouviu falar que o peixe morre pela boca - numa referência ao cuidado que devemos ter com o que ingerimos, precisamos prestar atenção ao que comemos para não adoecermos. 

No entanto, sabiamente O Mestre Jesus, quando questionado sobre não lavar-se antes de comer respondeu "não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, (...) o que sai da boca vem do coração e é isso que contamina o homem"

Na cultura ocidental, o coração é o órgão dos sentimentos, símbolo da alma humana. O que isto quer dizer? Os sentimentos, ou seja, as emoções, podem afetar a saúde de nossa alma e do nosso físico. Para gozarmos de boa saúde é necessário cuidarmos de nossas emoções, de nossos sentimentos.
Sentimentos negativos como medo, dúvida, mágoa, raiva,tristeza, podem gerar sintomas físicos. 

A medicina tem estudado com mais atenção o que chamam de somatização. Diversos estudos vêm demonstrando que as pessoas que enfrentam situações altamente estressantes com alguma dose de otimismo são menos propensas a desenvolverem um transtorno psicossomático e, se isso ocorrer, conseguem recuperar-se facilmente. 

Um estudo publicado no Journal of Neuroscience por pesquisadores da USP e Unifesp mostrou que o stress acumulado potencializa processos inflamatórios que podem culminar na morte de neurônios em duas regiões específicas do cérebro: o hipocampo, associado à formação da memória, e o córtex frontal, responsável pelo raciocínio complexo. 

Pessoas que vivem reclamando, resmungando, discutindo com os outros, se irritando facilmente, adoecem mais devido  à grande quantidade de hormônios do stress secretados em seu corpo por causa das atitudes emocionais negativas descontroladas e prejudicam certas funções orgânicas. 

FATOSentimentos negativos (ciúme, irritação, impaciência, raiva) depois de convertidos em ondas mentais voltam-se sobre nós, gerando desequilíbrio físico. 

Energeticamente, uma emoção negativa gera vibração negativa que acaba desequilibrando os chakras e refletindo  no órgão correspondente, além de afetar diretamente o sistema imunológico, pois todos os sintomas mentais afetam as células do nosso corpo, daí para desenvolver uma patologia é um passo. (Veja os posts sobre chackras I  e II)

Em contrapartida, cultivar sentimentos bons ajuda a manter a saúde em ordem.

SOLUÇÃO: O simples fato de rir, saber perdoar, ser generoso, humilde,  amar, sentir gratidão, esperança, misericórdia, praticar a bondade, o perdão, a mansidão, são  atitudes muito eficientes para a saúde porque fazem com que o organismo bloqueie a produção de substâncias prejudiciais, evitando futuras doenças. 
Veja agora a sugestão de 5 sentimentos que mais favorecem a saúde:

Perdão - Estudo da Universidade de Tennessee (EUA) mostrou que quem perdoa tem melhor pressão arterial do que quem guarda mágoas.

Tranquilidade - Ela reduz o risco de problemas no coração.

Generosidade - Fazer o bem (não importa a quem) reduz os batimentos cardíacos.

Alegria - Quem cultiva bom humor, em vez de raiva, fica menos vulnerável a doenças. A capacidade de se divertir reduz o estresse e ensina a lidar melhor com problemas.

Otimismo - Os otimistas têm menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas ou de um derrame cerebral.

MOTIVAÇÃO - Sentimentos do bem evitam:
  •  Colesterol alto
  •  Diabetes
  •  Depressão
  •  Doenças cardiovasculares
  •  Hipertensão
  •  Úlceras e gastrite
  •  Queda de cabelo
  •  Síndrome do pânico

Um comentário:

  1. JR. Freitas27/3/12 09:35

    Gostei muito deste post. Estou há muitos anos pesquisando sobre as nossas emoções e estou totalmente convicto que são as emoções que comandam nossa vida. Inclusive criei um site para auxiliar as pessoas que buscam melhorar suas vidas. Se achar interessante divulgar o meu site que está bem no início.
    WWW.emocaoedestino.com.br.
    Parabens pelo post.

    ResponderExcluir

Comente, opine, questione, Seu contato é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...